Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Guillain-Barré, Zika

Imagem: Banco de imagens do CDC – James Gathany

Você já ouviu falar em Síndrome de Guillain-Barré?

A Síndrome de Guillain- Barré é uma distúrbio em que o sistema imunológico ataca parte do sistema nervoso periférico, em especial a bainha de mielina , é rara e auto-imune. Os sintomas iniciais são fraqueza e formigamento das pernas, usualmente simétricas,  que e tendem a se espalhar ascendendo em direção à cabeça. É considerada uma emergência médica, uma vez que a paralisia  pode evoluir e afetar os sistemas respiratório e cardíaco – o que nem sempre acontece. A síndrome pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade e sexo, mas é rara e geralmente afeta uma a cada 100 mil pessoas. Quando ocorre, aparece após a paciente ter contraído uma doença viral, bacteriana,  e mais raramente depois do indivíduo ter sido vacinado.

Os cientistas estão estudando de que modo as infecções virais e bacterinas podem confundir o sistema imunológico e desencadear a síndrome. Não é muito fácil de diagnosticá-la,  em especial nos primeiros estágios, entretanto a observação atenta dos sintomas e sua evolução é fundamental para detectá-la, assim como para dar início  ao tratamento e evitar maiores sequelas.

Nos últimos meses aumentou muito o registro da síndrome no Brasil em áreas fortemente castigadas por chikungunya e zika, doenças que, assim como a dengue, são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, as quais desembarcaram no Brasil e encontraram condições favoráveis para o o seu estabelecimento.

Nesta terça-feira 21, 250 profissionais da saúde reuniram-se na Bahia para discutir se a síndrome pode estar associada às três doenças virais que  apresentam os seguintes números: dengue com 45.538 notificações, chikungunya 11.351 e além de 32.873 de doença exantemática indeterminada, que pode ser zika. Dos 50 casos diagnosticados como sendo Guillain-Barré, 48 apresentaram doenças exantemáticas como as citadas acima. Com o aumento do registro de casos no estado, a Bahia dobrou o numero de leitos reservados para atender pacientes com os sintomas da síndrome , de 18 para 36, além de uma verba especial de 15 milhões para enfrentamento das epidemias. Unidades extras de imunoglobulina, utilizada para o tratamento da Síndrome se Guillain-Barré, também foi reforçada para a Bahia.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Fontes:

NINDS (National Institute of Neurological Disorders and Stroke)

G1- Casos de Gillain-Barré já chegam a 50

Drauzio_Varela_ Guillain_Barré

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

5 Comentários

  1. Olá Liliana,

    Primeiramente meus parabéns pela matéria. Fiquei em dúvida com relação ao desencadeamento da síndrome pelas doenças virais transmitidas pelo Aedes aegypti. Essa síndrome ela é desencadeada em pessoas que são suceptíveis geneticamente ao ponto de desenvolver a sintomatologia ou os sistomas das doenças virais é semelhante ao da síndrome?

    Desde já agradeço,

    Raphael

    • Raphael
      Que bom que você gostou! Infelizmente como muitas enfermidades, não se sabe exatamente porque certas pessoas desenvolvem a Síndrome de Guillian Barré e outras não diante de um mesmo estímulo, como por exemplo o contato com um determinado vírus. a definição de síndrome é um conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos patológicos diferentes e sem causa específica.
      Os estudos analisam as situaçoes que podem funcionar como gatilho. Significa que ainda tempos muito o que aprender.
      Nesse post a idéia foi alertar para mais um risco realcionado com essas doenças virais.
      Liliana

  2. Pingback: Comparativo Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela - Blog Biossegurança | Cristófoli

  3. Fui vitima da Síndrome de Guillain- Barré, foi em Abril de 2017, Que doença horrível! não desejo para ninguém, Mais Graça Deus já passou a fase mais dificíl.

    • Olá Ivani
      Que bom que você ja se recuperou. É importante seu depoimento, porque as pessoas sempre vêem essas síndromes raras em decorrência de doenças infeccciosas como um ponto no gráfico – uma possibilidade remota que não aconteceu com ninguém conhecido. Dar nomes e testemunho ajuda a mostrar que o risco é real.
      Não sei se o seu caso foi em por causa de Zika, mas ainda vale meu comentário.
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.