Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você sabia que é obrigatório limpar a  caixa d’água dos serviços de saúde semestralmente?

A água é um elemento essencial para abastecer os serviços de saúde. A limpeza da caixa d’água realizada semestralmente é fundamental para manter a sua qualidade que devem seguir certos padrões.

Na Odontologia a água deve seguir padrões pré-esabelecidos de qualidade no ponto de uso, isto é ao sair pela seringa tríplice por exemplo. Em relação a microrganismos, a ADA recomenda um máximo de 500 UFC.

A limpeza do reservatório de água é somente o primeiro passo.

Guilherme Ardito Teixeira, sócio proprietário da empresa Prócontrol, nosso entrevistado de hoje discorre como a sua empresa trata esse serviço. Guilherme é administrador de empresas e investiu com seriedade e profissionalismo em sua empresa, transformando seu esforço em sucesso.

caixa d'água externa

Higienização de reservatórios de água

A Prócontrol e a limpeza

A empresa procura trabalhar com pouco consumo de água em suas limpezas, portanto, respeitando o meio ambiente e a economia nos custos de nossos clientes.

Realizamos a limpeza com a transferência de água entre as caixas através de bombas submersas. Um método que segue os padrões da SABESP e que também faz com que não falte água no edifício.

Os métodos de trabalho podem variar de acordo com as condições e o tipo de hidráulica do edifício.

A SABESP por exemplo, recomenda a limpeza de 6 em 6 meses. Em alguns estados, ou municípios como São Paulo, existem leis que exigem a limpeza das caixas de estabelecimentos relacionados à saúde e alimentação, como restaurantes e clínicas, de 6 em 6 meses.

Caixa d'água Guilherme 1

Quais os detritos normalmente encontrados nos reservatórios de água?

Independente do tipo de estabelecimento, em uma caixa d’água é possível encontrar de tudo. Nossa empresa já encontrou: bituca de cigarro, fezes de animais como morcegos, ratos, lagartixas, baratas e inclusive os  próprios animais mortos dentro da caixa d’água.

Já foram encontradas ferramentas enferrujadas provenientes de alguma manutenção realizada no reservatório, material de impermeabilização esquecidos dentro do reservatório.

Tivemos um caso em que o zelador do edifício criava carpas (sim o peixe!) dento da caixa. E é claro, muita lama, musgo e outros detritos provenientes dos dutos de abastecimento do município.

Caixa d'água Guilherme 3

Podemos classificar toda essa sujeira em 3 categorias.

  • Resíduos ou contaminação provenientes do abastecimento.
  • Resíduos e animais que entram em contaminam por motivo de falta de vedação da caixa.
  • Resíduos e materiais esquecidos, ou descartados dentro da caixa por pessoas

Caixa d'água Guilherme2

Como é realizada a limpeza das caixas d’água?

A limpeza de uma caixa d’água não demanda um procedimento muito técnico. No entanto o fato do serviço não ser executado por empresa especializada pode resultar

em alguns problemas como: sub ou super dosagem de cloro na água, entupimento de tubulações, travamento de válvulas hidráulicas, ar na tubulação, desperdício de água, escassez de água por longos períodos na residência ou edifício, entre outros.

Não há um método exato para o cálculo do consumo e de quando a entrada de água da rua deve ser fechada antes da limpeza. Se a caixa não for de fácil acesso para que alguém acompanhe o consumo,

será necessário fechar o registro e ver em quanto tempo a água é consumida por completo. Se o consumo todas levar 2 dias, o interessante é fechar o registro 1 dia e meio antes da limpeza.

Precisa sobrar um pouco de água para a limpeza!

Em locais que possuem mais de uma caixa os procedimentos são outros, e é possível fazer a transferência de água de um caixa para a outra. Não há a necessidade de um controle tão rigoroso.

Qual o melhor material para os reservatórios?

A caixas ideais são as de polietileno ou fibra. São lisas, de material fácil de limpar, e não contaminam a água. Caixas de amianto* ou concreto estão sumindo do mercado.

É interessante que a vedação das caixas seja com tampa de rosca e que a abertura seja de acesso fácil para a limpeza. O local onde a caixa será instalada deve ser limpo e de fácil circulação em seu entorno.

É imprescindível que o espaço ao redor e acima da tampa da caixa dê acesso para a limpeza e manutenção. Na instalação é interessante pedir para o encanador instalar uma tubulação de limpeza, que sai do fundo da caixa.

Agradecemos Guilherme pelas informações. Em breve teremos um outro post com o empresário abordando outro assunto de muito interesse : O Controle de Pragas e Vetores em ambientes de Saúde.

Dicas sobre caixas d’água

  • Se você for trocar a sua, sugiro comprar uma com tampa rosqueada. Isso impede a entrada de poeira, animais de todos os tamanhos e em tempos de dengue, zika e chikungunya, também do Aedes. Limpei a minha caixa d’água em minha residência pela primeira vez depois de ter trocado as nossas – estavam muito limpas.
  • Ao construir sua casa/consultório pense na limpeza dos reservatórios, usualmente o acesso é horrível!
  • Amianto – seu uso esta proibido pela sua relação com asbesto. Lembrando que o problema em relação a seu uso esta relacionado com a aspiração do pó de amianto e não à ingestão da substância.
  • Ao contratar uma empresa para realizar a sua limpeza documente com uma cópia da nota fiscal de prestação de serviços
  • Inclua o planejamento da limpeza dos reservatórios no Manual de Rotinas e Procedimentos

Agora é só planejar a limpeza. Embora a limpeza seja simples, contratar uma empresa especializada é também um modo de prevenir acidentes e minimizar consequências se  ocorrerem.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

As imagens foram gentilmente cedidas por Guilherme Ardito Teixeira, e fotografadas antes e depois da limpeza e são

Para saber mais:

Secretaria da Saúde de São Paulo- Limpeza de reservatórios de água

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.