Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

7.000  pacientes foram convidados a realizar exames para HIV, hepatites B e C.

Estes são apenas os que possuem registros, as autoridades solicitam para que todos os pacientes que tenha realizado consultas em uma das duas clínicas sob investigação submetam-se aos exames, pois podem ter sido expostos a essas e outras doenças infecciosas.  Formaram- se filas diante dos postos de atendimento.

Paciente Positivo para Hepatite C gera investigação

Tudo começou com um paciente detectado com teste positivo para hepatite C sem  fatores de risco associados. O tempo de aquisição do vírus era compatível com uma extração realizada em uma das duas clínicas do referido cirurgião-dentista com mais de 35 anos de clínica. O departamento local de saúde foi então à clinica para verificar as condições relativas ao controle de infecção dos procedimentos.

Para surpresa dos profissionais responsáveis pela investigação a situação era muitas vezes pior do que o imaginado. Os fatos eram óbvios para os técnicos, mas para os pacientes a aparência era de limpeza.

Foram encontradas cerca de 17 violações entre elas várias não-conformidades que evidenciaram  a possibilidade de aquisição do vírus durante o procedimento. Entre elas:

  • Ausência de protocolos escritos relativos ao controle de infecção.
  • Ausência de monitorização da esterilização com controle biológico nos últimos seis anos.
  • Reuso de instrumentos sem esterilização
  • Reuso de agulhas
  • Utilização de drogas injetáveis com a mesma ampola compartilhada por vários pacientes,
  • Uso de instrumentos enferrujados.

Medicamentos vencidos, administração de sedativos via intra-venosa por auxiliares, foram outras violações observadas pela equipe de saúde que visitou o local.

Várias instituições se manifestaram em relação aos achados na clínica de Oklahoma, entre elas a OSAP (Organization for Safety, Asepsis and Prevention) que é uma das mais respeitadas organizações voltadas para o controle de infecção em odontologia do mundo, situada nos Estados Unidos com membros distribuídos globalmente, onde com muito orgulho, me incluo. Veja a declaração e os vários boletins em www.osap.org .

Diante dos fatos, o dentista responsável fechou voluntariamente suas duas clínicas por tempo indeterminado e coopera com as investigações. Ele poderá ter a sua licença caçada e ser processado.

Este poderá ser o primeiro caso de aquisição de hepatite C relacionado a  um consultório odontológico nos Estados Unidos.

Os desdobramentos naturalmente estão acontecendo e é uma ótima oportunidade para que todos os profissionais de odontologia reavaliem se todos os documentos estão em ordem e se todas os procedimentos de controle de infecção estão sendo realizados adequadamente.

Várias entidades, entre elas a OSAP e a ADA ( American Dental Association) enfatizaram para que os pacientes perguntem ao dentista o que o consultório realiza em termos de controle de infecção.

A Denstistry IQ,  oferece algumas respostas para ajudar o dentista a organizar os pensamentos.

Neste momento todos os profissionais, também aqui no Brasil, devem estar preparados  para responder a essas perguntas e enfatizar os cuidados que são realizados rotineiramente.

Um momento de pânico e de reflexão.

Será que só acontece em Tulsa?

 

Por Liliana Junqueira de P Donatelli

Fontes: www.cnn.com www.osap.org

DentistryIQ 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

4 Comentários

  1. Pingback: Publicada Revisão sobre Hepatite C para Odontologia – JADA – Efeito Tulsa

  2. Pingback: Tulsa:Oklahoma – Atualizações no caso da clínica que pode ter contaminado paciente com Hepatite C.

  3. Giovani Bruscagin Reponder

    Vc disse que a Denstistry IQ oferece algumas respostas para ajudar o dentista a organizar os pensamentos. Tem algo em português ?

  4. Cara Liliana, muito interessante a matéria e um alerta para estarmos sempre atentos ás suas atualizações.
    abs.
    Sandra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.