Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você já esta ciente da importância da monitorização da esterilização?

A monitorização da esterilização é um dos assuntos que mais falamos aqui no Blog Biossegurança porque a sua exigência pela vigilância sanitária é mais ou menos recente. O que pouca gente sabe são os segredos contidos na etiqueta do indicador biológico. A monitorização biológica é considerada  o padrão ouro da monitorização em autoclaves. Mas apesar de já constar no  Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Serviços de Saúde de 1994 (carinhosamente conhecido como Manual das Bolhas), muitos dentistas e profissionais  que realizam esterilização, não tinham conhecimento da necessidade de sua realização.
A monitorização da esterilização é fundamental para garantir se a esterilização esta realmente acontecendo. Embora não seja uma garantia total, permite verificar se todas as condições  para a sua ocorrência estavam presentes:

  • exposição ao agente esterilizante (presença de vapor)
  • na temperatura correta
  • pelo tempo necessário

Lembrando que utilizamos três tipos de de monitorização: (clique nos  links para assistir aos vídeos)

Essas dicas servem para você que já faz uso regular da monitorização biológica. Mas também, para você que esta começando a pensar em fazer  a monitorização biológica e ainda nem comprou o seu indicador biológico.

Se você não sabe como fazê-la aprenda aqui no passo a passo ou no vídeo de monitorização da esterilização com indicadores biológicos.

4 Dicas preciosas na monitorização biológica – Informações na etiqueta do indicador biológico:

_mg_9656
Na foto acima: à esquerda temos a ampola controle e à direita, ampola teste. Observe que essas ampolas já estão ativadas:assim podemos ver que o líquido – meio de cultura- embebe totalmente o papel com os esporos impregnados.

 

#1- Os indicadores biológicos não são exatamente iguais

Embora todos os indicadores biológicos utilizem  uma população conhecida de esporos resistentes à temperatura Geobacilus sterothermophilus, o tamanho da população pode variar, assim como a resistência da própria população. De um modo geral essas variações não vão fazer muita diferença no seu dia a dia. Mas quando a sua autoclave esta trabalhando no limite, pode acontecer uma divergência de resultados entre marcas diferentes ou até de um mesmo fabricante de lotes diferentes.

Bom, e daí? Isso é mais um motivo pelo qual precisamos usar sempre uma ampola controle do mesmo fabricante e do mesmo lote da ampola teste. Essas informações estão na etiqueta do indicador biológico, assim como o prazo de validade do produto para ser utilizado.

O teste para ser válido, as ampolas teste e controle PRECISAM SER EXATAMENTE IGUAIS – a única diferença é ter passado pelo ciclo de esterilização.

etiquetas indicador biológico T1 T2 C

#2 identifique a autoclave a ser monitorada na etiqueta de cada ampola teste antes da esterilização

Você vai usar pelo menos duas ampolas:

Ampola teste (T) e ampola controle (C).

Se  você tiver  mais de uma autoclave, você pode usar  uma ampola teste para cada autoclave , mas pode usar apenas uma ampola Controle (com uma mini-incubadora Cristófoli você consegue monitorar três autoclaves de cada vez).

No exemplo na imagem acima  T1, T2 e a ampola controle C .

etiqueta do indicador biológico

#3 Olho vivo do indicador químico da etiqueta da ampola-  

Essa é  uma diferença que poucas pessoas observam na hora da compra. Verifique como a alteração acontece  depois da autoclavação. Veja se a mudança de cor é bem nítida e se a tinta permanece firme ao longo do tempo. Isso vai garantir que o registro da monitorização é fiel.

O Sport Test por exemplo, tem como indicador químico uma tinta Classe 4, que é melhor que a tinta do indicador classe 1, a usualmente utilizada para essa finalidade.

Observe na imagem mudança de cor na ampola teste, como a tinta é uniforme e sem falhas. Para isso compare a cor preta à esquerda na etiqueta da ampola teste autoclavada com a etiqueta da ampola controle azul da ampola controle – não autoclavada.

Essa cor deve permanecer estável ao longo do tempo para cumprir o objetivo como documentação.

# 4 Cuidado ao fazer o Registro – Protocolo!

 

pastacompleta etiqueta do indicador biológico

O registro é muito importante para demonstrar  a qualidade assegurada da esterilização. Mas para ter validade como tal, deve ser realizada com muita atenção.

Coloque sempre a etiquetada ampola teste e a etiqueta da ampola controle no mesmo lugar em cada página. Precisa ser um protocolo e não fazer cada vez de modo diferente.

Esse pequenos detalhes  fazem toda a diferença!

Por esse motivo tivemos tantos cuidados ao escolher um indicador biológico com qualidade assegurada para garantir para você a segurança que você precisa.

Experimente o SportTest, compare e comprove a diferença!

indicador-com-ampolas

Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.