Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

10555228_483742218395048_1095328257_n

O Projeto de Extensão Universitária da FOB-USP em Rondônia é  coordenado pelos Prof.Dr. José Roberto de Magalhães Bastos e  Prof. Dra. Magali de Lourdes Caldana nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia respectivamente.

Há 12 anos a USP instalou um campus avançado na cidade de Monte Negro em Rondônia onde acontecem as práticas clínicas e atividades educacionais.

Slide1

Bianca Marques Cales
, 21 anos,  estudante do 4 ano da Faculdade de Odontologia
 de Bauru participou da 29a expedição da USP nesta cidade.

Os 14 alunos  da graduação,  seis alunos de pós-graduação Odontologia  e 8 alunos da Fono
audiologia  formaram o grupo de jovens sob a orientação dos experientes professores. Treinados previamente com informações sobre a realidade local viajaram por 48 horas de ônibus para chegarem a Monte Negro em Rondônia onde esta instalado o campus avançado da USP.

 Os atendimentos acontecem em uma clínica na cidade e nas linhas na zona rural bem como em regiões ribeirinhas.

Veja o relato de Bianca  sobre essa rica experiência profissional e de vida:

“As condições de atendimento eram bem diferentes da faculdade, assim como a população também era bem diferente, bem simples, a maioria não tem acesso ao atendimento odontológico no dia a dia. Os alunos divididos em três grupos atendiam  locais distintos: a clinica com quatro cadeiras odontológicas, o setor 4 com uma cadeira odontológica e duas macas para atendimento, e as linhas,  na zona rural, onde o atendimento era feito em cadeiras de praia

Em Monte Negro  é outra cultura, como  fomos informados antes de ir pelos professores. Fomos muito bem recebidos pelas pessoas. Elas tem necessitam de muito tratamento odontológico, mas quando atendíamos, tínhamos priorizar aquele dente que o paciente sentia dor ou que mais incomodava. Para as crianças foi feito também  o trabalho de prevenção em uma escola, mostrando para elas  como escovarem os dentes e entregando kits com escovas de dentes e creme dental.

Para mim, os atendimentos nas linhas foram os mais legais, cada dia era em uma linha diferente, alguns eram ao ar livre, outros dentro de algum postinho ou igreja que tinha na área.

A expedição foi a melhor experiência que tive na faculdade. Pude aprender  muito mais em Rondônia, não só pelo maior número de atendimentos, mas também pelo convívio com os pós-graduandos nos ajudaram e ensinaram muito também. Conseguimos obter mais prática, atender com mais rapidez sem perder a qualidade do trabalho.

Para minha vida pessoal, essa expedição foi marco. Aprendi a trabalhar com pessoas diferentes, a conviver com elas. Percebi que as pessoas de Monte Negro eram tão simples e eram muito felizes,  não precisam de tantas coisas. Muitas pessoas tem tanto dinheiro e  bens materiais e nem por isso são tão felizes assim, querem sempre mais. Isso me fez pensar melhor na minha própria vida, a dar mais valor as coisas mais simples e ser grata por tudo o que tenho.”

O Dr Roosevelt Bastos é um dos professores da FOB-USP envolvido e a apaixonado pelo projeto, e faz parte do departamento de Saúde Coletiva da Universidade e vê na atividade um importante meio educar os alunos mostrando as diferentes realidades. Na cidade de Bauru, a disciplina também proporciona práticas de extensão em zonas mais carentes da cidade levando saúde principalmente através da educação da população.

Na Fonoaudiologia também há muita demanda não só para os alunos em idade escolar, mas também para ajudar as professoras a compreender melhor os distúrbios da fala e audição observados nas crianças  implementando o aprendizado, mas também contribuir com a saúde da população incluindo as próprias professoras.

10555094_483742541728349_1977545788_n

 

Realmente quem já passou por uma expedição só tem a agradecer. Um jovem dentista Thiago Tinoco, me disse exatamente isso sobre a sua experiência na Amazônia:

“Saímos daqui pensando que vamos ajudar muito os outros ao integrar uma expedição, mas na verdade quem é mais ajudado somos nós mesmos”

No Brasil há várias expedições que prestam atendimento odontológico, conheça uma delas e veja possibilidade de participar como voluntário, ou contribuir de alguma outra forma:

www.eds.org

www.saudeealegria.org.br

www.brasilsolidario.com.br

Para saber mais sobre a atividade da USP em Rondônia conheça o livro:

Odontologia e Fonoaudiologia Dez Anos de Práticas Clínicas e Políticas Públicas em Projeto de Extensão: FOB-USP em Rondônia . Organizadores: Prof. Dr. José Roberto de Magalhães Bastos e Prof. Dra. Magali de Lourdes Caldana . Bauru, Sp. Idea Editora 2012.

Liliana Junqueira de Paiva Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

3 Comentários

  1. A divulgação deste atendimento voluntário é muito valioso para mobilizar os jovens profissionais . Concordo com o Thiago ,quem dá é quem mais recebe.

  2. Parabéns!Gente que faz acontecer….como digo sempre: comprometimento com a causa….

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.