Dúvida frequente entre os usuários de autoclave: O que é a melhor  para usar em autoclave água destilada ou deionizada?

Neste post você vai descobrir que há  várias alternativas de água purificada para esterilização. E que embora a  água destilada  não seja a única opção é a mais fácil de obter. A água purificada é um ítem importante na qualidade  do vapor – essencial na esterilização. Entenda mais sobre esse assunto!

 

Em primeiro lugar, vamos explicar porque devemos utilizar água purificada para geração do vapor. Afinal não vai ser tudo esterilizado?

Sim, mas o problema da contaminação é química. Quando purificamos removemos os íons e outros componentes químicos  que podem com o tempo danificar o equipamento e instrumentais.

água destilada

Tabela da EN 13060

A norma européia especifica os limites de contaminantes para a água que será utilizada na autoclave durante o processo de esterilização.

tabela norma 13060
tabela norma 13060

Estes valores podem ser obtidos (dependendo da água de origem alguns parâmetros não são atingidos)  nos seguintes processos de purificação de água:

  • Destilação
  • Osmose reversa
  • Deionização

A escolha do método (compra de equipamento) ou da compra do tipo de água deve obedecer a conveniência do consumidor, quanto a preço de aquisição do produto final em garrafas/galões e capacidade do produto manter as qualidades exigidas pela norma.

Os purificadores ou filtros domésticos não são suficientes para obter esses níveis de purificação, mas são interessantes para facilitar a purificação pelos destiladores e deionizadores, e equipamentos de osmose reversa porque já removem parte das impurezas.

É importante destacar que mesmo utilizando uma água de excelente qualidade no processo de esterilização, é imprescindível que durante o processo de limpeza do instrumental sejam utilizados detergentes adequados (enzimáticos), bem como o enxágue deve ser  abundante e feito com água minimamente filtrada, finalmente enxutos com  papel  toalha  ou com tecido limpo e que não solte fiapos.

A recomendação de água destilada pela Cristófoli (e outros fabricantes de autoclave), é baseada na falta de regulamentação do setor.

Destilador Cristófoli no site 

Video- Destilador economia

Nós também não recomendamos o reaproveitamento da água. O reservatório, se estiver presente, não deve reaproveitar a água e ser de fácil acesso para limpeza. Este é um dos motivos pelos quais as nossas autoclaves não possuem reservatório.

Agora é só escolher!

Se tiver dúvida como fazer o cálculo do custo da da água produzida no destilador Cristófoli  no próprio estabelecimento, já falamos disso aqui no Blog. Clique aqui e saiba mais.

Este é um POST TOP 10 (um dos 10 posts mais acessados do 2  trimestre 2017)

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Este post foi atualizado em 30/06/2017

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

38 Comentários


  1. Olá Liliana, se utilizar água comum (da torneira) na autoclave, pode comprometer a esterilização dos materiais?


    • Adriano
      Olá!O maior dano de usar água da torneira é danificar a autoclave e os instrumentais. Usualmente não compromete a esterilização em si. No caso das autoclaves é considerado mau uso e o cliente perde a garantia do equipamento.
      Atenciosamente
      Liliana


      • Entendi. Mas se danifica a autoclave, a longo prazo não acaba comprometendo a esterilização também?
        Obrigado.


  2. Posso utilizar a água destilada para autoclave em equipamentos de CPAP para apneia de sono? Eu utilizava filtrada mesmo, mas deteriorava a câmara de água mais rapidamente com os minerais. A água destilada de farmácia totalmente estéril é caríssima.


    • Olá Joaquim
      A recomendação do tipo de água para seu equipamento deve ser do fabricante. Mas seus comentários são pertinentes. Usar água destilada ao invés de água filtrada é um benefício para equipamentos de um modo geral. A de farmácia estéril é para injetáveis, por isso é tão cara.


  3. Bom dia!

    Uso água de osmose reversa, comprada em farmácia de manipulação! Algum problema?

    Obrigado


    • Olá Vinícius
      Nenhum problema. A osmose reversa é um método que retira os contaminantes necessários. O único inconveniente é que é usualmente mais cara.
      Atenciosamente,
      Liliana


  4. Oi minha autoclave está dando erro 9. Coloco para esterilizar e no meio do ciclo ele da esse erro. O que faço?


  5. Bom dia Liliana!
    Tenho duvidas que mesmo usando água destilada com papel grau cirúrgico e mesmo assim a autoclave fica com crostas na cuba, que fatores contribuem para isso?


    • Orlei
      Solicitei que a nossa central de relacionamento com o cliente respondesse para você
      Liliana

      Bom dia Orlei!

      Para evitar crostas ou manchas muito escuras na cuba, orientamos que alem do uso de água destilada, sejam realizadas limpezas diárias com detergente neutro e esponja não abrasiva.
      Como no seu caso a cuba já está com crostas o ideal seria que um técnico autorizado fizesse a limpeza da cuba lembrando também que é necessário também que seja realizada a manutenção preventiva geral na autoclave uma vez por ano onde são trocados os dispositivos de segurança: anel selos e pinos, pasta térmica, mangueiras e limpeza da cuba.

      Esperamos ter esclarecidos suas dúvidas e deixamos nosso canal de relacionamento com o cliente 0800 44 0800 a sua disposição!

      Muito obrigada!

  6. Alessanrdra Rocha Reponder

    Ola Liliana! Estou cm duvidas; em algumas respostas vi que a agua nao eh bom ser reaproveitada, em outras vejo q eh uma boa ideia! Nao entendi! poderia esclarecer por favor? Afinal a agua pode ou nao ser reaproveitada? Depende de cada marca e modelo? obrigada!!


    • Olá Alesssandra
      Não pode usar direto na autoclave, mas pode aproveitar por exemplo para regar plantas. Para destilar novamente a ‘gua teríamos que fazer um estudo para ver a qualidade da água que sai da autoclave. Essa foi a minha referência de boa idéia. Estudar.
      OK?
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Atenciosamente,
      Liliana

  7. Cibeli Pelison Reponder

    Oi, gostaria dentirar uma duvida: Eu esqueci de colocar agua destilada na minha autoclave. Ela não explodiu e nem ficou preta, apenas ficou um cheiro ruim, pode ter queimado?


    • Olá Cibele
      As autoclaves Cristófoli tem um mecanismo de segurança em relação a isso. Quando não coloca água,não tem pressão e o mecanismo detecta isso e anula o ciclo. Limpe a sua autoclave de acordo com as instruções do fabricante e faça um novo ciclo monitorando os parâmetros físicos, monitore com indicadores químico e biológicos. Assim você fica tranqüila.
      Atenciosamente
      Liliana


    • Olá Rita.

      NÃO PODE!Que bom que você perguntou.Água para injetáveis é um produto para saúde e precisa ter registro e ter sido validada para essa finalidade, com alto controle de qualidade específico para esse uso.
      Abraços
      Liliana


  8. bom dia estou com grande dúvidas pois vou comprar a autoclave e gostaria de saber como é feito a instalação,e essa agua que é usada é a mesma de torneira ou é outro tipo de agua ?


    • Gilda
      Temos muitos vídeo que podem ajudar você.
      Veja a instalação como é simples:
      https://youtu.be/JvhRuf6u0p4
      Todas as autoclaves no mercado exigem água purificada, geralmente destilada que é a mais
      fácil de encontrar. Existem também o destilados de água que a médio prazo se paga.
      Entre na videoteca do Blog você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças e estamos aqui pra ajudar.
      Abraços
      Liliana


  9. A água que sai da autoclave é isenta de contaminação biológica ?
    Há risco apenas de contaminação química e danificar a autoclave?
    Trocando em miúdos: a reutilização dessa água não acarretará nenhum risco (doenças infectocontagiosas) aos pacientes??
    Obrigado.


    • Teo
      A reutilização não é uma boa idéia. Especialmente se a água for acumulada, você pode comprometer os instrumentos e a autoclave.
      Liliana


      • Ficou claro sobre danificar os instrumentos e a autoclave.
        Mas quanto a contaminação por doenças infectocontagiosas??
        Reutilizando a água,mesmo sabendo que pode danificar o e equipamento, os instrumentos saem esterilizados???


        • Olá Teo
          Em princípio a água não tem contaminantes biológicos assim que sai da autoclave. Mas como não tem nenhum agente desinfetante poderá se contaminar ao longo do tempo.
          Atenciosamente,
          Liliana


    • Olá Cristina
      A água é uma água que ficará sem tratamento e aquecida e em contato com outra água parada do galão, então embora não seja suja, tem o seu uso limitado. Você pode por exemplo, regar plantas.
      Liliana


  10. Olá, posso reaproveitar a agua do ciclo da autoclave p destilar ela novamente? Se sim, qnts vezes? Eu estou reutilizando p cuba ultrassonica…


    • Alessandra
      Tempos difíceis com a escassez de água não é? Lembre-se que a água que sai da autoclave se mistura com a água do galão (que é uma água comum) e ainda fica um tempo aquecida o que modifica a qualidade da água. Teoricamente é possível…Porém não conheço algum estudo que possa certificar quanto a essa possibilidade. Aliás é uma idéia bacana.


  11. Sou arquiteto e ao projetar uma clinica odontológica para uma instituição de ensino superior notei o grande consumo de água pelo autoclave e o descarte dessa água sem nenhum reaproveitamento.
    Como conceito sustentável, penso em reaproveitar essa água e deixei previsto no prédio a captação e armazenamento em uma caixa exclusiva,no pavimento de garagem. Pretendo retroalimentar o autoclave, mas antes gostaria de fazer a caracterização dessa água em laboratório.
    Quais os parâmetros recomendados para que a água possa ser reutilizada no autoclave e contribui assim com a proteção ambiental dos nossos mananciais ?
    Por enquanto a água só esta sendo usada para lavagem e rega.
    Desde ja agradeço
    Celso Bastos


    • Mara. A Cristófoli assim como outras empresas que fabricam autoclaves, recomendam o uso de água destilada. Isso porque é mais fácil encontrar os padrões adequados. Se a empresa que fornece a água deionizada garante os parâmetros de qualidade da água (de acordo com o anexo da norma EN 13060), não há problema.

Deixe uma resposta