Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

#1 -Sala de esterilização separada

O processamento de artigos  adequado é fundamental para prevenir infecções. O processamento é divido em etapas da esterilização que já inicia na própria área clínica, com o transporte do material contaminado para a sala de esterilização. Você pode usar caixas de plástico fechadas.

Ter uma sala separada permite uma melhor organização dessas etapas  e tira o incômodo e os riscos associados ao processamento de dentro da área clínica como:  ruído, calor, risco biológico proveniente de instrumentos de outros atendimentos.

Sala de esterilização

#2 – Fluxo unidirecional

Do mais sujo para o mais limpo. Na foto acima o fluxo esta da direita para esquerda. Clique nos links para ver os equipamentos Cristófoli

#3 Pia para lavagem das mãos.

Use uma torneira com pedal ou transforme a sua com Higipratic

(acionamento para torneira  de mesa)

torneira_com_pedal

 

A pia para lavagem das mãos  é fundamental que seja separada da pia de limpeza dos instrumentos, infelizmente é frequentemente esquecida nas salas de esterilização,

#4 Lixeira Dupla com pedal para resíduos infectantes e comuns

captura-de-tela-2017-04-26-as-15-17-37

Conheça as lixeiras duplas Biovis

Essa é também uma boa idéia para área clínica. Ocupa menos espaço e organiza a segregação dos resíduos. OS reservatórios são separados e possuem baldes que facilitam e dão maior segurança ao transporte dos sacos.

#5 Mecanismo click para abrir portas e gavetas.

Dispensa o uso de puxadores, assim como o de sobrelevas para não contaminá-los. Uma delícia! Fácil de usar e pode ser acionado tanto  para a abertura quanto para o fechamento. Além disso, deixa o ambiente mais clean visualmente.

click_abre_e_fecha

#6 Bancadas e Pias de Corian®

Como você pode ver na imagem, a bancada é toda branca, mas não é de fórmica. Corian® é um material muito interessante, fácil de limpar e pode ser  moldado. Veja na primeira imagem,  não há linhas ou emendas visíveis entre a bancada e a pia. É um material resinoso, composto em partes que são coladas e polidas. Fica uma beleza! Só não aguenta altas temperaturas, como uma panela que saiu do fogo (no caso de cozinhas – aqui não tem esse problema).

As pias podem ter o tamanho e a profundidade que você estabelecer. A alternativa em inox não tem essa mesma possibilidade. O frontão também pode ser alto e os cantos podem ser todos arredondados para proporcionar uma limpeza perfeita. Tem ainda como vantagem o conforto térmico e visual.

O original é da DuPont, mas já existem alternativas boas no mercado. Fique de olho para manter a qualidade.

#7 Prateleiras retráteis

img_4010

Se você ainda esta na fase de construção ou reforma essa dica é bem, simples e otimiza o espaço, sempre pequeno da sala de esterilização ou áreas de esterilização .

Basta você incluir prateleiras retráteis por baixo da bancada. Tem várias utilidades, como por exemplo criar um espaço para tirar os pacotes da autoclave. Ajudar a organizar o espaço para a embalagem e montagem dos kits de instrumentos.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Duvidas ou sugestões entre em contato comigo.

Liliana Junqueira de P.Donatelli 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

5 Comentários


    • Olá Cleonice
      Há muitos tipos de plástico. Alguns são descartáveis, outros podem ser autoclavados e outra são termossensíveis e se forem semi-crítcos podem sofrer desinfecção de alto nível com desinfetantes químicos.
      Obedecidas essas regras, siga as instruções do fabricante do desinfetante e do produto para saúde a ser desinfetado para checar a compatibilidade.
      O ácido peracético tem sido o desinfetante químico de escolha de muitos profissionais, mas é importante seguir as instruções e a diluição recomendada para essa finalidade.

  1. Pingback: Autoclave: pacotes úmidos depois da esterilização? - Blog Biossegurança | Cristófoli

  2. Pingback: 5 Pias (ou pontos de água) que você precisa ter no seu consultório odontológico - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.