Sobre

Missão

Veicular informações técnicas e práticas em controle de infecção, biossegurança em saúde, beauty e body-art, atuar com responsabilidade e ética. Fornecer suporte técnico e científico para a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança e seus clientes.

Visão

Ser referência em Biossegurança em Saúde e Controle de Infecção para profissionais de odontologia, podologia, manicures, tatuadores, body piercers e serviços de saúde em geral.

Valores

  • Valorização das pessoas e do meio ambiente.
  • Compromisso com a saúde e segurança de pacientes e profissionais.
  • Comprometimento com comunicação clara e precisa fundamentada em evidências científicas.

Projeto Biossegurança

Liliana_Donatelli_curriculo_2017

  • O Blog Biossegurança é um espaço interativo criado para divulgar notícias e informações sobre os assuntos da área dos mundos da saúde, beleza, body art (tatuagem e body piercing) e controle de infecções, palestras do projeto “Biossegurança em Odontologia”, assim como datas de congressos e eventos.

 

  • Trazer para a prática as recomendações da ANVISA* , VISAS** e internacionais nesses temas. Você encontrará no BLOG BIOSSEGURANÇA um verdadeiro aprendizado online: vídeos, matérias.

 

  • Consultoria em biossegurança do Blog, gratuita que proporciona integração entre os profissionais visitantes.

 

  • Você pode compartilhar suas dúvidas e experiências em comentários moderados pela consultora de Biossegurança em Saúde Cristófoli, Liliana Junqueira de P. Donatelli, que administra o blog.
  • Prêmios TopBlog Brasil: primeiro lugar em 2013 (júri popular), e segundo lugar por 2 anos consecutivos, sendo 2011 (júri popular) e 2012 (júri acadêmico),  na área de saúde. A Cristófoli Biossegurança se orgulha em contribuir para a disseminação de informações relevantes aos profissionais da área da saúde e afins.

 

  • O Blog Biossegurança foi idealizado por Felipe Duarte – gerente de TI da empresa é coordenado por Liliana Junqueira de P.Donatelli consultora em Biossegurança Cristófoli

 * Agência Nacional de Vigilância Sanitária

**Vigilâncias sanitárias municipais, estaduais

94 Comentários

  1. Nátali Azevedo de Moraes Reponder

    Gostaria de saber sobre a gramatura do avental descartável, ouvi falar que esses que compramos normalmente não protegem o suficiente


    • Olá Nátali
      Tudo bem?
      Não conheço uma recomendação específica. Mas andei testando umas amostras de TNT para responder para você.
      A gramatura 40 é bem satisfatória e realmente respondeu bem impedindo a água de chegar ao outro lado e de umedecer o TNT.
      Se for apra conter os respingos a gramatura 35 também me parceu adequada.
      Sugiro que você solicite uma amostra e que guarde a amostra para comparar aos aventais encomendados para checar se confere com o que você comprou.
      Esepro ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana


  2. Bom dia, dona Liliana, trabalho em uma instituição municipal de saúde, sou farmacêutica, e gostaria de implantar em nosso município a coleta da água do ar condicionado para usarmos como água destilada, a senhora tem algo sobre esse assunto?
    desde já grata pela atenção.


    • Olá Simoni
      Parabéns por procurar idéias para usar a água gerada por esse processo. Realmente a produçao é grande, em especial se coletarmos de vários equipamentos. Porém a água produzida é por condensação e não por destilação. Sendo assim não é indicada para esse uso. Mas tenho certeza que há muitas utilidades para a água recolhida. Creio que o maior desafio é coletar de modo a não ser um facilitador para a reprodução dos mosquitos da dengue. Domesticamente uso para regar as plantas.
      Se você encontrar uma solução de coleta e reaproveitamento terei o maior prazer em publicar aqui no Blog!
      Abraços e sucesso!
      Liliana


  3. Por gentileza, gostaria de orientação sobre o descarte de instrumental odontológico. Tenho indicado no recipiente perfurocorttante devido suas características e por ser crítico. Está correto?
    Obirgada


    • Nildiceli
      Perfeito. Se for uma broca ou um único instrumental, pois ématerial é perfurortante. Mas se for uma quantidade grande, o mais adequado é esterilizar e dar um destino de reciclagem de metais por exemplo. Uma boa idéia é entrar em contato com o fabricante ou com o distribuidor.
      Atenciosamente,
      Liliana

  4. Vanderleia Vieira Reponder

    Bom dia! gostaria de saber se tem um curso de biossegurança para micropigmentadores, e se os cursos online tem validade obrigada.


    • Ola Vanderleia
      Não temos um curso específico para micropigmentadores. Os cursos online auxiliam muito e são muito úteis, mas não devem ser os únicos a serem realizados, em especial porque nesse caso tem conteúdo prático, que ao meu ver, necessita supervisão.
      Atenciosamente,


    • Ola Vanderleia
      Não temos um curso específico para micropigmentadores. Os cursos online auxiliam muito e são muito úteis, mas não devem ser os únicos a serem realizados, em especial porque nesse caso tem conteúdo prático, que ao meu ver, necessita supervisão.
      Atenciosamente,
      Liliana

  5. Pingback: Saiba tudo sobre Biossegurança no Blog Biossegurança - Blog Biossegurança | Cristófoli

  6. bruna ramos dos santos Reponder

    Liliana Boa Tarde, meu nome é Bruna sou formada em odontologia, atualmente trabalho na coordenadoria de saúde das unidades prisionais do Estado de São Paulo no grupo de relações institucionais. Pude observar na minha rotina de trabalho muitos apontamentos de irregularidades quanto a falta de bio segurança no atendimento dentro das unidades prisionais nas visitas técnicas da vigilância sanitária. O meu interesse é levar um curso ou uma palestra sobre o assunto para os profissionais que trabalham dentro das unidades. Como podemos fazer????

  7. Mário Mady Barbosa Reponder

    Bom dia Doutora, gostaria de trabalhar na área. Sabe alguma firma que está selecionando, como a de vocês, com boa reputação?

  8. sandra regina r.r santos Reponder

    Oi drª Liliane, por favor necessito também do fluxograma de instrumentais contaminados, a senhora pode me fornecer?
    atenciosamnete, Sandra.

  9. sandra regina r.r santos Reponder

    olá Drª Liliane
    Lendo este blog procurando mais informações sobre esterilização de instrumentais contaminados encontrei um endereço de um passo a passo , mas infelizmente ao clicar abre uma janela com um aviso de que a página não existe, por favor verifique o que está acontecendo, para assim podermos visualizar as informações necessárias.
    eis aqui o endereço http://www.cristofoli.com/cristofoli/pt/manuais/PassoPassoIndicador.pdf .
    Desde já agradeço, Sandra.


  10. Olá, gostaria de fazer atendimentos Podológicos em domicilio e por isso terei minha autoclave me casa. Minha pergunta é: como fazer um cantinho da esterilização em casa?


    • Silvia
      O ideal é que você tenha uma área dedicada. Pode ser uma banheiro que não é mais utilizado. Você terá que fazer uma pequena reforma, cujo primeiro passo é eliminar o vaso sanitário. O fluxo deve ser unidirecional ( do mais sujo par ao mais limpo), uma pia bancada para embalar (sugiro que você já compre os envelopes prontos economiza no espaço e a esladroa, ainda mais que você só vai precisar de um ou dois tamanhos) e o lugar para a autoclave que com tomada só para ela com um disjunto separado.
      Você deve ter cuidados também no transporte vai e vem. Tem que ter uma caixa plástica (daquelas que você consegue fechar e lacrar) separada para os instrumentos sujos e contaminados, cientificada com o símbolo de infectante e outra similar com identificação de material esterilizado com o material individualmente embalado.
      Veja tambémhttp://www.cristofoli.com/biosseguranca/wp-content/uploads/2015/07/PPM-Passo-a-Passo-Manicure-Rev.2-2014-páginas.compressed.pdf

      Temos também um video dedicado às manicures ( o processo é o mesmo) :
      http://www.cristofoli.com/biosseguranca/video-manicures-beleza-saude-em-suas-maos-4-etapas-da-esterilizacao/
      Abraços.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana


  11. Bom dia, eu sou Médica Dentista em Portugal e estaria interessada em realizar uma formação intensiva em Biossegurança.
    Têm algum curso agendado para este ano?
    Obrigada


    • Ola Sara
      Se quiser podemos realizar via internet, com você aí em Portugal.
      Entre na aba SOLICITE UM WEBINAR e vamos ver a possibilidade de atender você.
      Abraços
      Liliana

  12. Leonardo Antonio Romano Reponder

    Como vai Dra. Liliana
    Gostaria que me orienta-se sobre qual a melhor forma e como fazer – passo a passo – para proceder a esterelização de capotes e campos cirúrgicos. Favor enviar para o meu e-mail.


  13. Olá Liliana!
    Eu realizo o ciclo da autoclave uma vez por semana.
    É aconselhado fazer a monitorização com os tubetes semanalmente.
    Como eu não ligo a autoclave todos os dias, eu posso realizar o controle com os tubetes a cada 15 ou 21 dias?


    • Tânia
      A rigor você tem que fazer toda semana mesmo. Entendo a sua preocupação com custo, mas a legislação exige um padrão mínimo de teste e não abre contempla outro tipos de prazo.
      Liliana

  14. robson ramalho Reponder

    bom dia , gostaria de saber se vcs estõ ministrando curso de manutenção de autoclave no rio de janeiro, pois tenho muitissimo interesse de faze-lo , aguardo imformaçãoes adicionais.

  15. Vilmar Guazzelli Reponder

    bom dia Sra. Lilian…temos 6 extra torques da marca Kavo…que está parado (não usamos mais) e uma seringa triplice…gostaria de doar…a sua ONG recebe doações?

  16. Osvaldo Daniel Andreatta Filho Reponder

    Boa noite Sra. Liliana, possuo duas autoclaves da cristófoli sendo uma de 12litros e uma nova de 21litros. Sempre realizei os procedimentos de esterilização sem problemas. Entretanto, de uns dois meses pra cá estou tendo problemas com as embalagens (sispack, cristófoli e medsteril), pois quando esterilizo caixas com mais de 3cm de altura, após o ciclo elas estão abrindo nas laterais nas regiões seladas pelo fabricante e as vezes onde eu selei, achei que pudesse ser problemas nos lotes das embalagens, mas troquei as bubinas e mesmo assim elas continuam abrindo. Gostaria de saber se a senhora tem algum conhecimento deste fato? Não entendo o porque disso acontecer, pois antes eu não tinha problemas desta natureza. Pode ser problema na autoclave. Lembrando que embalagens rasas as embalagens não se abrem, só nas caixas.
    Desde já agradeço e aguardo sua resposta.
    atenciosamente
    Osvaldo Daniel Andreatta Filho

  17. Patricia Cordeiro Reponder

    Bom dia, Liliana!
    Estou tentando desbloquear minha amora e não tô conseguindo. Ligo para o 0800 44 0800 e a atendente eletrônica dá duas opções e depois desliga. pelo site de desbloqueio, coloquei o número de série, mas diz que é inválido. Socorro!

  18. Alvaro J Santos Reponder

    Boa tarde Liliana
    Gostaria de saber se há alguma orientação sobre o uso da ampola controle. Se 1 ampola controle é suficiente para 3 autoclaves utilizadas na mesma clínica, ou seria necessário 3 ampolas de controle, uma para cada autoclave. A Anvisa tem alguma norma?


    • Olá Álvaro
      Vai depender da sua incubadora. Você precisa incubar pelo menos uma ampola controle por incubação. Você deve seguir as instruções de uso do fabricante das ampolas. No caso da mini-incubadora Cristófoli, você pode testar no máximo 3 autoclaves e uma ampola controle ao mesmo tempo.Certifique-se que a ampola controle e as ampolas teste sejam todas do mesmo lote.
      Liliana


    • Monica.
      São dois processos completamente diferentes.
      Para bancadas desinfetantes de médio nível estão indicados. Existem versões mais modernas de compostos de quaternário de amônio que obedecem esse requisito na versão de lenços umedecidos, por exemplo. Para instrumentos , tudo que for termorresistente deve ser autoclavado. Somente se for semi-critico termossensível e que não possa ser substituído por um autoclavável é que se aceita desinfecção de alto nível.Ácido peracético a 0,2 %
      Abraços
      Liliana


  19. Boa noite.
    Gostaria de parabenizar pelo blog esta me ajudando bastante.
    Gostaria de saber algumas informaçoes ,sobre as luvas ,qual procedimento correto para retirada de instrumentais contaminados,limpeza de bancada ate a recebimento do proximo paciente,se possivel passo a passo.


    • Ola Monica. Que bom! A idéia é essa mesmo.
      Você já viu nossos videos sobre luvas?Abaixo o link para bibliotecahttp://www.cristofoli.com/biosseguranca/biblioteca/
      Clique em “videoteca”
      Nosso maior foco no Blog é a área de processamento de artigos. Masa sua idéia é bem legal!
      Abraços
      Liliana

  20. Thaís Fonseca Reponder

    Oi boa noite. Tenho uma pergunta para te fazer o meu caso é o seguinte sou de Porto Alegre RS, manicure e pedicure (retomando as atividades agora) tenho uma estufa e não tenho condições de adquirir uma autoclave. Como faço para esterelizar meus alicates nesse caso? Espero que tu possas me ajudar. Grata


    • Olá Thais
      Legalmente não há o que fazer…No Rio Grande do Sul a autoclave é obrigatória para todos os serviços sujeitos a vigilância sanitária que executam esterilização. Caso o seu estabelecimento esteja funcionando de portas abertas você esta sujeita à multas e interdição. Uma alternativa,n no seu caso, é que os clientes tragam o seu kit com toso os instrumentos. Para a sua segurança e de seus clientes, recomendo que você programe a compra do equipamento. Hoje há muitas opções compra e parcelamento.
      Abraços e sucesso!


  21. Olá, vou começar a trabalhar como manicure e no momento não tem com comprar uma autoclave. Vi um vídeo na Internet ensinando esterelizar os instrumentos em panela de pressão que seria eficaz como autoclave. Acha que da pra fazer desta forma? Li também várias materis falando sobre isso. Nenhuma fala pra esterelizar os instrumentos já embalados, será que colocando uma grade separando os kits daria? Ou embalo-os depois? Ou neste caso seria melhor usar a estufa corretamente? Obrigada! Bjs


    • Olá Fernanda!
      Que pergunta difícil!
      Primeiro lugar, temos que saber de onde você é… Há estados que não permitem usar outro equipamento para esterilização, como os RS,SC e PR.Significa que não dá para usar outro.
      Os kits devem ser sempre embalados antes de esterilizar.
      Oficialmente as panelas de pressão não podem ser utilizadas (não possuem registro na ANVISA para essa finalidade) embora sejam capazes de eliminar os microrganismos com maior facilidade do que a estufa, mas exige também um procedimento bem controlado.
      A estufa bem utilizada elimina os microrganismos, só fica difícil de controlar o processo.
      A minha sugestão é que você tente negociar uma autoclave em mais pagamentos, pois se você comprar uma estufa, logo você vai ter que partir para uma autoclave,e depois com a estufa você vai gastar muita energia elétrica…Isso se você tiver em um estado que permita o seu uso OK?
      Boa sorte!Sucesso!
      Liliana

  22. maria de nazare Reponder

    Boa noite. Sabendo que bacterias nao voam, há risco de se contaminar uma sala cirurgia so porq esta proxima a outra sala onde ocorreu uma cirurgia contaminada?


    • Olá Nazaré
      As bacterias não voam, mas há muitos mecanismos que podem facilitar e proporcionar a transferência de microrganismos, por esse motivo existem protocolos para assegurar a saúde de pacientes evitando as infecções.
      Existem alguns microrganismos que ficam suspensos no ar e conseguem se deslocar com a movimentação das pessoas e ar (por exemplo o bacilo da tuberculose), por isso há algumas situações que exigem contenção diferente. Mas decididamente não parece ser o caso que você se refere.
      Em princípio não contamina se todos os protocolos forem seguidos, mas para responder a sua pergunta não é assim tão simples, não é a proximidade apenas, mas também fatores prediais, estruturais como por exemplo ventilação e sistema de ar condicionado, além dos procedimentos e rotinas de limpeza.
      Espero ter ajudado você.
      Abraços saúde e sucesso.
      Liliana


  23. bom dia, gostaria de saber se haverá cursos ou palestras para auxiliares em curtiba?

  24. maria de nazare freitas Reponder

    Boa noite. Quero saber quem é responsavel em transportar o material esterilizado, a unidade consumidora ou processadora?


    • Maria
      Bom dia. No meu entendimento é mais fácil pela unidade processadora, para manter os protocolos. Porém a RDC 15, permite para ambos. Veja abaixo:Seção XII
      Do Transporte

      Art. 103 O transporte de produtos para saúde processados deve ser feito em recipientes fechados e em condições que garantam a manutenção da identificação e a integridade da embalagem.

      Art. 104 O transporte dos produtos para saúde a serem encaminhados para processamento nas empresas processadoras ou na CME de funcionamento centralizado deve ser feito em recipiente exclusivo para este fim, rígido, liso, com sistema de fechamento estanque, contendo a lista de produtos a serem processados e o nome do serviço solicitante.

      Art. 105 Os produtos para saúde processados por empresa processadora ou no CME de funcionamento centralizado devem ser transportados para o serviço de saúde em recipientes fechados que resistam às ações de punctura e ruptura, de forma a manter a integridade da embalagem e a esterilidade do produto.

      Parágrafo único. Os recipientes devem estar identificados com o nome da empresa processadora ou do CME de funcionamento centralizado, o nome do serviço a que se destina e conter uma lista anexa com a relação de produtos processados.

      Art. 106 Quando o transporte dos produtos para saúde for realizado pela empresa processadora, os veículos de transporte devem ser de uso exclusivo para este fim.

      § 1º – quando o veículo de transporte de produtos para saúde for o mesmo para produtos processados e produtos ainda não processados, a área de carga do veículo deve ser fisicamente dividida em ambientes distintos com acessos independentes e devidamente identificados.

      § 2º Qualquer outra forma de transporte dos produtos para saúde processados deve ser submetida à aprovação prévia pelo órgão de vigilância sanitária emissor do licenciamento.

      § 3º Quando o contrato entre o serviço de saúde e a empresa processadora envolver o transporte intermunicipal ou interestadual, a forma de transporte dos produtos para saúde deve ser submetida à aprovação do órgão de vigilância sanitária responsável pela fiscalização da empresa processadora.

      § 4º O CME de funcionamento centralizado e a empresa processadora devem estabelecer critérios para a higienização dos veículos de transporte

      Art. 107 O trabalhador responsável pelo transporte deve receber treinamento quanto à higienização das mãos e uso de equipamento de proteção individual.

      Abraços

  25. lidia miranda sa silva Reponder

    Liliana,
    Boa tarde,

    Gostaria de saber se ao lavar instrumental, posso utilizar Bombril?
    para que os materiais os materiais não fiquem com restos de cimento grudado.
    aguardo!
    Obrigada


    • Olá Lídia
      Não…
      Nenhum material abrasivo, como bom-bril, palha de aço, esponja dupla-face, ou sapólio deve ser usado na limpeza do instrumentos. Sei que muitas vezes isso é bem difícil, em especial ema material que polimerizam, endurecem, como resinas e cimentos. Por esse motivo é importante , se possível, já retirar o excesso já na área clínica, num palpe toalha por exemplo. Se endurecer, o uso de lavadoras utrassonicas ajuda.mAs ainda assim, às vezes precisa cutucar com um outro instrumental. As palhas de aço são corrosivas e acabam criando ranhuras no instrumental e ainda podem deixar resíduos.
      Espero ter ajudado você!
      Liliana

  26. Juliana Constante Gomes Reponder

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber se o Indicador Biológico SporTest – Cristófoli é compatível com a mini incubadora 3M ESOE (Attest 1262).
    Att.


  27. Bom dia. sou Rogério Santana, bibliotecário e como produto tecnológico de meu trabalho de conclusão criei o blog Bibliossegurança http://bibliosseguranca.blogspot.com.br com informações sobre Biossegurança para profissionais das áreas de Biblioteca, Arquivo e Museu. Nestes locais há grande quantidade de agentes contaminantes e pouca informação sobre os riscos e formas de se prevenir. Conto com sua ajuda para divulgação e até mesmo colaboração. Se souber de alguma evento, artigo ou livro agradeço. Atenciosamente, Rogério Santana


    • Olá Rogério que interessante. Convido você para escrever uma matéria pra o nosso blog, você então poderá divulgar o seu. O que acha?Envie a sua resposta em meu e-mail:liliana@cristofoli.com
      abraços
      Liliana

  28. rita de cassia roque de oliveira Reponder

    Dra boa noite sou de Catanduva Estado de São Paulo. fui presenteada com uma auto clave de 12 litros e preciso de desbloquear para dar iniciar meus trabalhos . por gentileza mande -me o código e as instruções de como f aze-lo( os codicos da minha auto clave é sn.vf 1110066) ( lote 351208) a nota esta em nome de Ana Maria Borges Pinto Freitas n; 000.112
    .101 serie 3) foi comprada em Shpfisio comercio importadora e exportação LTDA por favor aguardo ansiosa por resposta meu telefone é XXXXXXXXXXX preciso muito desse desbloqueio obrigada


    • Bom dia Rita
      Tentei responder para você no seu celular (tirei o número para proteger a sua privacidade no BLOG). Basta você telefonar para a CAC 0800 44 0800 com essas informações para receber o código de desbloqueio. de segunda à sexta das 9 às 17 horas.
      Você também pode realizar o desbloqueio por internet , asm vai precisar de outros dados e o código de desbloqueio vai para o seu e-mail que você cadastrar.
      Atenciosamente,
      Liliana


  29. Quero saber referente ao meu CERTIFICADO de BIOSEGURANÇA porque até hj não recebi, até minhas amigas podologas tbm nao recebeu.

  30. Patrícia Lopes Reponder

    Oi dra. boa tarde!
    Sou Patrícia, gostaria de saber como adquirir o livro de registros para o controle das esterelizações para consultório odontológico.
    Obrigada.

  31. Maria Aparecida de Souza Reponder

    Sou manicure e pretendo abrir um pequeno espaço para trabalhar ,preciso de algumas dicas sobre o assunto ,principalmente sobre a autoclave para manicure qual a melhor e como funciona e também sobre o preço e onde comprar, obrigada


  32. Quero comprar uma auto clave mas tenho uma dúvida.
    Qual a melhor voltagem para uma alto clave cristófoli vitale 12L cuba inox 110V ou 220V para melhor funcionamento e durabilidade do produto.

  33. Walkiria Egoshi Reponder

    Dra Liliana, já participei de alguns cursos/palestras proferidos pela senhora, todos excelentes! Gosto e leio as suas matérias e dicas, parabéns! Walkiria Egoshi


  34. Gostaria que me indicassem uma assistência técnica que resolvesse o problema da minha autoclave 21L digital,o que não consegui aqui em Cuiabá-MT.


    • Ola Samir
      Enviei uma indicação para você em seu e-mail.
      Qualquer dúvida por gentileza, entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente: DDG 0800 44 0800 (de segunda a sexta-feira das 9 as 17 horas – horário Brasília). Tenha e mãos o número de série da sua autoclave par agilizar o atendimento.
      Atenciosamente,
      Liliana


  35. Boa tarde.
    Gostaria saber onde fica armazenada esta luva de borracha, depois de usada pela primeira vez. Ela é descartada ? Não estaria contaminada para o próximo a utiliza-la ?
    Muito Obrigado.


  36. Gostaria de saber se tem algum e-mail que eu possa entrar em contato com a Sr Liliane. Desde ja Obg


  37. Gostaria de adquirir uma miniestufa,emulador TsT, e um porta envelope para esterilizacao. Como procedo,resido em Assis SP qual ponto mais proximo de compra ou se posso adquirir diretamente com voces. grato Dr Lari

  38. Débora Capilheira Reponder

    Olá Liliana,
    Leciono numa escola que forma ASB e TSB no RS. Gostaria de saber como devemos proceder para recebermos um evento da Cristófoli. Muito obrigada Débora

  39. Sandra Helena Ribeiro Ferraz Barbosa Reponder

    Liliana Boa Tarde!
    Sou aluna do Curso de A.S.B do CETAO, em SP. Meu professor passa vídeos seus sobre Biossegurança. Porém surgiu uma dúvida. Eu opero uma AutoClave Cristofoli 12l e no manual está descrito para colocarmos os pacotes com a face do papel para cima, e a indicação da Anvisa é colocar o papel voltado para baixo. Qual posição correta de colocar os envelopes na autoclave?
    Grande Abraço , Sandra Helena Ribeiro Ferraz Barbosa, SP,SP


    • Olá Sandra.
      Esta é apenas uma recomendação prática, não é legislação. A nossa é baseadas em experiência na fabrica. A primeira vez, que eu vi, foi de um fabricante de papel grau-cirurgico. Testamos nas nossas autoclaves e vimos melhores resultados na secagem. Não há alteração na esterilização, O que não pode é fazer uma arrumação na autoclave que “impermeabilize as camadas”. Por exemplo Coloca um pacote com o papel para cima e em cima dele um outro com o papel para baixo. Não se deve mesmo é empilhar, precisar circular o vapor e depois favorecer a secagem.
      Note que as nossas autoclaves são gravitacionais. Pode ser que a referência da ANVISA seja para as com vácuo. Eles não especificam.
      Abraços


  40. Liliane, muito interessante o seu blog! Dou aula em um curso técnico e gostaria de saber a respeito dos tipos de autoclaves e qual autoclave é a cristófoli?


    • Olá Eduardo.
      Que bom que você gostou.
      A Cristófoli é do tipo horizontal de mesa, a vapor e gravitacional.
      Existem muitos tipos;
      verticais
      Horizontais- vacuo /vapor/ mesa /
      hospitalares
      formaldeído /hospitalares

      -gravitacionais- mesa
      – hospitalares.

      Veja se esclareceu…
      Aqui fica difícil, pois não tem ferramentas de edição.
      Abraços
      Liliana

  41. Claudia Renata Machado Reponder

    Bom dia. Estou interssada em comprar um destilador de Bancada Critófoli.Gostaria de ter informações mais detalhadas sobre o destilador. Vocês tem laudo de análise da água destilada no aparelho? Poderiam enviar? Quais as caracteristicas dessa água? pH, condutividade, microbiológico. Trabalho em uma farmácia de manipulação e a água tem que atender condições rigidas de legislação. Preciso saber se a água destilada por esse aparelho vai atender aos requisitos necessários para o uso na manipulação.
    Aguardo retorno por e-mail. Obrigada
    Claudia Machado,farmacêutica responsável.

  42. Luciane Santos da Cunha Reponder

    Gostaria de receber via e-mail datas referentes aos próximos evento e palestras sobre biossegurança. Estou no Sul de Minas Gerais e gostaria de participar, obrigada!


    • Olá Luciane. Basta você assinar p blog que você recebera cada nova matéria inclusive as palestras. Esta solicitado para Uberlândia,mas ainda não esta na programação.


  43. ola!
    Gostaria que me ligasse para combinarmos um curso voltado para as secretárias de nossa região. Estou na cidade de Araras-SP o fone da loja é 19 3541-0075. Se por ventura não puder entrar em contato, favor deixar o seu fone.


    • Olá Eduardo. Estarei em Campo Mourão na fábrica da Cristófoli, disponível na partir de segunda-feira pela manhã: 44-3518-3400. Solicite o comercial.Peça para falar com Elis Claudia.

  44. Conceição Gonçalves Vieira Amaral Reponder

    Liliana,

    Assisti a palestra “Saúde e Bem Estar em Odontologia” com o Dr. José Luiz Laricchia no CIOSP 2012 e gostei muito. Como é difícil gravar tudo em pouco tempo gostaria de saber se há a possibilidade de receber por e-mail exemplos de Tratamento Seguindo o Relógio Biológico e Exercícios TAO IN.

    Ficarei muito grata.

    Abraços


    • Olá Conceição. Foi legal trazer uma nova perspectiva da Saúde na Odontologia. Que bom que você gostou, eu também adorei. Esta prometido para o Blog algumas dicas do Dr. Laricchia. Aguarde!
      Abraços
      Liliana


  45. Liliana,
    Adorei sua palestra de monotorização da esterilização no CIOSP 2012. Achei muito bem elaborada e direta no assunto.
    Você comentou que se enviassemos um email, mandaria o folder do passo a passo, então gostaria que fizesse esta gentileza.
    Tenho uma autoclave da Cristolofi ja faz alguns meses, e sempre é bom verificar se estou fazendo tudo correto.
    Abraço
    Priscila

  46. Rosana Andrade Reponder

    Olá. Adoro ler o que vc escreve. Se possível, me responda no e-mail.

    Na verdade não é um comentário e sim uma pergunta. O processo de esterilização por autoclave que vc escreveu serve apenas para materiais odontológicos ou serve também para materiais de uso médico em hospitais?

    Sobre o processo de validação também queria saber se funciona da mesma maneira com as Centrais de Materiais Esterelizados dos hospitais? Esse prazo sem bactérias que foi encontrado é sempre reduzido pela metade para ter um grau de segurança elevado?

    Desculpe tantas perguntas. É que entendo tudo com o seu jeito de explicar.

    Desde já agradeço muito


    • Rosana
      Fico contente. Uma das propostas para o BLOG é que as pessoas sintam prazer em receber as informações. Estou enviando uma cópia das respostas no seu e-mail também.
      A esterilização em hospitais acontece de modo semelhante. Evidentemente que os equipamentos são maiores mas o procedimento é bem parecido.
      Sim, a determinação do tempo leva em conta um prazo de segurança. Validação é o procedimento escrito e controlado que vai garantir que um determinado resultado pode ser reproduzido com segurança. Você pode validar o prazo de esterilização, a autoclave em si, um protocolo de limpeza, e assim por diante. No post eu me referi sobre a validação do prazo que você pode deixar os seus pacotes na prateleira. Como os ambientes são muito diferente ó ideal é que cada serviço valide o tempo de guarda de acordo com as condições do seu estabelecimento. Então nos hospitais a validação também deve acontecer de modo similar. Alguns processos de validação , pela importância que têm, foram descritos em normas , como é o caso da validação das autoclaves (feitas em Hospitais- a nível de consultórios odontológicos e serviços de menor porte é inviável).

      • Rosana Andrade Reponder

        Olá

        Muito obrigada pela sua resposta. Nunca pensei que lendo um blog se aprenderia tanto e até mais do que dentro de um hospital.

        Quando dentro de um hospital me falavam que o papel grau cirúrgico tem validade de 30 dias, ficava pensando: Será que no 31º dia ele já está contaminado?E se esse pacote “fora de validade” estiver em uma caixa junto com outros pacotes estéreis vai contaminar os outros? E se eu utilizar um pacote no dia que a validade vai expirar eu posso contaminar a cirurgia?

        Então me responda por favor, quanto tempo que a validação dá “de folga” grau de segurança para que se tenha mais segurança mesmo?. Por exemplo se a validação testou até sessenta dias sem bactérias os pacotes armazenados, ela dará o prazo de 30 dias, é sempre metade?

        Desde já agradeço novamente.

        E parabéns por ter um blog tão importante para nós que trabalhamos na área, e parabéns tb por saber passar e dividir o seu grande conhecimento.

        Muito obrigada mesmo.

Deixe uma resposta