Câncer de Próstata – Histórico
Continuando nossa série de postagens do Novembro Azul, compartilharemos hoje um breve histórico da descoberta e primeiras formas de tratamento do Câncer de Próstata.
História
A próstata foi descrita pela primeira vez pelo anatomista Niccolò Massa, em 1536 e teve sua primeira representação ilustrada pelo também anatomista Andreas Vesalius, em 1538. No entanto, o câncer de próstata só foi identificado em 1853, pelo cirurgião J. Adams. A princípio, foi considerado como uma doença rara, provavelmente por causa da baixa expectativa de vida daqueles diagnosticados com o mal e pela própria dificuldade de diagnóstico no século XIX.
Remoção cirúrgica
Nas primeiras tentativas de tratamento do câncer de próstata, eram feitas cirurgias para aliviar a obstrução urinária (já que um dos sintomas do câncer é o aumento da próstata, o que acarreta dificuldade em urinar). A remoção total da glândula (prostatectomia perineal radical) foi feita pela primeira vez em 1904, por Hugh H. Young, no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore. Já a remoção cirúrgica dos testículos (orquiectomia) para tratar o câncer de próstata foi feita na década de 1890, mas a prática não obteve sucesso.
A RTUP (ressecção transuretral da próstata, ou seja, a retirada da glândula através da uretra), para aliviar os sintomas da obstrução urinária, substituiu a prostatectomia na metade do século XX; esse foi um grande avanço nas formas de tratamento do câncer, já que deixava entrever uma possibilidade de cura que permitisse preservar melhor a função erétil do pênis.
A chamada prostatectomia radical retropúbica (quando se retira a próstata e linfonodos por trás do osso púbico) foi desenvolvida em 1983 por Patrick Walsh e foi a primeira a garantir a manutenção da função erétil após a cirurgia.
Tratamento hormonal
Em 1941, Charles B. Huggins publicou estudos sobre o uso de estrógeno para combater a produção de testosterona em homens com câncer de próstata metastático (ou seja, aquele que se espalha para outras partes do corpo). Com a descoberta dessa forma de “castração química”, Huggins ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1966. Andrzej W. Schally e Roger Guillemin – também ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1977 – descobriram o papel do Hormônio Liberador de Gonadotrofina (GnRH) na reprodução. O GnRH provoca a liberação, pela hipófise, dos hormônios que estimulam as funções das gônadas nos mamíferos. Os agonistas (substâncias que estimulam os receptores dos hormônios, imitando a ação desses hormônios) dos receptores de GnRH, como a leuprolida e a goserelina, foram mais tarde desenvolvidos e utilizados para o tratamento do câncer de próstata.
Radio e quimioterapia
O uso de radioterapia no tratamento do câncer de próstata começou a ser desenvolvido no início do século XX. Inicialmente, consistia em implantes da substância conhecida como Rádio dentro da próstata. A radioterapia de feixe externo (em que a radiação é dirigida ao local do tumor externamente) se tornou mais popular conforme a disponibilidade de fontes de radiação mais fortes (raios X) aumentou. Já a Braquiterapia foi descrita pela primeira vez em 1983. Essa forma de tratamento consiste em inserir a fonte de radiação dentro ou junto à área afetada pelo tumor. Isso diminui a exposição de tecidos saudáveis à radiação, afetando de uma forma menos agressiva o paciente. A quimioterapia, por sua vez, começou a ser estudada para esse fim na década de 1970, utilizando-se inicialmente a ciclofosfamida e o 5-fluorouracil. Em um curto espaço de tempo, diversos outros medicamentos e combinações passaram a ser utilizados.
PODCASTS SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA- ACESSO
O Câncer de Próstata é o tumor maligno sólido mais frequente no homem, resultado do crescimento desordenado de células. Pode estar alojado exclusivamente na próstata ou, ao longo do tempo, se espalhar para outros órgãos.
Infelizmente, conforme atesta o Dr. Dante Sica, o preconceito relacionado aos exames ainda é a maior barreira para o diagnóstico precoce.
Para saber mais sobre o assunto – Câncer de próstata veja também:
Sociedade Brasileira de Urologia ( para público em geral)
INCA ( Instituto Nacional do Câncer)
Previna-se e ajude a derrubar o preconceito sobre o exame de toque retal. É fundamental para a avaliação.
Liliana Junqueira de P. Donatelli e equipe do Blog da Biossegurança
4 Comentários
Pingback: Novembro Azul 2022 - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Próstata- Infográfico - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Câncer de Próstata - Mitos e Verdades com Dr. Aguinaldo Nardi - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Novembro Azul 2016 - Blog Biossegurança | Cristófoli