Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Atração ancestral

Qual a motivação para uma pessoa submeter-se a uma tatuagem? Desde os tempos imemoriais o homem vêm marcando o seu corpo de várias maneiras e com objetivos diversos: estigma, poder, anseio por saúde, homenagem, beleza, ritos de passagem, símbolo de sabedoria, proteção, sagrado, erótico, talismã, símbolo de rebeldia, identificação de grupos sociais , número de conquistas, marcar prisioneiros, são tantas  outras.

A mais antiga tatuagem – Alívio da Dor

O “homem de gelo” , Ötzi, foi encontrado em 1991  nos Alpes entre a Itália e a Áustria. Datado com cerca de 5200 anos, é o primeiro registro dessa prática. As marcas  nas costas, tornozelos, punhos, joelhos e pés, eram distribuídas próximas a degenerações ósseas. Essa distribuição levou os estudiosos a supor que fizessem parte de um tratamento para diminuir as dores.

A arte no Egito – Proteção

Existem evidências  da prática de tatuagens nos corpos e membros de mulheres, encontradas em desenhos até 4000 anos antes Cristo. Entretanto as mais famosas múmias tatuadas, eram três mulheres datadas como sendo de 2000 aC. Outros exemplares foram encontrados com datas mais recentes, sempre femininos e na região abdominal.O padrão de pontos formando uma rede em volta do abdome, suporta a idéia que seria um amuleto permanente para proteger a gestação e o parto.

Tatuagem em outras antigas culturas

Sibéria

Em 1948, foi encontrado na Sibéria um corpo de um homem preservado em gelo, que teria 2400 anos. Seus membros e torso estavam ornamentados com tatuagens de animais míticos. Em 1993,  foi encontrada uma mulher em uma tumba com os ombros e punhos também adornados com criaturas míticas, os dois indivíduos pertenciam à mesma cultura.

Europa

Os antigos bretões também tinham o hábito de tatuar-se com vários modelos de feras, como marca de uma classe social alta. Os romanos chamavam-nos de “Picti”- literalmente o povo pintado. Entre os gregos e romanos o uso da tatuagem ou estigma, como era chamado era amplamente utilizado para marcar escravos, ou ainda para punir criminosos. Funcionava como um alerta. Porém, depois, com a prática realizada por Ptomoleu IV para mostrar sua devoção a Dionísio, tornou-se um hábito entre os soldados romanos. Foi banida pelo imperador Constantino ( 306-373dC). O cristianismo defendia que a tatuagem era uma profanação da obra de Deus – o corpo.

Américas

Múmias pré-colombianas no Chile e Peru foram descobertas com tatuagens similares  aos encontrados nas peças de cerâmica e tecidos da mesma época- uma variedade de símbolos e desenhos. A maioria das vezes estavam localizados nos torsos, membros, mãos, dedos e algumas vezes também no rosto. Um grupo de seis mulheres mumificadas datadas de 1475 aC, nativas das Américas (Grenland Inuit) foram encontradas e analisadas com luz infravermelha relevando tatuagem facial.

China e Japão

Na antiga China aparentemente eram utilizadas para marcar criminosos. No Japão começou a ser usada a partir do século 3 aC, presente até hoje principalmente entre membros da Yazuka, a máfia japonesa como expressão de comprometimento.

Polinésia e Cook

Foi a partir da expedição britânica de Cook em 1769, que a moderna tatuagem ganhou o mundo. A cultura da tatuagem entre os polinésios foi aprimorada ao longo dos séculos. Formas geométricas complexas cobriam algumas vezes, todo o corpo. O termo tatuagem originou-se da palavra utilizada por esse povo, que significava bater . O som produzido pelos primitivos instrumentos era bastante similar à palavra também. Os desenhos e formas encantaram os marinheiros, e também os mineiros das minas de carvão- profissões de alto risco e as tatuagens funcionavam como amuletos, tradicionalmente as âncoras nos braços dos marinheiros e a lamparina nos braços dos mineiros.

Escarificação

A arte de escarificar o  rosto e corpo foi difundida especialmente nos povos de pele escura, onde a tatuagem não chamava muito a atenção, notadamente na África. Mostrava coragem e às vezes simboliza um troféu.

Os Maoris

Os Maoris eram admirados pela riqueza da ormamentação de seus rostos que simbolizavam poder. Combinavam a escarificação e tatuagem, obtendo um resultado impressionante.

Arte sobre a Arte de Tatuar

Umas das mais belas obras sobre os hábitos do homem marcar seu corpo foi realizada pelo fotógrafo Chris Rainer. O livro que nasceu do projeto Ancient Marks é imperdível para que gosta do tema e esta disponível pela Amazon. Link Ancient Marks

Além das fotos, as quais reproduzo algumas aqui, o prefácio de Wade Davis é pura poesia.

Termino esse post com dois  trechos dele:

“A pele é o limite que separa o eu do mundo externo. É a interface entre o interior eo exterior, o íntimo e o infinito.”

A forma humana, isolada nas florestas do Amazonas, varrida pelos ventos amargos do Ártico, ou tranquilizada  pelas chuvas do pôr-do-sol da Polinésia, se tornou, através do brilho da arte inspirada, um mapa da cultura e do mito, uma geografia sagrada da alma. Todos expressos pela simplicidade das formas pintadas, esculpidas, incisadas ou gravadas na tela do corpo.

Wade Davis em Ancient Marks

Liliana Junqueira de P.Donatelli com reportagem de Ivete Dsiedzic

Produtos relacionados ao tema

Autoclave_VItale_Class
Cuba-Ultrassom

Vídeos

Veja as tauagem do Iceman – © Museo Archeologico dell’Alto Adige

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Pingback: Tatuagem em adolescentes - O que dizem os pediatras? - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.