Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

1000 mortes em 5 anos  nos Estados Unidos  relacionadas a tratamentos odontológicos!’

Deadly Dentistry

Imagem que ilustra o artigo no "The Dallas Morning News"

Publicado há cerca de uma semana, a série jornalística intitulada “Deadly Dentistry” descortina o problema e alerta para as diferentes falhas nos atendimentos odontológios que podem ter levado tantos pacientes  à morte.

A estimativa é que para cada óbito ligado a procedimentos  odontológicos hajam outros seis casos de internação pelos mesmos motivos, isto é 6000 internações no período de cinco anos.

Esse foi o levantamento feito pelo jornalista Brooks Egerton do “The Dallas Morning News” em um trabalho que levou 18 meses para ser realizado. A morte do garotinho de 4 anos Salomon Barahona Jr, em Dallas TX, EUA no início de 2014, foi o evento que chamou à atenção do repórter.

Ainda em sua análise, Egerton adverte que as intercorrências realmente podem acontecer mas que em grande parte desses eventos os  cuidados básicos para segurança do paciente podem não ter sido realizados. O jornalista esclarece que a notificação de tais eventos é bastante falha o que pode comprometer a captação de casos.

O pequeno Salomon recebeu uma dose considerada muito acima do normal para sua idade e peso para sedá-lo (nos Estados Unidos é uma prática comum e permitida no atendimento odontopediátrico), com o agravante que durante o procedimento o sistema de monitoramento  dos sinais vitais parou de funcionar e nenhum profissional notou o fato. Quando finalmente observaram os problemas,  Junior foi removido para um hospital mas era tarde demais. Salomon sofreu danos cerebrais, convulsões e foi a óbito.

O autor  critica as autoridades locais que mesmo reconhecendo a falta de condições mínimas no atendimento do cirurgião-dentista impuseram-lhe  apenas um período de cinco  de avaliação (porém sem supervisão),  uma multa de U$3000,00 e um curso EAD com prova de múltipla escolha. Com isso,  sua licença foi renovada  permitindo ainda o uso de sedação em seus atendimentos.  Pouco tempo depois do ocorrido ele abriu uma nova clínica há alguns quilômetros da anterior.

A polêmica em torno do artigo abre a discussão sobre o uso (e abuso) de substâncias opióides na saúde.

Para ler o artigo completo do Daily Morning News clique aqui.

Veja a recomendação da ADA relativa ao uso dessas substâncias.

ADA&Opioids_Statment

Veja também em nossa biblioteca a série da ANVISA focada na segurança do paciente.

Para ir direto para as publicações Clique aqui: Segurança do Paciente ANVISA

Fonte: “The Dallas Morning News”

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.