Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, desempenhou diversas atividades, como tropeiro, minerador, mascate, dentista e também militar no posto de alferes. A sua patente era abaixo de tenente e servia na cavalaria de Dragões Reais de Minas.
Conheça mais sobre a História da Odontologia e os “Barbeiros”- Os primeiros dentistas
Considerado um bom orador, foi um dos líderes da Inconfidência Mineira que buscava a separação da Capitania de Minas Gerais de Portugal. Exaurida pela cobrança excessiva de impostos da mineração, o povo se revoltava. Não havia mais quase ouro e os impostos continuavam a ser cobrados com a mesma intensidade.
Os inconfidentes foram influenciados pelo iluminismo europeu que culminou na revolução francesa ocorrida na mesma época. Traídos por um de seus simpatizantes numa tentativa de “delação premiada”, a maioria teve penas mais brandas, enquanto Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.
Pedro Américo, ilustre pintor, retratou a imagem do mártir esquartejado. Tornou-se o mártir da inconfidência mineira e o dia de sua morte passou a ser celebrado a partir de 1965.
Tiradentes Patrono da Odontologia no Brasil
Consta que, na juventude, Tiradentes esculpia coras artificiais para substituir os dentes ausentes. O apelido Tiradentes, veio dessa sua atividade como dentista, que naquela época não era uma profissão reconhecida, mas exercida por práticos.
Um bom dia para uma reflexão sobre a Odontologia moderna – o que mudou nesses 225 anos na prática? O nosso desejo é que você se dedique para que cada atendimento em seu consultório seja a Consulta Odontológica Mais segura Possível- uma tradução livre do propósito instituído pela OSAP- The Safest Dental Visit ™.
Um ótimo feriado para você!