Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Slide1

Ebola – O que estamos fazendo de errado?

Enquanto o Brasil acorda aliviado com a notícia do segundo exame negativo que descartou a infecção por Ebola do caso suspeito de um refugiado africano detectado em Cascavel no Paraná, o mundo se assustou com o segundo caso em profissional da saúde infectado fora da África.

O paciente suspeito do Brasil foi transferido  e isolado no hospital Evandro Chagas no Rio de Janeiro, que junto com o Emílio Ribas em São Paulo são os hospitais de referência no Brasil. Nos EUA há somente quatro instituições como referência. O problema é que o vírus não sabe disso…Nos EUA o paciente africano, que foi a óbito na semana passada, foi o primeiro  diagnosticado em território americano, em Dallas, e foi atendido em um hospital comum.. Uma das auxiliares de enfermagem que cuidou deste paciente apresentou sintomas e esta internada no mesmo hospital, e já testou positivo para Ebola.

Ontem a NBC anunciou que 85% dos hospitais americanos não forneceram treinamento suficiente para os seus profissionais em relação aos controle de infecção relacionado ao tratamento de paciente diagnosticados com o vírus.

Na África mais de 370 profissionais da saúde já morreram infectados pela doença. Na Espanha  uma auxiliar d enfermagem foi a primeira pessoa a adquirir a doença fora da África, e agora mais um profissional da saúde é infectado nos EUA. O fato levou o diretor do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) T.Frieden vir a público e dizer que é preciso rever os protocolos de controle de infecção contra o Ebola.

O ponto chave é a colocação e  retirada dos equipamentos de proteção individual. A contaminação pode acontecer neste momento.

Lições para serem aprendidas – Nigéria

Para conter a epidemia o fundamental é a busca ativa, e controle dos contatos dos doentes diagnosticados. A Nigéria teve uma história de sucesso.

Um único caso originou 12, depois 5 e depois mais dois e acabou a transmissão na Nigéria com o diagnóstico e controle rígido de contactantes , com busca ativa de sintomas, isolamento dos doentes.

Hoje, na África, ainda a média de progressão da doença esta entre 1,5 a 2 casos para cada novo caso, o que sugere que a epidemia ainda não foi contida.

A expectativa dos CDC é que a última semana de outubro seja o pico da epidemia e que depois deve diminuir a sua intensidade, até ser contida.

No Brasil

Ministério da Saúde lança plano de contingência e distribui comunicados para facilitar o diagnóstico.

Embora seja pouco provável uma epidemia de largas proporções no Brasil, nossas fronteiras são amplas e temos um país continental com muitos vôos chegando a cada dia.

Tempos de rever os conceitos em Biossegurança e planejar as nossas ações dia a dia, e nos preparar o melhor possível para uma eventual entrada do vírus no Brasil.

Veja o protocolo para Ebola

Captura de Tela 2014-10-13 às 23.28.50

 

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.