Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Como fazer o Registro da Monitorização da Esterilização?

A monitorização física química e biológica é fundamental para garantir o sucesso da esterilização. Mas não basta realizar ao procedimento, é necessário manter um Registro da Monitorização da Esterilização.  É esse documento organizado que irá demonstrar para a vigilância  sanitária  o seu cuidado com a qualidade e se efetivamente esses controles estão sendo realizados.

A monitorização é útil pois  caso você encontre uma falha  poderá corrigi-la. Além disso, as medidas pertinentes que foram realizadas também ficam registradas no livro.

Criamos um sistema para registro da monitorização da esterilização  para que você escreva todas essas informações. Você pode baixar (clique na imagem e aguarde) e depois imprimir somente as páginas que desejar. São opções diferentes porque o Brasil ainda não tem um legislação uniforme para os indicadores químicos para os consultórios odontológicos.

Para baixar o arquivo basta clicar na imagem:

Registro de Monitorização da Esterilização
Registro de Monitorização da Esterilização

Caso você tenha mais de uma autoclave:

    • faça pastas separadas
    • use uma única pasta com folhas coloridas – uma cor para cada autoclave
        • – cores separada por autoclave
        – ou ainda organize cronologicamente. É a minha predileta!

Nesta última opção, o vigilante sanitário  ( ou o coordenador de Biossegurança) consegue observar cada semana. Se por exemplo, uma das autoclaves vai para manutenção possível  saber que tem outras duas em serviço e quais.

 

img_4246

Veja que com as  mesmas folhas você pode organizar de maneira diferente.

Registro da Manutenção Preventiva

Anexe cópias das notas fiscais de manutenção preventiva/corretiva  à documentação da monitorização.

Guarde todos esses registros por pelo menos 5 anos.

Se tiver alguma dúvida entre em contato!

Liliana Junqueira de P Donatelli

 

Leia mais sobre Monitorização da Esterilização 

 

Veja também o vídeo:

 

21monitorização arquivo

 

Como arquivar a monitorização da autoclave

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

16 Comentários

  1. Pingback: Podologia — Fórum de debates Pró Essence: Perguntas e respostas com Liliana Donatelli - Blog Biossegurança | Cristófoli


  2. Ola Liliana, prazer enorme em poder entrar em contato. Sou enfermeiro responsavel pela CME de um hospital. Ja utilizo um modelo anterior a este formulario da cristofili a algum tempo e gostei deste modelo novo. Minha duvida e perante a primeira coluna que mostra os dias da semana que so possui espaço para apenas um ciclo. Se precisar realizar mais de um ciclo teria que apagar a linha logo abaixo. O restante do modelo ficou otimo, a uniao do controle biologico com os integradores ficou otimo. Grande abraço e parabens pelo trabalho realizado.


    • OLá Fernando
      Que bom que você gostou.
      Você pode utilizar esse e fazer a adaptação que você sugeriu.
      Mude os dias da semana para os ciclos de cada dia.
      Obrigada pela sua sugestão. Vai para a tarefas.
      Abraços
      Liliana


  3. boa noite eu gostaria de ser se mesmo eu não tendo um curso técnico em autoclave, eu posso fazer o controle de esterilização. fazer o processo de preparo desde a embalagem ate o preparo para incubação, anotações nas planilhas de controle…
    agradeço sua atenção


    • Jorge
      Para realizar o processamento de artigos em odontologia a pessoa deve ser ASB, TSB supervisionados pelo cirurgião-dentista, no caso de hospitais deve ser uma auxiliar ou técnico de enfermagem com a supervisão de um enfermeiro. Outros casos são possíveis, no caso de estabelecimento de interesse à saúde, como podologia, salÕes de beleza e tatuadores. Mas de qualuqer forma, as pessoas que fazem isso precisam ter recebido um treinamento específico.
      Você não especificou o seu caso.
      Qualquer dúvida, estou à disposição
      Liliana


  4. sou tecnico em autoclave,estou cursando mecatronica queria saber se vc pode me ajutar me informando se posso emtir laudo de autoclave,com o creia que tenho qual o modelo do laudo que posso emitir


    • Olá Rildo

      Para emitir um laudo você teria que ter uma empresa especializada nesse assunto. Dentro do estabelecimento, o responsável técnico pode assinar os registros da esterilização (não é um laudo e só serve para o próprio serviço). Consulte o seu conselho de classe (CREA) para verificar se você pode montar uma empresa que dê esse tipo de laudo.Como técnico de autoclave você pode declarar que a autoclave esta em funcionamento, mas não é um laudo. Esse é o meu entendimento.
      Espero ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  5. Pingback: Monitorização química e biológica em autoclaves: como fazer - Blog Biossegurança | Cristófoli


  6. Olá Liliana,

    Utilizamos autoclave para esterilização/desinfecção das pinças utilizadas em Consultório Ginecológico.
    Estamos no estado do Ceará.
    Alguma sugestão de limpeza das peças antes da autoclavagem?
    Estamos em processo de implantação dos indicadores.
    É preciso adquirir a mini-incubadora ?
    O indicador químico é obrigatório? Se for, qual a classe indicada?
    Desde já, agradeço.


    • Olá Arley
      Veja o video https://www.youtube.com/watch?v=GjzTnU5BLAU que aborda a limpeza de artigos odontológicos, mas o princípio é o mesmo. Você encontra esse e outros vídeos em nossa videoteca. Vai ajudar muito você http://www.cristofoli.com/biosseguranca/biblioteca/
      Lä também tem o novo video, como monitorar a esterilização com indicadores biológicos e mostra passo a passo como realizá-la. Sim você vai precisar da mini-incubadora.
      O indicador químico classe 1 é obrigatório em todos os pacotes. Outros indicadores não há uma legislação específica. Estou parrticindo do princípio que é um consultório privado não pretendendo a um serviço de saúde. A minha sugestão é um classe 4 dentro de cada envelope, e um classe 5 por carga. Se estiver dentro de um hospital deve seguir a RDC 15 (daí é mais complexo).
      Atenciosamente,


  7. Olá Liliana, eu tenho um estúdio de sobrancelhas e utilizo a estufa (calor seco) no processo de esterilização das pinças.

    Nesse processo sempre lavo bem as pinças com detergente neutro, seco, com o auxílio de um algodão umedecido em álcool 70 limpo as pinças, depois embrulho no papel alumínio com a parte que tem brilho voltada para dentro e levo para a estuda em 170 graus por 1 hora.

    Apesar de fazer esse processo estou com muita dificuldade em encontrar o indicador biológico para estufas, o indicador químico resolveria esse meu problema? Esse indicador químico (fita adesiva) seria eficiente para monitorar o processo de esterilização com calor seco?

    Obrigada desde já,

    Isabel


    • Olá Isabel.
      Sugiro que você deixe as pinças em imersão em detergente neutro (mas precisa ser hospitalar, não use o de cozinha ou enzimático). Depois de 5 minutos escove as pinças com uma escova de cabo longo. Enxágue e seque com papel toalha (não precisa do álcool).
      Você poderá usar estufas se a legislação do seu estado permitir (consulte a vigilância sanitária- Proibido com certeza em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná). Pode embrulhar no papel alumínio se usar estufa. Mas atenção é 1 horas a 170 graus depois que atingir a temperatura com o termômetro auxiliar ( vendido separadamente da estufa – não confie no termostato , pode dar até 40 graus de diferença) e não pode abrir durante todo o processo.
      Os indicadores biológicos para estufa são muito difíceis de serem encontrados assim como os indicadores químicos de melhor qualidade. Mesmo os classe 1 que indicam somente processo, para estufa são muito caros.Não pode substituir…Por esse motivo as pessoas estão migrando da estufa pela autoclave.

      Veja esse comparativo
      http://www.cristofoli.com/biosseguranca/voce-ainda-esta-no-tempo-da-estufa/
      abraços
      Liliana

  8. Marcia de Mello Oliva Reponder

    Olá Liliana agradeço as muitas informações que tem disponibilizado a nós dentistas ,é uma área que tenho muito a aprender e praticar! Adquiri a mini incubadora e a minha dúvida é sobre a ampola teste ao autoclavá-la o líquido tinha aparencia menos fluida e quase não embebeu plenamente o papel que fica na base da ampola,é esse tipo e grau de desidratação que vocês se referem como motivo para descartar o teste e iniciar com uma nova ampola e caso se repita procurar assistencia técnica!Abraços 🙂


    • Vamos lá Márcia.
      Vamos ver se entendi…
      Da maneira que você descreve parece que você quebrou a ampola antes de autoclavar. Se foi isso, com certeza é que que vai acontecer. Quebrar a ampola DEPOIS de autoclavar. Já viu o video da monitorização?
      Entre na aba videos… monitorização da esterilização.
      Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
      Abraços
      Liliana


  9. A iniciativa foi muito legal a tempos estavamos precisando de um manual de monitorização.Nossos cliente irão adorar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.