
Nesse post você vai acessar o arquivo para imprimir o Registro de Monitorização da Esterilização em Autoclave
Como fazer o Registro da Monitorização da Esterilização?
A monitorização física química e biológica é fundamental para garantir o sucesso da esterilização. Mas não basta realizar ao procedimento, é necessário manter um Registro da Monitoramento da Esterilização. É esse documento organizado que irá demonstrar para a vigilância sanitária o seu cuidado com a qualidade e se efetivamente esses controles estão sendo realizados.
Post Atualizado em 31/03/2022
O monitoramento é útil pois caso você encontre uma falha poderá corrigi-la. Além disso, as medidas pertinentes que foram realizadas também ficam registradas no livro.
Criamos um sistema para registro da monitorização da esterilização para que você escreva todas essas informações. Você pode baixar (clique na imagem e aguarde) e depois imprimir.
Observe que o Brasil ainda não tem um legislação uniforme para os indicadores químicos para os consultórios odontológicos.
Isso vai mudar com a revisão da RDC 15. A revisão passou por consulta pública e era aguardada para 2020, mas com a pandemia a atualização foi adiada. Esperamos para breve a uma consulta pública. Aguarde que publicaremos no Blog Biossegurança assim que tivermos a boa notícia. Fique de olho porque dessa vez deverá incluir a odontologia em todos os níveis de organização.
Para baixar o arquivo basta clicar nesse link: Registros_Monitoramento_da_Esterilização
Caso você tenha mais de uma autoclave:
-
- faça pastas separadas
- use uma única pasta com folhas coloridas – uma cor para cada autoclave
- – cores separada por autoclave
- – e ainda, organize cronologicamente. É a minha predileta!
Veja que com as mesmas folhas você pode organizar de maneira diferente.
Registro da Manutenção Preventiva
Anexe cópias das notas fiscais de manutenção preventiva/corretiva à documentação da monitorização.
Guarde todos esses registros por pelo menos 5 anos.
Se tiver alguma dúvida entre em contato!
Liliana Junqueira de P Donatelli
Interessado em produtos Cristófoli?
Leia mais sobre Monitorização da Esterilização
Veja também o vídeo:
27 Comentários
Boa tarde Juliana!
Como e onde solicitar a inspeção para certificação da minha autoclave odontológica?
Andrea
A vigilância sanitária faz a inspeção sanitária de rotina na medida da possibilidade de cada serviço, quando há alguma denúncia, ou quando o serviço requer uma autorização para funcionamento. O usuário pode contratar um serviço de validação do seu processo de esterilização por empresa especializada. Não há no Brasil, até onde eu conheça um serviço de certificação para o equipamento. Por outro lado, a fábrica e o processo produtivo da Cristófoli é certificada obedecendo a várias normas nacionais e internacionais (https://www.cristofoli.com/index.php?route=information/information&information_id=13) .Espero ter respondido à sua pergunta.
Liliana
Pingback: Como testar sua autoclave: Passo a Passo Indicador Biológico - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Blog Biossegurança 11 Anos - 5 milhões de acessos - Blog Biossegurança | Cristófoli
OLA LILIANA. NO HOSPITAL ONDE TRABALHO SÓ TEMOS O IQ CLASSE 5, POSSO USAR ELE EM TODOS
OS PACOTES?
Olá Mirela
Pode sim. A recomendação de alternar com o classe 4 é porque tem um custo menor, deixando o 5 para os pacotes cirúrgicos e para o desafio de cada carga. Adoro classe 5 em cada pacote, mas cuidado para não estourar seu orçamento.
Abraços Liliana
Pingback: SteriTest: Descomplicando o Monitoramento da Esterilização - Blog Biossegurança | Cristófoli
Boa tarde Liliana, obrigado por compartilhar. Minha esposa tem uma clínica de estética e precisa esterilizar algumas ponteiras de equipamentos. Quais as classes de indicador que ela deve usar, além da classe 1 que é em todos os envelopes, e qual a frequência de cada um? Existe uma legislação para esta área que ela atua que a Vigilância Sanitária pode pedir?
Pingback: SteriTest Voltou - Indicador Biológico autocontido - Blog Biossegurança | Cristófoli
Bom dia Liliana,
Gostaria de tirar uma duvida, como trabalho diretamente na manutenção e no bom funcionamento de 2 autoclaves de pressão em uma unidade de ensino, gostaria de saber o seguinte:
Existem alguma resolução da ANVISA orientando a quantidade de testes biológicos que devemos fazer?
Quais pessoas podem realizar os testes biológicos?
Na fiscalização da vigilância sanitária a assinatura dos documentos dos testes biológicos deve ser assinada por quais pessoas e sua qualificação ?
Na questão da manutenção preventiva do equipamento existe alguma norma especifica ou resoluções destas manutenções?
Agradeço desde de já e fico no aguardo de sua resposta.
Namastê!
Manoel Neris
Pingback: Passo a Passo Indicador Biológico - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Podologia — Fórum de debates Pró Essence: Perguntas e respostas com Liliana Donatelli - Blog Biossegurança | Cristófoli
Ola Liliana, prazer enorme em poder entrar em contato. Sou enfermeiro responsavel pela CME de um hospital. Ja utilizo um modelo anterior a este formulario da cristofili a algum tempo e gostei deste modelo novo. Minha duvida e perante a primeira coluna que mostra os dias da semana que so possui espaço para apenas um ciclo. Se precisar realizar mais de um ciclo teria que apagar a linha logo abaixo. O restante do modelo ficou otimo, a uniao do controle biologico com os integradores ficou otimo. Grande abraço e parabens pelo trabalho realizado.
OLá Fernando
Que bom que você gostou.
Você pode utilizar esse e fazer a adaptação que você sugeriu.
Mude os dias da semana para os ciclos de cada dia.
Obrigada pela sua sugestão. Vai para a tarefas.
Abraços
Liliana
boa noite eu gostaria de ser se mesmo eu não tendo um curso técnico em autoclave, eu posso fazer o controle de esterilização. fazer o processo de preparo desde a embalagem ate o preparo para incubação, anotações nas planilhas de controle…
agradeço sua atenção
Jorge
Para realizar o processamento de artigos em odontologia a pessoa deve ser ASB, TSB supervisionados pelo cirurgião-dentista, no caso de hospitais deve ser uma auxiliar ou técnico de enfermagem com a supervisão de um enfermeiro. Outros casos são possíveis, no caso de estabelecimento de interesse à saúde, como podologia, salÕes de beleza e tatuadores. Mas de qualuqer forma, as pessoas que fazem isso precisam ter recebido um treinamento específico.
Você não especificou o seu caso.
Qualquer dúvida, estou à disposição
Liliana
sou tecnico em autoclave,estou cursando mecatronica queria saber se vc pode me ajutar me informando se posso emtir laudo de autoclave,com o creia que tenho qual o modelo do laudo que posso emitir
Olá Rildo
Para emitir um laudo você teria que ter uma empresa especializada nesse assunto. Dentro do estabelecimento, o responsável técnico pode assinar os registros da esterilização (não é um laudo e só serve para o próprio serviço). Consulte o seu conselho de classe (CREA) para verificar se você pode montar uma empresa que dê esse tipo de laudo.Como técnico de autoclave você pode declarar que a autoclave esta em funcionamento, mas não é um laudo. Esse é o meu entendimento.
Espero ter ajudado você.
Atenciosamente,
Liliana
Pingback: Monitorização química e biológica em autoclaves: como fazer - Blog Biossegurança | Cristófoli
Olá Liliana,
Utilizamos autoclave para esterilização/desinfecção das pinças utilizadas em Consultório Ginecológico.
Estamos no estado do Ceará.
Alguma sugestão de limpeza das peças antes da autoclavagem?
Estamos em processo de implantação dos indicadores.
É preciso adquirir a mini-incubadora ?
O indicador químico é obrigatório? Se for, qual a classe indicada?
Desde já, agradeço.
Olá Arley
Veja o video https://www.youtube.com/watch?v=GjzTnU5BLAU que aborda a limpeza de artigos odontológicos, mas o princípio é o mesmo. Você encontra esse e outros vídeos em nossa videoteca. Vai ajudar muito você http://www.cristofoli.com/biosseguranca/biblioteca/
Lä também tem o novo video, como monitorar a esterilização com indicadores biológicos e mostra passo a passo como realizá-la. Sim você vai precisar da mini-incubadora.
O indicador químico classe 1 é obrigatório em todos os pacotes. Outros indicadores não há uma legislação específica. Estou parrticindo do princípio que é um consultório privado não pretendendo a um serviço de saúde. A minha sugestão é um classe 4 dentro de cada envelope, e um classe 5 por carga. Se estiver dentro de um hospital deve seguir a RDC 15 (daí é mais complexo).
Atenciosamente,
Olá Liliana, eu tenho um estúdio de sobrancelhas e utilizo a estufa (calor seco) no processo de esterilização das pinças.
Nesse processo sempre lavo bem as pinças com detergente neutro, seco, com o auxílio de um algodão umedecido em álcool 70 limpo as pinças, depois embrulho no papel alumínio com a parte que tem brilho voltada para dentro e levo para a estuda em 170 graus por 1 hora.
Apesar de fazer esse processo estou com muita dificuldade em encontrar o indicador biológico para estufas, o indicador químico resolveria esse meu problema? Esse indicador químico (fita adesiva) seria eficiente para monitorar o processo de esterilização com calor seco?
Obrigada desde já,
Isabel
Olá Isabel.
Sugiro que você deixe as pinças em imersão em detergente neutro (mas precisa ser hospitalar, não use o de cozinha ou enzimático). Depois de 5 minutos escove as pinças com uma escova de cabo longo. Enxágue e seque com papel toalha (não precisa do álcool).
Você poderá usar estufas se a legislação do seu estado permitir (consulte a vigilância sanitária- Proibido com certeza em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná). Pode embrulhar no papel alumínio se usar estufa. Mas atenção é 1 horas a 170 graus depois que atingir a temperatura com o termômetro auxiliar ( vendido separadamente da estufa – não confie no termostato , pode dar até 40 graus de diferença) e não pode abrir durante todo o processo.
Os indicadores biológicos para estufa são muito difíceis de serem encontrados assim como os indicadores químicos de melhor qualidade. Mesmo os classe 1 que indicam somente processo, para estufa são muito caros.Não pode substituir…Por esse motivo as pessoas estão migrando da estufa pela autoclave.
Veja esse comparativo
http://www.cristofoli.com/biosseguranca/voce-ainda-esta-no-tempo-da-estufa/
abraços
Liliana
Olá Liliana agradeço as muitas informações que tem disponibilizado a nós dentistas ,é uma área que tenho muito a aprender e praticar! Adquiri a mini incubadora e a minha dúvida é sobre a ampola teste ao autoclavá-la o líquido tinha aparencia menos fluida e quase não embebeu plenamente o papel que fica na base da ampola,é esse tipo e grau de desidratação que vocês se referem como motivo para descartar o teste e iniciar com uma nova ampola e caso se repita procurar assistencia técnica!Abraços 🙂
Vamos lá Márcia.
Vamos ver se entendi…
Da maneira que você descreve parece que você quebrou a ampola antes de autoclavar. Se foi isso, com certeza é que que vai acontecer. Quebrar a ampola DEPOIS de autoclavar. Já viu o video da monitorização?
Entre na aba videos… monitorização da esterilização.
Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
Abraços
Liliana
A iniciativa foi muito legal a tempos estavamos precisando de um manual de monitorização.Nossos cliente irão adorar.
Juliana
Que bom que vocês gostaram. Estamos à disposição.