Conferência Anual da OSAP

A conferencia anual da OSAP (Organization for Safety, Asepsis and Prevention) teve como tema em 2017 fazer acontecer a Consulta Odontológica mais segura.The Safest dental Visit TM – Make it happen! A Odontologia Brasileira presente no evento com três palestras que formaram o Painel Global.

Delegação Brasileira na OSAP

De 22 a 25 de junho, o grupo formado por Camila Pinelli DDS, MSC, PhD  da Unesp Araraquara; Fábio de Souza,  DDS, MSC, PhD  da UFPE Recife; Mauro Teixeira, DDS. -T&T Odontologia, São Paulo, Paulo Scigliano DDS de São Paulo, Liliana Junqueira de P. Donatelli Bs, MPH – Bióloga e Consultora em Biossegurança Cristófoli, e Lucy J. de Paiva Teixeira – Administradora da T&T Odontologia, representaram a Odontologia Brasileira e o Grupo Geração Biossegurança, na Conferência Anual da OSAP, que é líder mundial em segurança e controle de infecção em Odontologia.

Odontologia Brasileira na OSAP

Odontologia Brasileira na OSAP – maior participação histórica

Foi um grande experiência profissional e pessoal para os participantes que representando a odontologia brasileira puderam levar vivências próprias e abordagens inovadoras relacionadas a Biossegurança com foco em Controle de Infecção Cruzada.

No painel denominado Global, organizado e coordenado pela Consultora em Biossegurança Liliana Junqueira de P. Donatelli, foram apresentadas estratégias para a minimização dos risco Biológicos, Químicos, Físicos, de Acidentes, e Psicológicos que estão presente em toda consulta odontológica.

Em consonância com o tema da Conferência: The Safest Dental Visit TM- Make it Happen (proposta de que cada consulta odontológica seja a mais segura), foram apresentadas três perspectivas: da prática clínica, educacional, e do paciente.

Conteúdo  abaixo para cada palestra foi disponibilizado pela OSAP com autorização dos autores:

Mauro Teixeira

Fábio Souza

Camila Pinelli

As palestras no Painel Global:

O olhar  do clínico

Mauro Teixeira DDS , como clínico apresentou seu testemunho da Prática da Biossegurança, através de uma retrospectiva histórica, desde 1978 até os dias de hoje, abordando a Missão, os Valores e Objetivos da Biossegurança, meios e recursos, educacionais, filosóficos e materiais, que motivam a prática diária da Biossegurança, consciente, responsável, e proativa por todos os membros da sua equipe odontológica.

Na Universidade – engajando os estudantes

Fábio de Souza DDS, MSC, PhD , Chefe do Comitê de Biossegurança da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, e responsável pela formação dos graduandos para a prática da Biossegurança. O professor apresentou a experiência quanto ao uso de mídias sociais (facebook, Whats app, Instagram) na Disciplina de Biossegurança e Ergonomia da UFP, destacando os resultados positivos para o engajamento dos estudantes para a prático do controle de infecções e segurança no ambiente odontológico.   Resumindo, uma nova forma de: Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a Ser o Conhecimento, e de Aprender a Ensinar.

A perspectiva dos pacientes

Camila Pinelli DDS, MSC, PhD , Integrante do Departamento de Odontologia  Social da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP apresentou seu trabalho científico de levantamento da Percepção dos Pacientes da Faculdade com Relação a Biossegurança Praticada pelos Alunos e Cirurgiões Dentistas Durante os Atendimentos. Com dados científicos apresentados, suas analises, citação de outros trabalhos ao longo da história pelo mundo, e interpretações Dra Camila transmitiu a todos os presentes o grau de consciência de uma parcela da população brasileira. Ficou clara a importância de nós educarmos melhor e mais a sociedade para que os pacientes possam tomar melhores decisões em prol de sua saúde, e para que possam valorizar a boa prática da Biossegurança.

OSAP anual Conference Odontologia brasileira presente

OSAP- Uma grande família

Todos que participaram deste evento foram maravilhosamente recebidos e tiveram a oportunidade de vivenciar o exemplo de competência, seriedade, e do alto grau de comprometimento da OSAP, de seus dirigentes e dirigentes com sua Visão, e Missão.

 

Visão da OSAP: que toda consulta odontológica seja segura.

Missão da OSAP: prover a humanidade de conhecimento para que todo atendimento odontológico seja seguro.

A OSAP é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1984, não de classe, constituída por cientistas pesquisadores, educadores, representantes da indústria, dentistas clínicos, consultores em biossegurança, professores universitários, Oficiais das Forças Armadas dos EUA e do Canadá, civis voluntários, e competentes profissionais contratados para suprir necessidades específicas de ordem administrativa e organizacionais diárias. A OSAP trabalha em cooperação com outras organizações e agências governamentais como: CDC, FDA, OSHA, AAMI, AORN.

Esse encontro anual da OSAP foi entendido por todos que participaram como imperdível para aqueles que estejam envolvidos com a divulgação, ensino e valorização da prática da Biossegurança.

Texto:Mauro Teixeira

Eu assino embaixo e aguardo você, que é um apaixonado por Biossegurança em Odontologia como nós, para compor a delegação de 2018 para Dallas, onde acontecerá a próxima conferência anual da OSAP!

Liliana Junqueira de P. Donatelli 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Cassia Moreira Lopes Reponder

    A aula doProf Fabio de Souza está sensacional ! Parabéns a ele pela criatividade e por atingir os objetivos !

Deixe uma resposta