Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Perguntas e respostas

Você tem dúvidas sobre a  vacina contra hepatite B? Nesse post trouxemos 10 questões relevantes sobre esse tema e que são perguntas muito comuns em minhas palestras sobre Biossegurança. E a sua vacina está em dia? Já fez o teste para saber se esta imune?

 

No artigo de hoje, a proposta é esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a vacina contra hepatite B, a mais poderosa arma dessa terrível doença, ainda tão negligenciada em todo o mundo.

1 – Hepatite B  Vacina – Quem deve tomar ?

Todos que desejam proteger-se contra a Hepatite B. No Brasil a vacina está disponível gratuitamente para toda população, ao nascer até 49 anos, independente de risco. Populações com risco aumentado como profissionais da saúde, bombeiros, entre outros também tem garantia da vacina. Na dúvida, consulte o posto de saúde mais próximo. Muitas cidades tem como política vacinar pessoas que desejam receber a vacina, independente da faixa etária e risco.

2 – Quem não deve tomar a vacina?

Pessoas que tenham apresentado uma séria alergia a uma dose dessa vacina, ou a um componente específico, ou ainda os alérgicos a leveduras.

3 – Qual é o esquema vacinal?

O usual em três doses:0, 1 e 6 meses.

4 – E se a vacinação for interrompida?

Recomece de onde parou. Por exemplo, se tomou a primeira, não importa quanto tempo decorreu, tome a segunda dose e depois de 5 meses tome a terceira dose.

5 – Como saber se estou imune?

Fazendo o teste Anti-HBs, recomendado para as populações com maior risco. A eficácia da vacina é acima de 90%.

6 – O que fazer se eu não me tornar imune depois do ciclo completo?

A indicação mais frequente é a realização de um novo esquema vacinal completo. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de realizar um teste para Hepatite B. Caso você seja um portador crônico, você não se torna imune

7 – Posso adquirir a doença tomando a vacina?

Não. As vacinas disponíveis no Brasil são produzidas por engenharia genética por meio da inserção de um plasmídeo contendo o antígeno de superfície do vírus B (AgHBs) em levedura. Isso significa que não há vírus na vacina, somente um pedaço de uma proteína, portanto não é possível adquirir a doença tomando a vacina.

8 – Se eu me tornei imune preciso tomar um reforço?

Não, caso você tenha tido resposta  imunize adequada. Por esse motivo é importante realizar o teste em profissionais da saúde e populações com risco aumentado. O ideal é fazer esse teste de um a três meses após a última dose.

A vacina induz memória imunológica duradoura, a qual induz resposta imunológica no indivíduo ao entrar em contato com o vírus da hepatite B. Esta é a indicação até o momento. Foi baseada em pesquisas em populações vacinadas depois de muitos anos.

9 – Se eu tiver hepatite B crônica e tomar a vacina corro algum risco?

Não. Embora não você não seja beneficiado com a vacina, não há nenhuma restrição para tomar a vacina, no caso do paciente não ter essa informação.

10 – Quais são as principais reações adversas?

As mais comuns são: dor no  local da aplicação e febre baixa e usualmente desaparecem nas primares 48 horas. Reações alérgicas graves  e outras reações adversas são raras.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

Esterilizar seus instrumentos é mais uma forma de prevenção contra as hepatites virais.

Autoclaves – O Equipamento mais indicado para esterilização de artigos para saúde termorresistentes.

Conheça as opções  de autoclaves da Cristófoli

Saiba como no vídeo:

 

Mais sobre vacina contra Hepatite B – CDC

Para saber mais sobre Hepatites No Blog Biossegurança:

Hepatites Virais no Brasil e América Latina – Infográfico

 

 

 

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

136 Comentários

  1. Olá Doutora Liliane,
    Tenho 30 anos, estou cursando tec. de enfermagem e no curso solicitaram que eu tomasse o reforço da Hepatite B. Fui ao posto do meu bairro em busca do reforço e fui informada de que não há o reforço para essa vacina, perguntaram se eu já havia tomado às 3 doses e como eu não lembrava se havia tomado as 3 doses e já não tinha mais o meu cartão de vacinas, pois eu havia perdido o mesmo, foi-me aplicada a primeira dose e registrado a data de retorno para tomar a 2ª dose.

    Recentemente encontrei o meu cartão de vacinas e pude constatar que eu havia tomado sim as 3 doses, sendo que a Primeira dose eu tomei em 27/07/2001, a Segunda em 21/01/2002 e a Terceira em 31/10/2007.

    Além disso, conheci um rapaz que é portador de Hepatite B, ainda não tivemos nenhum contato sexual ou físico haja vista que, apesar de nos conhecermos à 8 anos começamos à estreitar os laços recentemente período em que por motivos profissionais estamos em estados diferentes, entretanto retornarei para casa ainda esse mês.

    Mediante isso, gostaria de saber se o fato de eu ter tomado as 3 doses da vacina e recentemente ter iniciado o ciclo de vacinação se isso impacta de alguma forma minha imunidade? Se devido a isso aumenta as minhas chances de contrair a doença? Bem como, que cuidados devemos ter? Que precauções devo tomar?

    • Bom Lara
      Boa tarde!
      Atualmente não existe um recomendação formal para reforço de vacina contra a hepatite B, entretanto não há também uma contra-indicação, conforme foi informado no posto para você.E por esse motivo reiniciaram corretamente o ciclo de vacinação.Como você encontrou a sua carteirinha com o ciclo completo (3 doses) não haveria necessidade de retomar a vacinação contra hepatite B. Entretanto o que seria recomendável e possível, solicitar um teste de Anti-HBS para verificar se você está imunizada.
      Tomar uma nova dose “acorda”o seu sistema imunológico portanto não atrapalha. Os estudos até o momento mostram que a pessoa que se imunizou fica imune mesmo depois de muito tempo. O fato da pessoa receber uma nova dose ajuda somente a demonstrar isso no teste de Anti_HBS.
      No seu caso você não realizou o teste na época certa (um a dois meses depois da terceira dose), tomar uma nova dose proporciona checar se você está imune
      Quanto ao seu relacionamento é importante utilizar os preservativos que também previnem em relação a outra doenças sexualmente transmissíveis.
      Sugiro que você fica o acompanhamento na sua UBS que poderá orientar você de uma maneira global e cuidar da sua saúde como um todo.O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.
      De toda forma espero ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  2. Boa noite, doutora! Minha paciente é positivo para Hepatite B, após realizar um procedimento cirúrgico na mesma, ocorreu um acidente perfurocortante comigo. Após testes rápidos realizados, qual a melhor conduta para garantir a minha imunização? Após quanto tempo, se contaminada, a hepatite pode vir a manifestar em mim? Obs: tenho o ciclo completo da vacina.

    • Olá Paula
      Você foi ao atendimento para acidentes com material biológico? Eles tem toda condição de orientar você, de posse de todos os dados, tantos seus quanto da paciente. Caso a sua vacina tenha imunizado você não há risco de infecção. Isso porque em alguns poucos casos (apenas 5%) mesmo recebendo a série completa da vacina a pessoa não fica imune. É importante acompanhar o caso OK Paula?O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.
      Abraços
      Liliana

  3. Diogenes da silva froes Reponder

    Boa tarde Dra.tenho problemas renais e não me lembro de ter tomado a vacina de epatite b,será que posso tomar sem fazer algum teste? Também pretendo tomar a vacina de sarampo a senhor podia me ajudar?tenho 36 anos .

    • Olá Diógenes
      O correto é você procurar um médico(a) para orientar você, dessa forma com todo o seu histórico completo poderá atendê-lo da melhor forma.O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.
      Atenciosamente,
      Liliana

  4. Olá Doutora
    Tomei o ciclo completo da vacina em 2012. Realizei o teste agora, em 2020, e consta que não possuo anticorpos (antiHBS <2). Realizei os outros exames tb (antiHBE HBEAG HBSAG antiHBCIGM antiHBE total) e todos deram não reagente.
    Vi que 5 a 10% das pessoas não criam anticorpos, ou então depois de um tempo pode dar um falso negativo.
    Diante disso, preciso tomar novamente a vacina, e se sim, seria o ciclo completo ou apenas 1 dose? Essa porcentagem de pessoas em que a vacina não possui eficácia está relacionada a alguma comorbidade ou outro fator? Tenho 35 anos e hipotireoidismo diagnosticado. Preciso investigar se há algo que me faça ser não respondedor à vacina?

    • Olá Fabiana
      Há alguns trabalhos que mostram relações com a idade, sexo, obesidade, tabagismo entre outros fatores. A indicação usual é receber outra série completa (3 doses). O mais importante não é investigar o porque, mas procurar obter a imunidade.
      Liliana

  5. Doutora boa noite por favor me ajude estou muito preocupada. eu fiz os exames de sangue no ano passado o HBSAG deu negativo e o ANTI-HBS deu reagente o que significa a médica me disse que eu tenho hepatite b. mas eu tive o meu parto em 2017 que fiz as doses completa da vacina.

    • Olá Maria Rita
      Sugiro que você procure um outro médico para checar. Não estou vendo o seu exame, mas pelo o que você me descreve é o contrário.Por esses resultados você não tem o vírus e está imune.
      Atenciosamente,
      Liliana

  6. Antonio Carlos Mendonça Reponder

    Prezados
    Eu fiz o esquema de 4 doses em 2008 e 2009, com sucesso! O exame mostrou sucesso no esquema inicial.
    Em 2014, refiz o teste e indicou que a vacina não estava mais ativa, o anti hbs deu negativo.
    Minha médica mandou repetir o esquema de 4 doses novamente. Em 2016 fiz o teste novamente e indicou que não houve sucesso no segundo esquema. Deu negativo o anti hbs.
    Procurei outra opinião médica e me falaram que era para esquecer do tema, porque o sistema imunológico tinha memória imunológica em função do sucesso do primeiro esquema de 2008.

    Esta profissional até me disse que se eu tivesse contato com o vírus em um consultório, poderia aplicar imunoglobulina.

    Não parti para um terceiro esquema de 4 doses e a vida segue.

    Algo a comentar?

    • Olá Antonio Carlos.
      Não sei explicar esses resultados para você.Se você é um profissional de saúde, sugiro que entre em contato com um imunologista para orientação.
      Liliana

  7. Pingback: Vacina da Gripe: Está chegando a hora. Você já se preparou? - Blog Biossegurança | Cristófoli

  8. CLAUDIANA Valcácio da Silva Reponder

    Eu tomei um reforço da Hepatite b a 10 anos
    Agora eu tomo outro reforço

  9. Estou grávida, tomei a primeira dose e esqueci de tomar a segunda atrasei 25 dias do praso de 30 dias, o que eu faço?

    • Maria Eduarda
      A recomendação geral é retomar a vacinação. Ou seja, tomar a segunda dose e depois de 5 meses tomar a terceira dose. Minha sugestão é que você SEMPRE procure seu médico assistente. Gravidez não é doença, mas é um período mais delicado e exige o acompanhamento médico porque ele vai conhecer todo o seu histórico com todos os detalhes da sua gravidez.
      Saúde para você e o seu bebê.
      Felicidade!
      Liliana

  10. Patricia Teixeira Santos Reponder

    Oi Dr então me caso é
    Eu tomei a 1° e a 2° dose da hepatite b
    A 3° dose não vai dar tempo de eu tomar pois vou viajar para europa em abril
    O medo é se na imigração me pedirem meu cartão e não ta as 3 doses?
    E se eu fizer o exame ante HBS e não tive imuni ?
    O que fazer?
    Caso eu esteja imuni eles vao colocar na minha na minha carteira de vacinação?
    Me ajude
    Obrigada.

    • Patrícia
      A vacinação contra Hepatite B não é usualmente solicitada para viagens. A da febre amarela que é usualmente exigida, mas apenas em alguns países de destino.
      Cheque no site da ANVISA. Aqui o link dos postos http://portal.anvisa.gov.br/civp/unidades-emissoras
      No site infelizmente muitos links estão quebrados, mas esse acima está OK. Assim você se informa melhor. Os aeroportos das grandes cidades tem normalmente um posto da ANVISA.
      Em tempo, quando voltar da viagem, na época adequada, lembre-se de tomar a terceira dose da vacina contra a hepatite B.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana

  11. Eu tomei a minha vacina de hepatite B as 3 doses ha 19 anos atrás Porem eu vou fazer estagio de fisioterapia eu estou imune ou vou ter que tomar tudo de novo???

    • Olá Thaysa
      O certo seria você ter feito o exame para avaliar depois da terceira dose Ainda é possível fazer esse exame e avaliar. Se você estiver imune não precisa tomar tudo de novo.
      Liliana

  12. Elba Borges Gomes Reponder

    Sou técnico em enfermagem e gostaria de uma confirmação: uma profissional que sofre um acidente com material pérfido cortante tendo esquema completo da vacina contra hepatite b precisa ainda tomar vacina?

    • Olá Elba,
      O profissional acidentado deve cumprir o protocolo. Isso porque mesmo tendo o esquema vacinal completo, pode não ser respondedor, isto é, apesar de estar vacinado, a vacina pode não ter sido capaz de imunizar o profissional. É importante seguir o protocolo, porque a ação vai variar de acordo com a situação.
      VEJA AS POSSIBILIDADES:
      Se o paciente fonte não for portador de hepatite e o profissional estiver imunizado, não toma novas vacinas.
      Se o paciente fonte não for portador de hepatite e o profissional NÃO estiver imunizado, toma novas vacinas.
      Se o paciente fonte FOR portador, o profissional estiver imunizado não toma vacina
      Se o paciente fonte FOR portador e o profissional NÃO estiver imunizado, precisa outra providência, qu é tomar a gamaglobulina hiperimune contra a hepatite B. E depois, toma vacina.
      Ma tem que seguir o protocolo e ser avaliado por um profissional da saúde que será o responsável pelo profissional.
      Espero ter ajudado você.

  13. Boa noite .
    Meu resultado para hepatite b de anti-hbc total reagente e anti-hbs 594,50 o que isso seguinifica .
    Sendo que eu tive contato com uma pessoa doente a 3 anos atrás. Eu estou infectado ou estou imunizado

    • Olá Anderson
      Com esses resultados, a interpretação mais provável é que você se imunizou por meio de uma infecção passada. O ideal é ter o resultado de outros exames.
      Na dúvida entre em contato com o seu médico.
      Liliana

  14. Neide Aparecida Reponder

    Tenho 52 anos não lembro das vacinas que já tomei,já tive, rubéola,sarampo,cachumba, catapora.a vacina da epatite não lembro se tomei e aí que faço?

    • Olá Neide
      O melhor é você procurar um posto de saúde e atualizar a sua carteira de vacinação. Quanto à vacina contra hepatite provavelmente você não recebeu. Isso porque naquela época não havia disponibilidade Eu também só tomei essa vacina depois de adulta. é importante para que você possa se proteger.Existem outras vacinas que também podem ser úteis como por exemplo da febre amarela.
      Procure a UBS mais próxima de você.
      Abraços
      Liliana

  15. Doutora, oque significa quando alguém com Hepatite B crônica está com a contagem de vírus indetectável? Qual as chances dessa pessoa transmitir a doença?

    • Quando se trata de HIV indetectável é igual a não transmissão.
      No caso de Hepatite B crônica é necessário checar com o médico todo o histórico do paciente, pois são muitos marcadores.É prudente vocês buscarem o médico para checar direitinho. OK?

    • Olá Victor Hugo

      Boa tarde. Vamos por partes. Em relação a ter ficado ou não imune depende. Mesmo que os estudos mostrem que vacina da hepatite B imuniza 95% dos vacinados, ainda tem os outros 5%. Para checar é importante realizar o teste de anti-HBs. Se der muito baixo é possível tomar uma quarta dose e depois de um mês fazer novo exame par ver se o sistema imune responde. Em caso positivo você estará imunizado.

  16. Claudinea Alvarenga da Cunha Reponder

    Boa tarde

    estou muito preocupada, minha filha esta gestante em 24/06/2019 – fez no pre natal exames exames de sangue- ela e o esposo para todos os tipos de hepatite – NÃO REAGENTE – fez o exame rapido feito em posto de saude para hepatite deu negativo

    No dia 19/08 – tomou a vacina da HEPATITE , no dia 21/08 – repetiu todos exames – e a HEPATITE B – ANTÍGENO AUSTRÁLIA (HBS-AG) o resultado foi 1,32 IU/ml REAGENTE – repetiu o exame rapido feito no posto de hepatite e deu negativo.

    Pode ser reação da vacina ter dado isso no exame de sangue?

    • Claudinea
      Você deve procurar o auxílio do médico assistente do pré-natal, que de posse de todas as informações sobre sua filha poderá ajuda-la.
      Liliana

  17. Neto Oliveira Reponder

    Dr. Nunca tomei essa vacina e agora sinto um pouco de medo, qual conselho? hehehe

    • Neto
      Formalmente são muito poucas as contra-indicações para a vacina. Mas se está em dúvida, no próprio post de saúde eles podem ajudar você. Ou ainda, consulte seu médico de confiança.
      As vacinas são um grande avanço no controle de infecções e de doenças. Tomara a gente tivesse vacinas para todas as doenças provocadas por microrganismos.
      Minha recomendação: Tome, mas sinta-se seguro primeiro.
      Abraços
      Liliana

  18. Oi DRA. , MINHA MÉDICA PEDIU PRA MIM TOMAR A VACINA DA HEPATITE B, POIS O MEU EXAME DEU 0,02 ELA DICE QUE EU NÃO ESTAVA IMUNE A DOENÇA, EU JÁ TOMEI AS TRÊS DOSES QUANDO CRIANÇA, DRA PQ MESMO EU TOMANDO A AS 3 DOSES EU Ñ ESTOU IMUNI ???? . AGORA VAI SER PRECISO EU TOMAR UMA NOVA DOSE E FAZER O EXAME NOVAMENTE PRA VER SE VOU ESTÁ IMUNI, A ENFERMEIRA FALOU Q SE DEPOIS DA VACINA AINDA DÁ BAIXO VOU TER Q TOMAR MAIS DUAS DOSES ATÉ IMUNIZAR.?????

    • Olá Tatiane
      A indicação é o padrão. Duas coisas podem ter acontecido apesar de você ter recebido a vacina:
      – não teve uma resposta do seu sistema imune e isso acontece mesmo em cerca de 5% dos casos; novas doses podem ou não provocar resposta imune
      – teve uma resposta imune, e possivelmente você continua imune- mas o exame não é capaz de demostrar isso, portanto a nova dose “reativa a memória” do seu organismo e comprova que está tudo OK.

      A enfermeira está certinha. Hepatite B é uma doença grave que pode ser prevenida com a vacina.
      Abraços
      Liliana

  19. Boa tarde!
    Tô com uma dúvida, eu tomei as 3 dose da hepatite b mas agora tô fazendo tec. De enfermagem e lá no curso estão pedindo um reforço dessa vacina, mas fui no posto tomar é eles disseram que não existe um reforço pra essa vacina, pq devo fazer? Preciso marca estágios mas só vão liberar se eu toma a vacina

    • Joyce
      A recomendação de rotina é a realização de tres doses da vacina contra hepatite B. Por esse motivo, o posto não tem motivo para administrar uma nova dose. Questione o curso, porque eles não tem justificativa para pedir um reforço. O ideal é realizar um teste de antiHBs dois meses depois da última dose da vacina, para certificar que a pessoa ficou imune, mas não é um procedimento de rotina.

      Liliana

  20. Matheus Nassaur Reponder

    Dra, é possível pegar a doença pela vacina da hepatite b? E qto tempo depois da vacina a sra acha, recomendável, fazer a sorologia pra hepatite b sem ter o risco de dar falso positivo?
    Porque tô precisando fazer essas etapas para um trabalho, agradeço desde já.

    • Boa tarde Matheus
      Não é possível pegar a doença tomando a vacina contra a hepatite B Matheus. A recomendação é realizar o teste (Anti-HBs) de um a dois meses depois da última dose da vacina. A sorologia pra Hepatite B é outro exame que nao sofre influência da vacina, basta que a pessoa que lê conheça e saiba interpretar corretamente os resultados dos exames.
      Esclareceu?
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Matheus Nassaur Reponder

        Dra, sou eu de novo, eu enviei uma dúvida e a Sra me respondeu e esclareceu minha dúvida. Só que fui no posto, onde tinha me vacinado contra a hepatite b e perguntei como é feita a vacina, ela me disse que era vírus vivo atenuado, sem a capacidade de causar a doença. E agora, Dra, o que a Sra me recomenda fazer?

        • Matheus
          Olá!
          Atualmente vacinas contra hepatite B são elaboradas sem o vírus, somente com partes dos seus componentes (são ditas recombinantes).
          Há algumas vacinas que são elaboradas com vírus atenuados, como por exemplo a da febre amarela. Esse tipo de vacina é contra-indicada para ser administrada em pessoas imunossuprimidas. Mas não é o caso da vacina contra a hepatite B.
          As vacinas são testadas e o risco de um efeito adverso existe, mas é pequeno quando comparamos aos riscos que esss doenças representam.

          Em relação ao exame:
          De qualquer forma, ainda que fosse com vírus, é possível com os exames corretos no prazo certo, determinar se você ficou imunizado. O prazo correto de um a dois meses depois da terceira dose da vacina. Leia mais sobre esse assunto em https://www.cristofoli.com/biosseguranca/marcadores-de-hepatite-b-no-exame-de-sangue-entenda-o-que-cada-um-significa/
          Liliana

    • Karol

      O fato de estar grávida não é uma contra-indicação para receber a vacina. Por via das dúvidas entre em contato com o médico que esta acompanhando o seu pré-natal. A vacina é feita com partes do microrganismo por isso nã há risco de voc6e desenvolver a doença.
      Atenciosamente,

  21. Boa tarde
    Perdi o meu cartão de vacina que constava as doses da vacina de hepatite B (E o posto não tem mais registro anteriores a 2016).
    E vou precisar da confirmação que tomei essas vacinas para um concurso público,
    Teria algum tipo de exame que comprove que eu tomei as 3 doses?

    • OLá Márcio
      Você pode fazer o AntiHBs. Na verdade é a melhor informação até do que ter recebeido as vacinas, pois o objetivo é imunizar-se. Resta saber se o concurso aceita. Apesar de óbvio, nem sempre a logica prevalece.
      Boa sorte!
      Abracos
      Liliana

  22. Minha esposa precisa tomar essa vacina para hepatite B, mas ainda não tomou!
    Ela precisará passar por um procedimento cirúrgico nas vias lacrimais!
    Minha pergunta é: se pode haver problema ela fazer essa cirurgia se ainda não tomou a vacina?

    • Raphael
      Não existe um risco direto em relação à cirurgia, mas indiretos e pouco frequentes. A vacina deve ser tomada por todos exceto em casos especiais. Consulte o médico dela que será a melhor pessoa para tomar essa decisão.
      Atenciosamente
      Liliana

  23. Doutora tomei as 3 vacinas e deu no exame anti hbs 2,00, como devo proceder agora?

    • Boa noite Rogério
      Procure o seu médico assistente para ver qual a melhor opção para você.Vai depender de quando você terminou a série de vacinas.
      Atenciosamente,
      Liliana

  24. Olá Dra Liliana
    Tomei a 2 dose da vacina há uma semana e às vezes estou com o estômago um pouco embrulhado e a boca amargando, será que a vacina pode causar estes sintomas?

    • Juliana
      Geralmente os efeitos colaterais da vacina são leves e passageiros. Caso não melhore e esteja incomodando você procure um médico.
      Liliana

  25. Olá Dra Liliana
    Estava com uma pequena ferida nos lábios ( puxei a pele dos lábios) e conversando com uma Tia portadora crônica da Hepatite B, percebi que gotas de sua saliva caíram em mim, talvez nos lábios onde a pele gavia sido puxada.
    Havia tomado a 1 dose 5 meses antes.
    Posso ter sido infectada?

  26. Boa noite estou com 1 cruel duvida ontem tomei a primeira dose da hepatite b , hj achei meu cartão e vi que ja tinha tomado as 3 doses agora não sei se tomo a segunda e terceira ou se paro nessa porque ja havia tomado em 2002.

    • Claudia
      Fique tranquila. Tomar uma quarta dose da vacina não é prejudicial à saúde. Mas você não precisa completar o ciclo uma vez que você ja realizou o esquema completo.
      Atenciosamente,
      Liliana

  27. felipe Dantas da silva Reponder

    bom dia, eu passei em um concurso e pediram alguns exames entre eles esse de Hepatite B, e o de anti-hBS deu alto, no caso reagente. gostaria de saber se foi por que eu tomei as vacinas e se foi por isso se eu posso ser reprovado.

    • Bom dia Felipe
      O seu resultado é ótimo e sim, foi devido à vacinação ter dado imunizado você – que é o que se espera da vacina. E independente do resultado. esse tipo de exame nao pode ser um fator de reprovaçào no concurso. Serve somente para que o profissional da saúde ocupacional indique ou não a vacina contra a hepatite B. No seu caso não será necessário, eplo o que você informa, uma vezque foi reagente. Boa sorte no novo emprego!
      Abraços

  28. Eliane C da Silva Massaro Reponder

    Eu tomei a vacina Hepatite B em 23/09/2006, 23/11/2006 e 23/03/2007. depois de 11 anos tomei novamente a 1ª dose Pode?

    • Eliane
      Você tomou todas as três doses em 2006? Quem recomendou você tomar novas doses?
      Você realizou algum exame?
      Poder pode, mas não é uma recomendação usual.
      Atenciosamente,
      Liliana

  29. Pingback: Marcadores de Hepatite B no exame de sangue - Entenda o que cada um significa - Blog Biossegurança | Cristófoli

  30. Paulo antonio perez junior Reponder

    Oi doutora Boa noite.Eu fiz o exame de anti hbs e o resultado foi inferior a

    5,0 ui/l o que isso significa.

    • Olá Paulo
      Significa que esta abaixo do limite aceitável. Pode até ser que você esteja imune, mas não foi possível saber com esse exame.Isso pode acontecer quando a pessoa tomou a vacina há muito tempo, e os anticorpos não aparecem de cara, mas existe uma memória imunológica- isso é , em contato com o vírus o corpo responde. Precisa ver qual é o seu caso.
      Por exemplo, se você já tomou a série completa das vacinas uma única vez recentemente, o provável é que o seu médico recomende uma nova série. Sugiro que você entre em contato com o seu médico, assim ele poderá fazer a recomendação mais adequada para que você possa ficar protegido. É bom ressaltar, que tem pessoas que não ficam imunes, mesmo após duas séries de vacinação. Mas essa informação também é importante para no caso de uma exposição ao vírus, existe mediads profiláticas que podem proteger a pessoa da infecção.
      Espero ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  31. Doutora, se eu tomei a primeira dose da vacina e tive contato sexual com alguém com hepatite b devo me preocupar? Ou a primeira vacina já me protege? Obrigado.

    • Olá Marcos

      A primeira dose da vacina protege cerca de 65%, mas para ter um bom resultado (95%) é preciso completar o ciclo. Sugiro que você vá ao médico. Isso porque dependendo de quando foi o contato é possível realizar uma profilaxia para evitar infecção. Mas só o médico poderá avaliar se é possível e se vale à pena ainda. E aind se acontecer de você ter se infectado, já pode tomar um providência.
      Atenciosamente

  32. Oi boa tarde tomei a 1 e a 2 dose da impatite do que sumi o cartão e no postinho de saúde consta que tomei só a primeira tem algum problema eu repetir a segunda dose

  33. Olá boa tarde tenho um filho de 8 anos ele com 11 meses apresentou sindrome nefrotica porém está em remissão desde 2010 sem nenhuma intercorrencia relacionada ao rins ele fez o exame anti hbs
    Fim do ano passado e deu negativo sendo q antes dele ficar doente ele ja tinha tomado as 3 doses então a médica disse q ele deveria tomar apenas mais 1° dose e refazer o exame após 1 mês se desses negativo novamente que eu deveria levar o resultado no posto e tomar mais 2 uma em cada mês e refazer o exame após 1 mês chegando no posto elas me informaram que deve refazer de novo o esquema e tomar as 3 doses novamente e após 1 mês refazer o exame por isso queria ter certeza hj ele irá tomar a 2° dose

    • OLá Ingrid
      Essa é uma pergunta para o seu médico que acompanha o seu filho. O caso dele é especial e talvez a pessoa do posto nao esteja informada. Nesse caso é melhor o seu médico escrever uma carta com a recomendação especial.
      Espero ter ajudado você.
      abraços
      Liliana

  34. Olhei a carterinha de vacina da minha filha tem so 2 vacinas contra hepatite b, ela está imune?, o médico tinha dito que estava completa … se eu estar com hepatite eu posso passar pra ela pelo amamentação ?

    • Olá Cleunice

      Veja o esquema vacinal para Hepatite B segundo o ministério da saúde:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/51vacinacao.html
      São três doses. Mas vai depender da idade do seu bebê. pode ser que esteja competo, porque ainda nao esta na hora de tomar a terceira dose.
      Embora o virus da hepatite B esteja presente no leite materno, os estudo indicam que não aumenta a chance do bebê contrair hepatite. O importante é vacina para o bebê, por esse motivo os médicos não suspendem a amamentação, que é tão importante. Fique sempre atenta aos reforços.
      Parabéns! O é sempre bom a gente cuidar dos nosos bebês e ver o que é melhor para eles. Por isso quando tiver dúvidas, pergunte ao seu médico, tenho certeza que ele vai ter prazer em ajudar você.
      Abraços
      Liliana

  35. Olá , eu tomei todas as 3 vacinas em 2003 , eu estou imune ou tenho que tomar de novo??? Já aconteceu de alguém que tomou a vacina na infância ser contaminada??

    • Cleunice
      A vacina é eficaz em 95% dos casos. Isso significa que uma pequena porcentagem das pessoas que recebem a vacina não se tornam imunes, mesmo caom as três doses. Para avaliar é necessárorealizar o teste Anti-HBs dois meses deposi da terceira dose. Se o resultado for satisfatório, não é necessário revacinar segundo as pesquisas atuais.
      Sim ja aconteceu de pessoas que foram vacinadas (sem ter feito o teste para verificar imunidade) contrair a doença.
      Geralmente só fazem o teste depois da vacina as pessoas dos grupos de risco. Uma questao de risco/benefício, uma vez que a vacina é bem eficaz.
      Atenciosamente,
      Liliana

  36. No caso de uma pessoa A sadia e imune ter sexo com uma pessoa B doente, e depois com uma pessoa C sadia, essa pessoa A pode passar hepatite pra pessoa C sim, caso essa pessoa A seja mulher e não use preservativo, pois pode guardar os vírus da pessoa B na vagina por algum tempo e a pessoa C se contaminar se não usar preservativo. Caso todos usem preservativo, ou caso A seja homem, aí sim, a chance de transmissão será desprezível.

    • Olá Sergio
      A resposta é bem teórica, pois não conheço que haja nenhum estudo científico que teste/simule/avalie essa situação.
      Tudi via depender do tempo em que a situaçao acontece. Sabemos que o esperma fica um bom tempo viável dentro da vagina e do corpo da mulher. Mas nao tenho conhecimento da vaibilidade de virus da hepatite B nessa situação Teoricamente deve ficar viável nesse meio e possivelmente infectante. Então, teoricamente existe a possibilidade da pessoa A sadia funcionar como um meio de transmissão do vírus para a pessoa C (como se fosse por exemplo um instrumento contaminado e não esteriizado entre um paciente e outro), no caso de fazer sexo sem proteção em seguida.
      De novo, tudo isso é teórico, mas faz sentido.
      Se A for homem ainda assim existe risco, mesmo que B e C sejam mulheres.
      Mas são somente conjecturas…
      Não deixa de ser um bom exercício e mostra a importância (independentemente da doença considerada) de se fazer sexo seguro – sempre a melhor opção!
      Um ótimo verão!
      Liliana

  37. Bom dia doutora a minha mãe , fez alguns testes para hepatite e deu negativo os resultados , logo após os exames ela tomou a vacina da hepatite b em seguida fez outro exame e depois da vacina constou que ela estava com o virus da hepatite b a minha mãe acha que o problema esta na vacina, o que seria o motivo deste resultado ?

    • Olá Lucas
      Pode ser que oo resultado seja referente à imunização e não à presença do vírus. A hepatite B tem vários marcadores sorológicos. É difícil dizer sem olhar os exames. Sugiro que vocês consultem um médico para ver qual é exatamente a situação dela.
      Liliana

  38. Bom dia!Fui doar sangue e constatou-se que tenho hepatite B, porem minha vacinas estão em dia, e não participei de nenhum dos grupos de risco.

    • Bom dia Marilene

      Sugiro que você procure um médico para esclarecer melhor a situação. Pode ter acontecer o seguinte:

      1- O resultado pode mostrar que você está com hepatite e isso exige acompanhamento médico. Pois existe tratamento para minimizar os riscos de complicação. Lembre-se que se for o caso, a hepatite B também é uma doença sexualmente transmissível, portanto exige os cuidados para não contaminar o parceiro. Assim o parceiro deve fazer os exames,e se não estiver imune, deve receber a vacina e o sexo deve ser protegido até a imunidade.

      Confusão na comunicação do resultado:

      2)teve hepatite, mas agora está imune
      3)o resultado deu que o seu Anti-HBs esta positivo o que indica imunidade e não a presença de hepatite.

      Se você efetivamente está com hepatite B crônica, você pode ter se contaminado antes de ter tomado a vacina, ou não ter se imunizado mesmo tendo tomado a vacina antes (ela é eficaz em cerca de 90% dos caos, portanto os outros 10% não se imunizam e podem adquirir a doença mesmo tendo recebido a vacina). E são muitas as possibilidades mesmo não sendo de um grupo de risco. Por isso a vacina é indicada hoje universalmente.
      Espero ter escarecido.
      Abraços
      Liliana

  39. Olá, dr! Boa noite .. tomei a terceira dos da hepatite b a mais de uma semana, e sinto dores intensas no local da aplicação e dificuldades em alguns movimentos! Gostaria de saber se é normal ? Se é os sintomas após a aplicação.

    • Olá Jackeline
      Não. Isso não é usual. Sugiro que você retorne ao local onde você recebeu a vacina para verificar se houve algum tipo de complicação. Uma dor leve a moderada pode acontecer,amas não da maneira como você descreve.
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Boa noite! Dr,hoje atendi um paciente com o esquema da vacina hepatite b incompleto,tomou só a primeira dose, no ano de 2013. Devo aprazar a terceira dose para 60 dias após a segunda dose?

        • Olá Tereza
          A indicação tradicional é recomeçar de onde parou. Isto é, recomenda a segunda dose e 5 meses depois a terceira. Mas ao indicar para o serviço de referência (se for o SUS posto de saúde mesmo), ou uma clínica de vacinação, eles darão seguimento ao esquema.
          Atenciosamente,
          Liliana

    • Rafael
      Ola!
      Sugiro que você pergunte para o pediatra dela.
      Eu imagino que não tenha problema, porque se trata de uma vacina somente com antígenos, isto é, não tem o vírus mesmo. Mas de qualquer forma é bom perguntar.
      Atenciosamente,
      Liliana

  40. Pingback: Evento Biossegurança para Manicures em Avaré é um sucesso - Blog Biossegurança | Cristófoli

  41. Oi! Se tomei a vacina pra Hepatite B quando era criança preciso fazer reforço na adolescência?

    • Neste site, tras-, a seguinte informação:- Existem indivíduos infectados que não desenvolvem a doença, são os considerados “portadores saudáveis” porem, tem o poder de transmitir a doença a outras pessoas;
      http://hepato.com/p_hepatite_b/005_hbv_port.php
      NESSE CASO, A PESSOA TEM O VÍRUS, E É DETECTADO EM EXAMES?
      OU UMA PESSOA PODE NÃO TER O VÍRUS, NÃO DIAGNOSTICAR EM EXAMES, E TRANSMITIR, HEPATITE B? ME RESPONDA ANSIOSAMENTE AGUARDO, E AGRADEÇO.

      • Olá Ivan
        Vamos por partes.
        Portadores saudáveis, tem o vírus e o virus é detectado nos exames específicos. Pode nao ter sintomas, e não ter denhum coprometimento no fígado e nunca vir a desenvolver a doença- daí o nome portador saúdaável, mas ainda assim tem o poder de infectar outras pessias.

        A segunda parte da sua pergunta UMA PESSOA PODE NÃO TER O VÍRUS, NÃO DIAGNOSTICAR EM EXAMES, E TRANSMITIR, HEPATITE B?
        Não. Se a pessoa não tem o vírus,não pode transmitir o vírus.
        Hoje os exames sào muito bons e dificilmente escapam do diagnóstico.
        Respondi?
        Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.
        Liliana

  42. kezia costa sousa sousa Reponder

    Sou técnica em enfermagem..tenho dois ciclos completos vacinais… contra hepatite e nao fiquei imune como.devo proceder?

    • Kezia
      O correto é você procurar um médico e fazer uma análise de todo o seu caso.
      Isso realemente pode acontecer. Sugiro que você investigue o HBsAg. Infelizmente, se você estiver com hepatite crônica, a vacina não vai mesmo adiantar. Mas não é a única possibilidade. Existe uma procentagem de pessoas que não conseguem se imunizar mesmo depois de dois esquemas vacinais. Como você é técnica de enfermagem essa informação é importante. Caso você seja mesmo nào respondedor, em caso de um acidente envolvendo exposição a fluido de um paciente fonte com hepatite B, a indicação é você receber a gamaglobulina hiperimune contra hepatite B. Assim você fica mais protegida.
      Atenciosamente,
      Liliana

  43. Dra, fiz os exames de Hepatite A e B recentemente, porém os marcadores de anticorpos foram positivos (Anti-HBs e Anti-VHA IgM) porém os marcadores de virus deram não reagente (AgHBs e Anti-VHA Total). Já realizei o mesmo exame no começo do ano passado e apresentou o mesmo resultado. Isso significa que tomei a vacina na infância? Minha mãe não localiza a carteira de vacinação para confirmar a vacinação.
    Existem outros resultados possíveis?

    Obrigado

  44. Dr° Liliana Donatelli, Boa tarde!
    A pessoa que está com imunidade e tem relação sexual com quem está doente, caso essa pessoa tenha relação sexual com quem está sem imunidade é transmitido ?

    • Olá Maria.
      Vamos ver se entendi…
      A pessoa A, esta imune e tem relações sexuais com B que etsa doente (crônico pelo o que entendi para hepatite B), e essa mesma pessoa A, tamb’me tem relaçÕes sexuais com C que nao tem imunidade contra hepatite B.
      Se foi isso mesmo, a pessoa A não irá trasnmitir o virus para a pessoa C.
      Se a pessoa B tiver relaçÕes sexuais co a pessoa C é que poderá haver transmissão. Lembre-se que para a pessoa ficar doente não basta ter contato com o microrganimos, existem outras variáveis envolvidas, como a quantidade do inóculo (número de microrganismos) e a capacidade de reação do organismo da pessoa, ainda que ela nao esteja imune, pode vencer a doença e não se infectar.
      Esclareceu?
      Abraços
      Liliana

      • DOUTORA EU TOMEI A VACINA CONTRA HEPATITE E NO OUTRO DIA EU FIQUEI TODA MIM COÇANDO E MUITO ENCALOMBADA E COM FEBRE E MUITO ENCHA DA ATE A MINHA PELE ARDIA POSSO TOMAR A SEGUNDA DOSE

        • Aurineide
          Sugiro que você consulte um médico para verificar se essa reação pode ter sido por conta da vacina. Reações adversas sempre podem acontecer, mas são raras para vacina contra a hepatite B. De todo modo, para sua segurança, você deve consultar um médico.
          Melhoras!
          Liliana

  45. Boa noite Doutora eu queria saber que está com suspeita da hepatite b e não tomou a 2 dose pode tomar a vacina

    • Denise
      Nesse caso o melhor é investigar a hepatite. Não vai fazer mal tomar a vacina, mas também não vai adiantar nada. Procurar um médico é realmente o mais adequado, para fazer um diagnóstico correto e mais que isso, tomar as providências para tratamento.
      Abraços
      Liliana

  46. SUELE SOARES DE SOUZA Reponder

    Olá Dra., perdi minha carteira de vacinação e fui atrás do espelho de vacinas na unidade onde eu fazia vacinas antigamente, porém nos registros não constava a vacinação para hepatite B, procurei meus exames de gravidez e vi que tenho um exame anti HBs negativo, porém não tenho os outros exames. Gostaria de saber se só com esse resultado do anti HBs negativo é possível afirmar que não sou imune???

    • Olá Suele
      Sim é o mais provável. Possívelmente você não tomou a vacina contra a hepatite B, pois ela é relativamente nova no calendário de vacinas. A recomendação padrão é iniciar o esquema vacinal, digamos, hoje você toma a primeira dose, em um mês a segunda e daqui a seis meses a terceira. Depois de dois meses da terceira dose, avalia o Anti-HBs.
      OK! Não perca tempo! A vacina praticamente não tem contra-indicações e tem um ótimo fator protetor.
      Liliana

  47. Dr meu filho está com 2 meses, e perdeu a vacina que ele teria q ter tomado até 30 dias de vida, agora vou poder dar com quantos tempo ?

    • Sabrina
      Recomendo que você procure o posto de saúde ou o pediatra para uma orientação. O usual em vacinas é quando você perde uma dose, tomar o quanto antes.
      Atenciosamente,
      Liliana

  48. Boa Tarde! Dra. Eu tomei o ciclo da vacina de Hepatite B em 2003 … em 2006 tive uma doença Gravíssima Leucemia mais graças a Deus fui curado portando essa semana realizei alguns exames Rotineiros porque vou me casar mês que vem
    e meus exames de Hepatites estão todos normais, portando eu estou sem a vacina no corpo
    isso pode ter ocorrido por conta da quimioterapia que eu tomei ela combateu o efeito da vacina ?
    obs: O medico solicitou um novo ciclo que já tomei a nova dose hoje

    • Martins
      Como seu caso é mais complexo, sugiro que você procure o seu médico oncologista que certamente irá realizar os procedimentos indicados para o seu caso.
      Atenciosamente,
      Liliana

  49. Tenho uma dúvida. Se eu tomar a vacina hoje e amanhã fizer um exame (ocorreu isso comigo…) o resultado poderá ser positivo para HBsAg?

  50. Boa noite tomei a segunda dose da vacina dia 24/05 e preciso fazer o exame (anti- HBS) pra um emprego. Quanto tempo preciso esperar para fazer o exame e quais são as chances de dar não reagente? Obrigada

    • Olá Jéssica
      Enviei sua pergunta para o Dr Marcelo Pesce Gomes da Costa, médico infectologista e proprietário da clinica Imunológica em Bauru que gentilmente respondeu:
      ” O esquema de imunização contra hepatite B é de 3 doses . Anticorpos protetores , medidos pelo AntiHBs , podem estar presentes após a segunda dose da vacina . Se o exame vier não reagente , deve-se realizar a terceira dose no prazo agendado e aguardar 30 dias para novo AntiHBs . Há possibilidade de esquemas mais rápidos para imunizar contra hepatite B , mas seria necessário avaliar o paciente ” .
      Espero termos ajudado você.
      Abraços
      Liliana

  51. maria almira cicero Reponder

    tomei a trplice viral e hepatite b hoje 22/0717, qual intervalo para tomar a vacina da gripe?

    • Maria Almira
      Enviei sua pergunta para o Dr Marcelo Pesce Gomes da Costa, médico infectologista e proprietário da clinica Imunológica em Bauru que gentilmente respondeu, dizendo que você pode ser imunizada imediatamente.
      Abraços
      Liliana

  52. Fiz um exame no ano passado e minha médica receitou que eu tomasse 3 doses. Devido à correria, me esqueci e não tomei até hoje. Ultimamente – de uns 3 meses prá cá – tenho sentido enjoo fácil, estou sempre com diarreia e frequentemente me sinto empachado após as alimentações. Não ingiro nada de alcool.
    Caso eu tenha hepatite B e tome a vacina, ela desaparece??

    • Juliano

      Sugiro que você volte ao médico. Os sintomas que você relata podem ter várias origens. Nada melhor que diagnosticar e resolver. Coragem!

      E não, se você estiver com a hepatite B a vacina não vai resolver.A vacina é uma medida preventiva, isto é, só adianta você tomar antes de se contaminar.
      Abraços
      Liliana

  53. Bárbara Feminino Ferreira Reponder

    Boa noite,
    Eu já tomei as três doses da vacina e estou imunizada segundo um exame de sangue. Perdi o meu cartão de vacinas e o novo emprego está solicitando que eu tome as doses novamente, pois precisa da vacinação comprovada em cartão de vacina, não aceitam apenas o exame de sangue. Quero saber se há algum risco em tomar a vacina duas vezes.
    Obrigada!

    • Olá Bárbara
      A vacina contra hepatite B é muito segura, entretanto toda vacina tem um risco ao ser aplicada. No seu caso, penso que muitíssimo baixo, uma vez que você já recebeu e não teve nenhuma reação.
      Acontece inclusi
      Acho estranho o serviço não aceitar mo exame de sangue atestando imunidade. Mas os tempos estão bicudos para novas oportunidades de emprego. De toda maneira você precisará de uma nova carteira de vacinação, e se possível com o registro das outras vacinas. Uma outra opção é você ir ao posto de saúde onde você tomou as vacinas. Você se lembra onde foi? Ele devem ter registrado e em caso positivo emitir uma nova carteirinha com as informações da antiga.
      Mas se tiver realmente que tomar uma segunda série da vacinação da hepatite B, não é um problema para a maioria das pessoas. Na duvida consulte seu médico para verificar as situações especiais nas quais a vacina contra hepatite B e outras vacinas são contra-indicadas.
      Abraços
      Liliana

  54. Olá sra. Liliana Donatelli.
    Minha dúvida é a seguinte: Estava com as duas primeiras doses tomadas e fiz um exame recente e minha imunidade constou 8.50. Tomei ontem a terceira dose. Em uma semana é possível que meu índice de imunidade aumente ao menos 1 ponto se eu refizer o mesmo exame em 7 ou 8 dias? Será que chego ao menos aos 9.50?

    Obrigado pela atenção.

    • Vamos lá Thon

      É difícil avaliar desta forma. O melhor é fazer um exame depois de um a dois meses da última dose da vacina para avaliar a imunidade. Não entendi muito bem os números como você colocou. A avaliação usualmente é feita de outra forma.

      Pode até ser considerado imunine quando a resposta do teste Anti HBs está acima de 10 mUI/ml, mas habitualmente pacientes imunes apresentam resultados maiores que 100,0 mUI/mL.

      O mais importante você já fez, que é tomar as três doses da vacina!
      Abraços
      Liliana

      • Muito obrigado pelos esclarecimentos.
        A Informação precisa é a seguinte:

        Primeira dose em 14/04/2016
        Segunda dose em 25/05/2016.

        Fiz um exame médico admissional há uma semana e meia. O resultado foi de 8.50 mUI/ml.

        Tomei a Terceira dose ontem.

        Minha pergunta foi no sentido de saber se daqui a uma semana aprox….se eu refizer o mesmo teste, o resultado aumente ao menos um (1) ponto. Chegando assim, bem perto dos mínimos 10 mUI/ml. Pois assim seria mais fácil demonstrar ao perito médico, que minha imunidade está aumentando e não corro risco de ser contaminado.

        E uma outra coisa por favor.

        Percebi uma QUARTA DOSE na minha carteira de vacinação.Quais seriam os casos em que um paciente seria encaminhado a tomar?

        Muito obrigado por responder

        • Bom dia Thon!
          Agora entendi!!!
          O exame é realizado depois de um mês da última dose, para dar tempo do sistema imunológico responder. Quando a pessoa toma uma nova dose, o esperado é que esse valor aumente bem mais que os 10 mUI/ml.
          Não adianta fazer o exame em uma semana. E o exame, mesmo mostrando que você não imuniza, não significa que você vai ser reprovado no admissional. Essa é uma informação para proteger você no caso de um acidente ocupacional.

          Depois você me confunde, que tem uma quarta dose.
          Sim há possibilidade da pessoa tomar até duas sequências de vacinação ou seja, seis doses na tentativa de imunizar. Se não imunizar, não adiante tentar outra série. É importante ter essa informação para o caso de acidente ocupacional. Assim, se o paciente fonte for positivo (crônico) para hepatite B, esta indicada a profilaxia com gamaglobulina hiperimune, que previne que você se infecte e adquira a doença. São anticorpos prontos.

          Outra possibilidade para uma falta de reposta do Anti-HBs é que você seja portador de hepatite B, o que separamos que não seja o caso. Em geral não é o médico do trabalho que faz essa investigação. Sugiro que você vá a um posto de saúde e faça o exame – Fique Sabendo (HIV, HEP B, HEP C e sífilis). É gratuito e qualquer pessoa pode fazer. A resposta é rápida e você já resolve a situação.

          Espero ter ajudado você.
          abraços
          Liliana

          • Thon Vieira

            Esclareceu sim e muito..Isso me trouxe uma certa tranquilidade.

            E sobre o exame .

            Fiz todos relacionados com Hepatite (s).

            Não diagnosticou que tive e nem que tenho.

            Sobre a quarta dose, eu vi o espaço vago na minha carteira de vacina e fiquei curioso,pois sei basicamente o que todos sabem .Que são apenas três doses.
            Mas ficaram claras suas explicações.

            Muito grato pela atenção .

          • Thon
            Ótimas notícias e quem bom que ficou esclarecido.
            Uma excelente tarde e sucesso no seu novo emprego.
            Abraços
            Liliana

  55. Meu filho tomou as tres doses de vacina Hepatite B e agora aos 15 anos ao fazer exames de rotina contatou que ele não é imune.
    Isso é possível?
    A médica falou que a imunidade não perde a validade mas porque aparece que ele ´não é imune?

    • Bom dia Josefa,
      Todas essas possibilidades existem.
      Mais de 90% dos vacinados se tornam imunes. Sim é possível tomar a vacina e não se imunizar, mas uma vez que a pessoa ficou imunizada a pessoa não precisa tomar outra dose.
      Para avaliar a imunidade o ideal é fazer o teste dois meses depois da última dose. Quando isso é feito muitos anos depois pode dar um falso negativo, isto é, a pessoa está imunizada , mas não aparece no teste.
      Verifique com o médico a necessidade de fazer uma avaliação mais detalhada. Existem testes capazes de avaliar todas essas situações. Inclusive do seu filho tomar mais um série da vacinação na tentativa de imunizar. De novo, alguns pessoas não se imunizam.

      Outra possibilidade mais remota (o médico muito possivelmente analisou essa situação),é quando a pessoa não se imunizou por já ter hepatite crônica.Há testes para verificar essa situação também.
      Esclareceu?

      Qualquer dúvida conte comigo!

      Liliana

        • Josefa
          Boa tarde
          Converse com a médica e solicite as informações. Possivelmente o que ela vai fazer não é repetir esse exame, mas realizar outros.
          Conte comigo!
          Abraços
          Liliana

  56. Pingback: Dia de Combate às Hepatites Virais 19 de maio ou 28 de julho? - Blog Biossegurança | Cristófoli

  57. Boa Noite Doutor(a), estava pesquisando sobre a hepatite B e cheguei até aqui.

    Tenho algumas perguntas e peço humildemente que me ajude a sanar elas.

    Primeiramente gostaria de lhe informar que tenho 27 anos e recebi a ultima 3 dose da vacina em 2012, pesquisando sobre o assunto li que o correto é aplicar de 3 a 4 doses da vacina em um período de 6 meses, mas eu estava conferindo minha carteira de vacinas e eu tomei a primeira dose no dia 17/11/11 a 2º dose no dia 18/01/12 e a 3º dose 21/03/12. Gostaria de saber se a minha vacina tem eficiência reduzida por ter sido aplicada as 3 doses em 4 meses ?

    Conheci uma moça que tem Hepatite B Cronica, e ainda não tive qualquer contato sexual com ela, gostaria de saber quais são as minhas chances de contrair a doença utilizando preservativo, e sem a utilização de preservativos.

    Desde já agradeço.

    • Olá Ivan

      O correto é você buscar um médico para fazer o acompanhamento correto. É necessário saber se você ficou imunizado, para isso vai precisar de um exame de sangue. As sua vacinas foram administradas com um padrão diferente do usual. Esse regime é recomendado para quem irá se expor certamente a um maior risco, e busca uma resposta imunológica mais rápida, mas não sei dizer para você se afeta a resposta final.
      Lembre-se que a transmissão principal é por via sanguínea e sexual, mas também pode acontecer por meio da saliva e compartilhamento contínuo de artigos domiciliares. Por esse motivo sugiro que você faça uma visita ao médico para ficar tranquilo no seu relacionamento.
      Lembrando também que se você estiver imunizado, não corre risco de contrair a doença OK?
      Abraços e se cuide!Saúde!
      Liliana

  58. evandrolopes_94@hotmail.com Reponder

    tenho uma dúvida sobre algo que ficou confuso para mim no artigo. Na pergunta 5 afirma q a vacina tem mais de 90% de eficácia. Logo abaixo tem a afirmação de que não é possível pegar a doença sendo vacinado. como pode ser impossível pegar a doença sendo vacinado, se a eficacia não é 100%?

    • Olá Evandro
      Desculpe se não ficou claro.
      O que eu quis dizer é que a vacina é feita por engenharia genética e não com vírus atenuado, portanto tomando a vacina não é possível adquirir a doença por causa da vacinação. Vamos ver se esclareço melhor. Algumas vacinas , que são feitas com microrganismos atenuados são contra-indicadas para pessoas com deficiência imunológica, pois a pessoa ao vacinar-se ao invés de se imunizar pode adquirir a doença.
      Deu para entender?
      Obrigada!
      Liliana

      • Evilene martins Reponder

        Meu filho tomou a vacina da hepatite quando nasceu em 2013 ele precisa repetir a dose esse ano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.