Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Conheça as principais Dúvidas dos Salões de Beleza

Dúvida

Janaína: Olá, trabalho em um salão e tenho dúvidas se estamos usando a estufa corretamente.

Lavamos os instrumentos, secamos e enrolamos em papel aluminio com o lado brilhante pra cima, quando tiramos os alicates. Eles ficam sempre pretos (queimados) por isso que tenho dúvidas, estamos fazendo certo?

Liliana:
      1. Você esta fazendo parcialmente correto. Antes de mais nada, é preciso lavar e secar os instrumentais.
      1. É importante também enxaguar muito bem. Se puder utilize um detergente enzimático e em imersão. Se você usar desincrustante e não enxaguar bem pode escurecer os instrumentos.
      1. A embalagem correta para estufa são caixas metálicas fechadas individualizadas para cada paciente/cliente e não o papel alumínio. Embora seja compatível com o processo de esterilização a seco, não fornece barreira. Como é frágil, pode ser facilmente rompido e o material se contamina.
      1. Outra possibilidade para o escurecimento dos alicates é o superaquecimento. Muito comum na estufa, pois a temperatura não é uniforme. Imagine um forno de cozinha. Sempre tem uma lado que esquenta mais que o outro. É parecido.
      1. Você não consegue monitorar corretamente o processo de esterilização com a estufa.
    1. A estufa  também permite que seja o ciclo seja interrompido, abrindo a porta.

Se você utilizar a estufa como método, use um termômetro auxiliar (que não seja de mercúrio), para verificar a temperatura no ponto mais frio. Quando chegar a 160 graus, comece a contar o tempo (2 horas). Só então abra a porta e deixe esfriar.

Se puder troque seu equipamento por uma autoclave que é o equipamento mais recomendado pelas vigilâncias sanitárias para esterilização tanto para consultórios odontológicos, médicos e salões de beleza (para artigos de manicure e podologia , além de artigos de tatuagem e piercing).

Em alguns estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina ela também é obrigatória por lei para salões de Beleza.

Atenção, pois nem todos os instrumentos são compatíveis com o processo. lixas e alguns plásticos são descartáveis.

Se você fizer esta escolha certifique-se da qualidade dos alicates, que sejam compatíveis com a esterilização em autoclave.

Veja como fazer Passo a Passo da Esterilização em autoclave:

Assista aos  vídeos:
Na ABA Biblioteca/Legislações você encotra as legislações estaduais publicadas para o segmento

Este post foi atualizado em 24/05/2019

Este é um POST TOP 10 

Se tiver alguma dúvida de biossegurança entre em contato!

Abraços

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Bióloga CRB 18469/01-D
Mestre em Saúde Coletiva- Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Consultora em Biossegurança Cristófoli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

85 Comentários

  1. Olá, tenho intenção de trabalhar c terceirização de esterilização em casa, p salões e manicures independentes. Tenho que providenciar o registro da vigilancia sanitaria? Quanto devo cobrar?
    Muito obrigada!

  2. Olá, a pouco tempo comecei a fazer unha pra fora antes fazia de amigas e parente mas sou muito preocupada com doenças e contaminações ganhei uma mini estufa mega bell faço a higienização com detergente enzimatico ,deixo de molho em agua comum depois escovo, lavo seco passo alcool 70 e coloco em embalagem de papel aluminio e esterelizo um kit por vez por 2:30 hs mas mesmo assim me sinto insegura se estou fazendo certo ainda não tenho condições de comprar uma auto clave pretendo comprar uma estufa maior que tenha os estojos e o termometro. uso luvas e palito e lixa são descartaveis.

    • Fernanda
      Eu queria poder tranquilizar você…O problema é que a gente não sabe a que temperatura chega essa estufa.
      Não gaste dinheiro comprando uma estufa maior. Programe-se para comprar uma autoclave pequena. Dápara parcelar em muitas vezes.
      Muitobom usar as luvas, o palito e a lixa descartáveis.
      Abraços
      Liliana

  3. Por que usar botinhas plásticas descartáveis com emolientes é melhor do que usar uma bacia com água ? Eu nao entendo que mal há em eu usar uma bacia limpa com água e sabão neutro e desinfetada com álcool 70 a cada cliente. Eu acho que seria inclusive mais ecológico, pois não produziria tanto lixo de dezenas e dezenas de botinhas plásticos . Consegue me explicar com argumentos sólidos?

    • Cristina
      O problema é que existem fungos que não morrem tão facilmente… Assim, com as botinhas, o risco de haver uma contaminação cruzada é menor. E tem outra siutação, para o cliente controlar que isso está sendo feito de maneira correta também é mais fácil com as botinhas.
      Embora existam desinfetantes eficientes, como o ácido peracético, que seriam adequados,o cliente não tem como verificar, e a pediure/podóloga também não tem como avaliar o processo. Isso dá margem para acontecer uma falha.
      Espero ter sido clara. Também detesto a produção de lixo, mas em algumas situações temos que nos preocupar com a segurança. E , claro, procurar alternativas. Por exemplo usar algodão com emoliente sobre cada cutícula. Com certeza menos quantidade de resíduos produzidos.
      Muito legal Cristina. Obrigada pela sua participaçao. Precisamos ficar atentos sempre e nos questionando se estamos fazendo o melhor.
      Abraços

    • Fernando Nelson Reponder

      Boa noite Cristina comprei uma estufa e fica uma brechinha na porta, isso é normal ou atrapalha em alguma coisa?

      • OLá Fernando
        Independento se for uma autoclave ou uma estufa, não deve ficar espaço na porta.
        Caso se trate de uma autoclave Cristófoli, entre em contato com a nossa central de relacionamento com o cliente pelo número 0800 44 0800 a parti de um fixo, das 9 ao meio dia e das 13h e 30 1s 16h30m nos dias de semana. Tenha em màos o numero do seu equipamento para agilizar os eu atendimento
        Atenciosamente,

    • OLá Mariana
      Não substitui.O deteregente enzimático é um agente de limpeza e não elimina os microrganismos. O uso de detergente enzimático é recomendado na etapa limpeza dos alicates. Depois você tem que enxagurar, secar e lubrificar, emabalar e esterilizar. A esterilização é necessária e para isso a melhor indicação e realiza-la em uma autoclave.
      Sugiro que você assista ao vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=v9mSwqIqvxA
      Abraços
      Liliana

  4. Voce sabe me dizer se na autoclave acontece também dos alicates queimarem a borrachinha, ficarem escuros, perder o corte, perder a flexibilidade?

  5. Olá gostaria de saber como o pessoal tem feito para esterilizar os alicates em estufa 1 hora no 170 graus(envolvidos em papel alumínio) como manda manual, estou usando alicates de boa qualidade, mas: os alicates perdem o corte, travam, queimam as borrachinhas da mola, esta ficando quase inviável continuar como manicure.

  6. Olá, gostaria de saber se posso usar bacia para pés em minha esmalteria, usando o protetor de bacia?

  7. Olá.
    Gostaria de saber se no estado de Minas Gerais é proibido o uso de estufas?

    • Bom dia Beatriz
      Na era odontológica tem uma portaria que proíbe o uso de estufas e torna o uso da autoclave obrigatório para esterilização. Na área de salão de beleza, que eu saiba ainda não tem legislação aprovada. Entretanto os fiscais podem já solicitar a mudança se entenderem que é necessário, baseado em legislações de outros estados. Pelo menos no estado de São Paulo o código sanitário permite. Aqui por exemplo, não esta na legislação a obrigatoriedade do uso de autoclave nem para odontologia, mas a vigilância exige o equipamento para odontologia e tem exigido também nos salões de beleza.
      Espero ter ajudado você.
      Abraços
      Liliana

  8. Boa tarde Liliane,
    Gostaria de saber se a higienização pode ser feita no banheiro utilizado para clientes, em meu caso tenho um banheiro para clientes com uma pia de utilização deles, porem nesse mesmo banheiro há um box, onde é destinado a limpeza com pia separada dos clientes e estufa para esterilização fechada por um box. A vigilancia permite isso?

    • Ana Isabella
      Essas atividades são podem ser realizadas no mesmo local. Certamente a vigilância sanitária não irá permitir.Você precisa encontrar outro local para realizar o processamento de artigos e esterilização.
      Atenciosamente,
      Liliana

  9. trabalho a domicilio usando alicate e espatula das clientes e os outros materiais descartáveis gostaria de saber se sou obrigada pela lei ater alto clave.

    • Priscila
      A legislação não especifica o trabalho desta forma. O que esta escrito, entretanto, que os profissionais descritos na legislação que reconhece as profissões são responsáveis pela esterilização dos seus artigos. No meu entendimento, você deve utilizar instrumentos esterilizados em autoclave.
      Liliana

  10. Ola posso escrever nos papeis de esterilização?
    Sou cirurgiã dentista e me disseram qie a AVISA não permite que escrevemos nos saquinhos de esterelizacao.

  11. Olá,

    Gostaria de saber, quanto tempo se esteriliza um alicate a 200 graus.
    Obrigado.

  12. Olá Liliana, td bem? Duvida sobre estufa: vc diz na matéria que devemos colocar um kit dentro de cada caixa de inox, pois bem, eu posso empilhar essas caixas dentro da estufa ou elas tem que ficar uma do aldo da outra dentro da estufa? Obg!

    • Olá Márcia
      Tudo ótimo.
      O grande problema da estufa é que o calor se propaga lentamente e por isso precisa deixar espaços. Tem que ficar lado a lado e não sobrecarregar o seu interior. O que acaba acontecendo é que como é muito difícil medir a temperatura em cada caixa, as pessoas incorretamente enchem o seu interior e muitas vezes a esterilização não acontece. Mas como não se usa monitorização da esterilização nas estufas o operador não sabe que a esterilização não aconteceu. Por esse motivo as estufas estão sendo substituídas por autoclaves que tem indicadores químicos que já fornecem melhores informações, além da distribuição do calor (no caso da autoclave vapor) ser mais bem distribuído.
      Ficou claro?
      abraço
      Liliana

  13. Ariane Azevedo aubim Reponder

    Olá…gostaria de saber sobre uso de bacias ao fazer pés. Pode ou não?
    Ariana
    Poa/Rgs

  14. Carla Cristiane Silva Viana Reponder

    olá! então coloquei os meus alicates de unhas dentro do esterelizador e após a retirada eles ficaram com a flexibilidade muito ruim, ficaram duros, e criou uma mancha tipo de queimado. isso é normal?

    • Olá Mary
      Não pode. Todos os equipamentos para saúde precisam de registro na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Atenciosamente,
      Liliana

  15. Liliana, boa tarde. Qual o nome do saquinho apropriado para estufa? Comecei agora como manicure e nao acho essa embalagem sou do RJ, por favor me ajuda

  16. Juliene Sátiro Reponder

    Gostaria de saber, após a retirada da estufa, onde devo armazenar os alicates antes de usá-los? Devo colocar em embalagem de papel? Existe uma própria pra isso?

    • Olá Juliene
      A estufa tem sendo subtsituíta pela autoclave, por inúmeros motivos, entre eles as falhas frequentes na esterilização que acontecem nesse tipo de equipamento. A estufa já esta proibida em vários estados do Brasil também para os salões de beleza. Mas se esse é ainda o seu caso, e é permitido no seu estado, você deve fazer kits individuais para cada cliente antes de colocar na estufa em uma caixa metálica fechada. Existem também embalagens de poliamida ( um tipo de plástico) que pode ir na estufa, mas são de uso único. Coloca na estufa e depois que abre joga fora a embalagem.
      Abraços
      Liliana

      • Sim Liliana, aqui ainda é permitido. A minha dúvida era em relação ao armazenamento após a saida da estufa. Devo embrulhar em algum papel ou colocar em algum tipo de saquinho fazendo kits individuais? Dentro da estufa utilizo caixas de inox, mas e depois? Deixo solto msm? Já vi em sites, ensinando a embrulhar em papel pardo por no máximo 3 dias. Se não usar esterilizar novamente. Como vou até minhas clientes, como ou onde guardar os kits já esterilizados? Obrigada

        • Então, Juliene a embalagem de acontecer antes da esterilização. Papel pardo é incorreto para ir na estufa, só plástico adequado (tem que ter registro na ANVISA como embalagem para esterilizar em estufa) ou caixas metálicas fechadas.
          Guarde em armários limpes e arejados sem umidade ou calor.
          Como você diz que vai nas cliente, trasnporte em caixas pla’sticas os kits e tenha outra caixa plástica fechada identificado, com os materiais usados.
          UM ótimo final de semana para você!
          Abraços
          Liliana

          • Ok.. Obrigada.
            Na estufa só uso caixa de inox. Tem caixa de polímero que mesmo sendo considerada ideal, elas deformam e podem liberar aditivos durante o aquecimento colocando a minha segurança em risco e também a vida útil da estufa. Acha mais correto embalar separado com identificação após a estufa.

          • Juliene
            Não são caixas plásticas e sim embalagens tipo envelope, mas para estufa.Por esse motivo tem que ter registro na ANVISA como embalagem para esterilização , mas para o processo específico- calor seco no caso. É incorreto embalar depois.Atenciosamente,
            Liliana

  17. bom dia……..

    Comprei uma estufa para minha filha… como faço para esterilizar os alicates…?

    1º Opção: posso enrolar as peças no papel alumínio e colocar direto estufa?
    2ª Opção: posso colocar em um recipiente próprio para levar para estufa, sem envolver as peças no papel alumínio?

    • Olá Martins. Estufa mesmo?
      Atenção, pois ela já esta proibida em muitos estados, mesmo para a área da Beleza (RS, SC e PR)
      Se foi mesmo estufa, lembre-se que precisa também comprar um termômetro para verificar a temperatura, pois a do termostato somente verifica próximo da resistência e a estufa tem esse inconveniente- grandes diferenças…
      Observe que a porta da estufa não pode ser aberta durante todo o ciclo (duas horas depois de atingir a temperatura de 160 graus no termômetro acessório)
      Não pode embrulhar em papel de alumínio ( eles rasgam com facilidade e permite a contaminação do material). As caixas fechadas em alumínio ou inox devem conter um kit para cada cliente. Cada caixa deve ter um indicador químico para estuda (bem difícil de encontrar…) na sua fax externa para visualização.
      Não pode deixar os instrumentos soltos na estufa, nem todos os kits juntos dentro de uma mesma caixa.
      Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.
      Atenciosamente,
      Liliana

  18. Meu nome é Danielle gostaria de algumas informações está proibido o uso de bacias para manicure e pedicure? E como faço para o SPA dos pés ? Sempre fiz a esterilazação de todos os materiais. plastico sempre descartava depois do uso. mais preciso saber mais informações pois estive parada alguns anos e agora decidi voltar. a trabalhar como manicure só preciso de informações. desde já obrigada.

  19. Aracelia feitosa Reponder

    Posso usar papel grau cirúrgico para estelelizar materias de manicure na estufa?

    • Olá Aracella
      Papel grau cirúrgico é de uso exclusivo em autoclaves. Para estufa somente caixas de metal fechadas ou embalagens plásticas registradas na ANVISA para esterilização em estufa.
      Papel grau cirúrgico na estufa pode queimar e até pegar fogo!
      Liliana

  20. Oi gostaria de saber onde deve ser instalado o autoclave? Ele pode ficar próximo a cozinha?

    • Olá Emmanuelle
      De preferência em sala separada. Junto com a cozinha não pode.
      Dependendo do tipo de estabelecimento, pode ficar junto com a área de procedimento. Por exemplo, em consultório odontológico com uma suadeira somente, pode ficar na área clínica desde que possua espaço suficiente, bancada própria s e fluxo unidirecional de processamento de artigos.
      Fique à vontade para pedir mais esclarecimentos.
      Na dúvida, consulte a vigilância sanitária da sua cidade, eles terão possibilidade de ajudar você também, pois as exigências variam um pouco de lugar para lugar.
      Abraços
      Liliana

  21. Ola,quero trabalhar em casa de manicure e pedicure e gostaria de saber qual esterilizadora posso usar ja que vou trabalhar na minha casa… Obrigada

    • Valdeclea
      Muito bacana a sua preocupação com as suas clientes. Utilize uma autoclave, pequena ( como a Amora ou a Baby), mas lembre-se que é um equipamento que funciona com vapor sob pressão. Veja como realizar todo o processo em:

      Video Beleza e Saúde em Suas Mãos
      Liliana

      Regularize a sua situação assim que possível e você ainda garante a sua privacidade na sua casa!

      Abraços saúde e sucesso!

  22. ANAPAULA SILVA DOS SANTOS Reponder

    voce pode mandar um video ensinando coretamente o pricesso de esterelizacao de materias de manicure

    • Olá Talita
      Existem envelopes específicos para estufa, mas eles precisam ter aprovação da ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) para essa finalidade,Lembro novamente que há alguns estados que proíbe o uso da estufa para esterilização.
      Abraços
      Liliana

  23. Bom dia,
    Gostaria de saber como faço pra calibrar uma estufa para esterilização e secagem?

      • Boa tarde, Liliana!
        Eu aprendi que para calibrar uma estufa coloca-se o termostato em 170° e espera que a temperatura no termômetro de bulbo chegue a 170°. Volta a termostato até a luz de controle apagar. Assim teremos uma estufa calibrada. Realizei esse processo mas a temperatura está abaixando, não se mantendo por uma hora. Se deixo o termostato em 170°, a temperatura vai aumentando e passa de 240°.
        Como faço para a temperatura se manter?
        O instrumental é eficiente se a temperatura estiver acima dos 170°?
        Espero que tenha sido clara.
        Obrigada!

        • Ah! Agora sim. Realmente ela esta com problema. Ficar acima da temperatura vai esatragar seu instrumental. Você deve enviá-la para manutenção lembrando que o equipamento esta proibido para esterilização em vários estados. Onde você esta?
          Abraços
          Liliana

  24. daniela portes Reponder

    posso usar forno (fogao) a 200 graus,1 hora para esterelizar meus utencilios?

    • Olá Daniela
      Isso não é possível. Você deve sempre usar equipamentos aprovados pela ANVISA para a finalidade pretendida. Com métodos improvisados você acaba tendo uma falsa segurança.
      Espero ter ajudado você
      Liliana

  25. Usei a minha estufa hoje pela primeira vez, coloquei os alicates no saquinho o plástico pra cima e pegou fogo, o que aconteceu?

  26. A ESTUFA AINDa pode ser utilizada nos salões em são paulo, como esterelizar? com o papel grau cirurgico dá pra esterelizar em estufa?

    • Olá Kelly
      Não há uma lei específica que proíba o uso de estufas para este setor em São Paulo, porém na prática há vigilâncias que já exigem o uso da autoclave.

  27. Ola estou fazendo curso de manicure e no momento nao teno recursos financeiros para comprar uma autoclave, posso seguir o mesmo procedimento em uma estufa.

  28. grasielly sheila Reponder

    oiiii eu queria saber sobre a estufa e o autoclave.. no site da anvisa ta pedindo estufa.
    tem alguma diferença?

  29. Olá Liliana!
    Por favor, você me indica algum Salão em São Paulo, que ofereça cortes de cabelo masculino com biossegurança? Todos os que encontrei não esterilizam as máquinas e acabo tendo que cortar em casa, de forma não profissional, por medo.
    Obrigado

  30. Liliana,
    Por gentileza você poderia me orientar sobre a limpeza de pisos e bancadas de consultório odontológico?
    Muito obrigada!

  31. OI BOA TARDE APOS A ESTUFA CHEGAR NO 180ºC COM O MATERIAL JA DENTRO DELA VC DEIXA POR 1 HORA OU 160º C POR 2 HORAS. NAO SOBRECARREGUE MAIS QUE 70 % DA SUA CAPACIDADE DE MATERIAL,NAO ENCOSTAR UM MATERIAL NO OUTRO NEM NAS PAREDES INTERNAS

    • Olá Carla. qual a sua pergunta?
      O tempo determinado pelo Ministério da Saúde é de 1 hora a 170 graus depois de estabilizar e 160 graus por duas horas.

  32. Jessica Muriel Reponder

    Oi Liliana estou trabalhando de manicure e tenho muitas duvidas pois cada um fala uma coisa, Lá tem uma estufa que chega a 200 Graus, Gostaria de saber qto tempo deixo , a cabeleleira diz que posso desligar assim que alcançar 200 graus outros dizem uma hora outros dizem 2 horas, Ja manual não tem porque e um pouco antigo e não tem nenhuma informação. antes do processo de esterilização eu lavo com detergente comum. Estou fazendo corretamente? aguardo anciosa a resposta. a e meus alicates tbm estão ficando pretos e meio que perdendo corte muito rapido.

  33. Priscila Kellen Reponder

    OI estou começando agora como manicure,e estou usando botinhas e luvas com emolientes, descartaveis..A minha duvida é: È proibido usar bacias com água para fazer os pés e as mãos?

  34. Bom Dia Liliana!
    ainda tenho algumas perguntas:
    qual o momento correto de introduzir o termometro dentro da estufa, quando ligo, esperando atingir a temperatura e se isso compromete o termometro ou quando pelo painel atinge a marca indicada?
    Atingida essa temperatura, a estufa dever ser desligada com material dentro dela na temperatura
    pelo tempo necessário ou ligada até o fim do tempo? É preciso esperar esfriar o material dentro dela, ou posso deixar esfriar fora dela porém com as caixas fechadas, só para esfriar mais rápido? a estufa é de 6 litros pequena, os estojos que tenho são de 18x8x3, é preciso proteger a ponta dos alicates dentro das caixas? posso envolver os alicates com papel alumino dentro da mesma caixa individualizando-os para mesmo gastos, seria correto? Seria mais fácil montar o kits dentro das embalagens de nylon, para garantir a esterilização individual?
    Desculpe-me pois as vezes não consigo formular direito as perguntas, Estou começando é muito importante, contar com a sua ajuda!
    Abraços!!!!!!!!!!!!!!

    • Termômetro:Você pode ajustar o termostato com o termômetro: Assim-
      1- Coloque o termômetro
      2- ligue a estufa sem nada dentro
      Para regular o termostato da estufa consulte o fabricante da sua estufa.
      Não sobrecarregue a estufa e não coloque material junto ao termômetro. Evite os de mercúrio, pois se quebra o vapor é muito tóxico.
      A estufa fica sempre ligada.
      Pode deixar esfriar fora, somente tome cuidado ao retirar a caixa pois o material estará extremamente quente.
      Não pode embrulhar dentro do alumínio para individualizar os kits (o alumínio rasga fácil)
      Cada kit deve estar embalado individualmente- por isso nos saquinhos é mais fácil pois ocupa menos espaço. Mas tem que ser específico se não derrete. Não pode re-utilizar.
      Pode colocar alumínio a ponta do alicate, mas só para proteger a ponta. Mas nao pode reutilizar.
      Ajudei?

  35. Olá Liliana!
    Ajudou, e muito!
    Gosto muito de fazer unhas, a principio estava fazendo de minha mãe e irmãs, mais agora comecei a fazer de outras pessoas, então é preciso ter responsabilidades e ter certos cuidados, pois a saúde é muito importante. Fico muito feliz por terem me respondido tão depressa.Mais uma vez sou grata e espero que o Blog tenha muitos anos de vida.

  36. Primeiro, muito legal este espaço que foi disponibilizado para nós, que queremos respostas para nossas duvidas, meus parabéns! Comprei uma estufa de esterilização, minha duvida é: posso usar a embalagem de esterilização em autoclave para a esterilizar em estufa? Com relação as caixas metálicas, elas devem ser totalmente fechadas ou com aquelas com furinhos? No manual pede que se espere o aquecimento e depois colocar o material por uma hora, está correto? depende do fabricante? Desde já muito obrigada pela atenção e carinho de todos vocês!!!!

    • mais uma dúvida! na autoclave a temperatura vai até 134º e na estufa vai a 200º? em sendo verdade ou não, por que que na autoclave com uma temperatura menor a esterilização é mais adequada apenas pelo abrimento da porta? muito obrigada, não sei onde posso fazer perguntas no site, por favor, me desculpe se o espaço não for esse e desde já sou muito grata pela atenção!

    • Olá Maira.
      Este espaço é para isso mesmo. Não importa onde você pergunta que eu sempre acho o comentário para ser respondido.
      Você pode utilizar caixas fechadas metálicas e embalagens de nylon próprias para estufa que você encontra em casas cirúrgicas. Não pode usar papel grau cirúrgico em estufa nem as caixas perfuradas (embalagens para autoclave).
      Você também deve adquirir um termômetro. Infelizmente Maira a temperatura da estuda não é uniforme. Imagine o forno da sua casa…Ë bem parecido, só que na estufa o aquecimento das resistências acontece por eletricidade e no forno ( convencional) a chama é a gás.Assim é necessário regular o termostato (aquele reloginho que fica embaixo)com a temperatura do termômetro. Para uma hora utilize 170 graus e para duas 160 depois que a temperatura estiver estável pelo termômetro de bulbo.Não depende do fabricante, o tempo /temperatura são fornecidos pelo ministério da saúde baseado em estudos científicos.
      Já respondo tudo junto OK?
      A autoclave e a estufa matam os microorganismos por mecanismos diferentes. A água é um melhor condutor térmico que o ar, assim a temperatura chega mais rápido dentro dos microorganismos eliminando-os. Compare o tempo de cozimento na panela de pressão com o do forno- Na panela de pressão é mais rápido, certo? É mais ou menos a mesma coisa.

      Abrir a a porta da estufa é um dos muitos inconvenientes do equipamento.Tomara que você não esteja no Rio Grande do Sul, pois neste estado não é mais permitido o uso da estufa.
      Ajudei?
      Nós é que agradecemos as perguntas. Ela é que fazem o BLOG DA BIOSSEGURANÇA vivo!

  37. Olá! tenho salão e usamos autoclave, uso o saquinho para esterilizar os
    alicates, mas a minha duvida é se posso reutilizar os saquinhos?
    Obrigado!

    • Olá Adriana.
      Que ótimo.A esterilização dos alicates é fundamental. As embalagens você não pode reutilizar. Existe uma resolução da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária que proíbe o reuso). Além disso há uma modificação microscópica que altera a estrutura física da embalagem e daí a recomendação. Outro motivo é que o indicador do processo muda de cor, avisando ao profissional que passou pelo processo de esterilização. No caso de reuso, pode haver confusão,o que poderia levar o profissional a utilizar material contaminado imaginando estar esterilizado.Outra observação, é que você deve utilizar somente embalagens fabricadas para esterilização. É muito comum o uso de saquinhos de alimentos o que é inadequado.Dê uma olhada nas recomendações para manicures no post de janeiro de 2011.http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=4

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.