Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Selo Post Top 10

Nesse post 7 Dicas Práticas de Liliana Donatelli para a sua Sala de Esterilização e Implementar seu processamento.

#1 -Sala de esterilização separada

O processamento de artigos  adequado é fundamental para prevenir infecções. O processamento é divido em etapas da esterilização que já inicia na própria área clínica, com o transporte do material contaminado para a sala de esterilização. Você pode usar caixas de plástico fechadas.

Ter uma sala separada permite uma melhor organização dessas etapas  e tira o incômodo e os riscos associados ao processamento de dentro da área clínica como:  ruído, calor, risco biológico proveniente de instrumentos de outros atendimentos.

Sala de esterilização

#2 – Fluxo unidirecional

Do mais sujo para o mais limpo. Na foto acima o fluxo esta da direita para esquerda. Clique nos links para ver os equipamentos Cristófoli

#3 Pia para lavagem das mãos.

Use uma torneira com pedal ou transforme a sua com Higipratic

(acionamento para torneira  de mesa)

torneira_com_pedal

A pia para lavagem das mãos  é fundamental que seja separada da pia de limpeza dos instrumentos, infelizmente é frequentemente esquecida nas salas de esterilização,

#4 Lixeira Dupla com pedal para resíduos infectantes e comuns

captura-de-tela-2017-04-26-as-15-17-37

Conheça as lixeiras duplas Biovis

Essa é também uma boa idéia para área clínica. Ocupa menos espaço e organiza a segregação dos resíduos. OS reservatórios são separados e possuem baldes que facilitam e dão maior segurança ao transporte dos sacos.

#5 Mecanismo click para abrir portas e gavetas.

Dispensa o uso de puxadores, assim como o de sobrelevas para não contaminá-los. Uma delícia! Fácil de usar e pode ser acionado tanto  para a abertura quanto para o fechamento. Além disso, deixa o ambiente mais clean visualmente.

click_abre_e_fecha

#6 Bancadas e Pias de Corian®

Como você pode ver na imagem, a bancada é toda branca, mas não é de fórmica. Corian® é um material muito interessante, fácil de limpar e pode ser  moldado. Veja na primeira imagem,  não há linhas ou emendas visíveis entre a bancada e a pia. É um material resinoso, composto em partes que são coladas e polidas. Fica uma beleza! Só não aguenta altas temperaturas, como uma panela que saiu do fogo (no caso de cozinhas – aqui não tem esse problema).

As pias podem ter o tamanho e a profundidade que você estabelecer. A alternativa em inox não tem essa mesma possibilidade. O frontão também pode ser alto e os cantos podem ser todos arredondados para proporcionar uma limpeza perfeita. Tem ainda como vantagem o conforto térmico e visual.

O original é da DuPont, mas já existem alternativas boas no mercado. Fique de olho para manter a qualidade.

#7 Prateleiras retráteis

img_4010

Se você ainda esta na fase de construção ou reforma essa dica é bem, simples e otimiza o espaço, sempre pequeno da sala de esterilização ou áreas de esterilização .

Basta você incluir prateleiras retráteis por baixo da bancada. Tem várias utilidades, como por exemplo criar um espaço para tirar os pacotes da autoclave. Ajudar a organizar o espaço para a embalagem e montagem dos kits de instrumentos.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Duvidas ou sugestões entre em contato comigo.

Liliana Junqueira de P.Donatelli 

Interessado m produtos Cristófoli?

BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Vitale Class CD
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Destilador
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Seladora
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Mini-Incubadora
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Higipratic
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Cuba de Ultrassom
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Embalagens
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Steritest
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_SteamPlus
Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

22 Comentários

    • Olá Ricardo. Pode ficar em um “nicho”, mas sem porta e desde que tenha ventilação e espaços e acessos adequados. No meu entendimento de armário propriamente não pode.
      Liliana

  1. Boa tarde, estou montando um consultório multidisciplinar com 3 salas de atendimento médico e 01 sala de procedimentos. Tenho uma sala específica para expurgo. Minha dúvida é se posso colocar o autoclave dentro da sala de procedimentos? Se poderia colocar o autoclave dentro do expurgo? ou se teria que ter uma sala específica de esterilização? Obrigado (terá apenas anestesia local, sendo considerado um regime ambulatorial tipo 1).

    • Olá
      Sugiro que você consulte a vigilância sanitária para ver qual o entendimento deles.o ideal é sempre ter uma sala específica para realizar todo o processamento de artigos com uma divisória entre a área suja e a área limpa.
      Liliana

  2. Vanessa Beraldo Reponder

    Quais são as regras ou exigências para se montar uma sala de esterilização.
    Onde irei prestar serviços para dentistas, manicures e tatuadores.

    E existe algum tipo de esterilização química para pequenos objetos como brocas?!

  3. Pingback: Como organizar sua Sala de Esterilização. - Blog Dr. Online

  4. boa tarde! gostaria de saber se posso colocar o compressor e bomba a vacuo na sala de esterilização seria consultorio de uma cadeira so mas tem salinha de esterilização separada.

  5. olá, sou recém-formado e tenho algumas dúvidas, entre elas, queria saber se existe alguma norma ou algum órgão que fiscalize os processos de esterilização.

  6. Vanessa Siquiere Baretta Reponder

    Bom dia. E no caso de um centro de beleza, onde devo colocar o autoclave? Sou Arquiteta e aqui onde moro dificilmente alguém usa no local adequado, por isso estou tendo bastante dificuldade em projetar esse espaço.

    • Olá Vanessa
      Minha sugestão é você procurar a vigilância sanitária local. Isso porque como há variação de exigência, posso indicar alguma coisa para você que fica bom do ponto de vista de controle de infecção mas não atender o que vigilância pede.
      Liliana

  7. Ola boa tarde gostaria de saber se eu posso montar uma esterelizacao na mesma sala onde fica a cadeira?

    • Olá Wellington
      Somente no caso de um consultório com um único conjunto (equipe/cadeira odontológica). Isso é somente uma sala Além disso todo o processamento só pode ser realizado sem a presença do paciente, ou seja, deve ser realizado fora do horário de atendimento, o que inclui o funcionamento da autoclave.
      Liliana

    • Olá Cleonice
      Há muitos tipos de plástico. Alguns são descartáveis, outros podem ser autoclavados e outra são termossensíveis e se forem semi-crítcos podem sofrer desinfecção de alto nível com desinfetantes químicos.
      Obedecidas essas regras, siga as instruções do fabricante do desinfetante e do produto para saúde a ser desinfetado para checar a compatibilidade.
      O ácido peracético tem sido o desinfetante químico de escolha de muitos profissionais, mas é importante seguir as instruções e a diluição recomendada para essa finalidade.

  8. Pingback: Autoclave: pacotes úmidos depois da esterilização? - Blog Biossegurança | Cristófoli

  9. Pingback: 5 Pias (ou pontos de água) que você precisa ter no seu consultório odontológico - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.