Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Smartfone + punção digital + 15 minutos = diagnóstico para HIV e Sífilis

Captura de Tela 2015-02-09 às 11.27.01

A tecnologia digital a serviço da saúde pública! Até parece um sonho, mas a equipe de pesquisadores liderada por Samuel K. Sia, professor de engenharia biomédica na Engenharia Columbia, desenvolveu um acessório para smartphones de baixo custo que pode realizar um teste no ponto de atendimento que detecta simultaneamente três marcadores de doenças infecciosas a partir de uma picada no dedo de sangue em apenas 15 minutos.

Veja como funciona o dispositivo no video abaixo

 

O dispositivo replica, pela primeira vez, todas as funções mecânicas, ópticas, e electrônicas de um teste de sangue em laboratório. Especificamente, ele realiza um ensaio de imunoenzimático (ELISA), sem necessidade de qualquer energia armazenada, toda a energia necessária é tirada do aparelho. Ele executa um teste triplo: anticorpos anti-HIV, anticorpo específico para treponemal para a sífilis, e anticorpo não treponemal para a infecção da sífilis ativa.

O pequeno dispositivo, que se conecta facilmente a um smartphone ou computador, recentemente foi utilizado por profissionais de saúde em Ruanda que testaram o sangue obtido através de uma picada no dedo a partir de 96 pacientes que realizavam pré-natal em clínicas para gestantes ou centros de de doenças com testagem voluntária. O trabalho foi publicado publicado em 04 de fevereiro na revista Science Translational Medicine.

“Nosso trabalho mostra que um imunoensaio com a alta de qualidade de um laboratório pode ser realizado em um acessório de smartfones”, comentou o pesquisador Sia. Esse tipo de recurso pode transformar a maneira como os serviços de saúde são disponibilizados em todo o mundo .

O diagnóstico precoce do HIV e sífilis com o tratamento adequado em mulheres grávidas pode reduzir muito as consequências adversas para as mães e seus bebês, completou o cientista. O dispositivo (dongle) é tão pequeno e leve que cabe no bolso da camisa. Os ensaios são realizados em cartuchos plásticos descartáveis com agentes pré-carregados e o imunoensaio é muito parecido com um ELISA. O mais interessante é o custo do aparelho que é próximo a U$34,00, muito longe dos U$18.000 do equipamento tradicional para realizar um teste ELISA.

Outra vantagem é a sua interface amigável que exige apenas um rápido treinamento para os profissionais da saúde que irão utiliza-lo. Com a alta sensibilidade dos testes (apresentando poucos falso negativos) para HIV amplia a possibilidade de iniciar rapidamente a terapia com antirretrovirais diminuindo drasticamente a transmissão do vírus na comunidade.

As perspectivas são animadoras! A tecnologia abre as portas para novos dispositivos, ampliando a sua utilização. Os pesquisadores estão bastante empolgados em disponibilizar o dongle para ser utilizado nos países em desenvolvimento e em regiões com dificuldade de acesso a laboratórios tradicionais.

Texto baseado na tradução por Liliana Junqueira de P. Donatelli  de http://engineering.columbia.edu/smartphone-finger-prick-15-minutes-diagnosis—done-0

 

Liliana Junqueira de Paiva de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.