Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

O que você sabe sobre resistência aos antibióticos?

Na semana passada postamos um QUIZ traduzido da página da Organização Mundial da Saúde abordando o assunto.

Se você ainda não fez o QUIZ, volte direto lá para o post  antes de continuar a ler!

Abaixo repito as perguntas e comento as respostas conforme a OMS.

1-Antibióticos são medicamentos que matam:

  • bactérias –
    • Antibióticos ˜são medicamentos que tratam infecções bacterianas. Eles não curam infecções causadas por vírus tais como o resfriado comum e a gripe. Tomar antibiótico quando você NÃO precisa, pode prejudicar a sua ação quando você realmente precisar utilizá-los.

2-Bactérias resistentes aos antibióticos podem ser transmitidas aos humanos por meio de :

  • contato com uma pessoa infectada por bactérias resistentes aos antibióticos
  • contato com alguma coisa que tocou a pessoa que possui uma infeção resistente a antibióticos (como por exemplo as mãos de um profissional de saúde ou instrumentos em um estabelecimento de saúde com higiene inadequada)
  • Contato cum um animal, alimentos ou água que carregam bactérias resistentes a antibióticos
    • Antibióticos são admitidos para humanos, gado, peixes e palpitações. A resistência acontece quando bactérias se modificam e tornam-se resistentes aos antibióticos utilizados para tratar as infeções que eles causam. Bactérias resistentes a antibióticos se espalham pelo contato com humanos, animais alimentes ou água que os abrigam.

3-Pare de usar antibióticos assim que você se sentir melhor:

  • Falso
    • Mito. É muito importante que você tome o antibiótico certo, na dose certa pelo tempo correto.Tomando o tratamento pelo tempo correto, mesmo quando você se sente melhor antes, irá eliminar todas as bactérias que fizeram você adoecer e não deixando nenhum que eventualmente tenha mulato e se tornado resistente.

4-O que pode acontecer se eu contrair uma infeção resistente aos antibióticos?

  • Posso ficar doente por mais tempo
  • Posso ter que ser tratado em um hospital ou ir mais ao meu médico
  • Posso necessitar medicamentos mais caros e com maiores efeitos colaterais
    • A resistência aos antibióticos esta acontecendo no mundo todo, afetando pessoas de todas as idades. É uma das maiores ameaças à saúde pública da atualidade. Essas possibilidades são das verdadeiras. Muito sério não é?

5-A resistência bacteriana aos antibióticos já esta fora de controle só piora. Nao há nada que eu possa fazer.

  • Falso
    • O surgimento da resistência aos antibióticos é um fenômeno natural, mas o uso inadequado e excessivo de antibióticos em plantas, animais e humanos acelerou o processo a níveis alarmantes. MAS não é tarde demais para reduzir a resistência microbiana aos antibióticos e todos nós temos um papel a cumprir na preservação da eficiência dos antibióticos.

6-Como eu posso ajudar a combater a resistência aos antibióticos ?

  • Ações para prevenir infecções como receber vacinas, vão ajudá-lo a manter-se saudável e reduzir o uso de antibióticos. E lembre-se: se você ficar doente, sempre consulte um medico ou cirurgião dentista* para verificar se é o caso de tomar ou não antibióticos. Ao receber a sua prescrição siga corretamente a indicação do profissional, completando o tratamento até o final, ainda que você já esteja melhor.

*Na observação da pergunta 6 eu adicionei o cirurgião-dentista que também pode pode prescrever antibióticos na área de sua competência.

Como a resistência aos antibióticos acontece?

As bactérias se reproduzem a uma velocidade incrível, dobram a população em apenas 20minutos. É uma crescimento exponencial – em processo geométrica.

slide1

As mutações acontecem estatisticamente uma vez a cada 100.000.000. Com o passar do tempo existe então a oportunidade de surgirem mutações.  E então acontece a seleção, que nesse caso não é natural.

Veja a imagem que ilustra esse fato:

resistência a antibióticos

Quando você toma o antibiotico até o final você dá oportunidade do seu organismo combater um menor número de bactérias e  possivelmente conseguir eliminar as resistentes.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Pingback: Superbactérias:resistência aos antimicrobianos é real! - Blog Biossegurança | Cristófoli

  2. Pingback: Os Cirurgiões-dentistas no combate à resistência aos antibióticos - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.