Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Por que os cientistas ainda não conseguiram produzir uma vacina contra hepatite C?

A Hepatite C é uma as epidemias que tem feito muitas vítimas anualmente em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde estima que 700.000 pessoas morrem por ano em decorrência da doença. Mesmo com avançadas técnicas de manipulação  e engenharia  genética, os cientistas até hoje não encontraram uma vacina contra hepatite C.

Vacina contra hepatite C

Fatos sobre Hepatite C

  • Causado pelo vírus HCV pode causar infecção aguda ou crônica, variando os sintomas de leves, graves e imperceptíveis podendo durar a vida toda;
  • 130 a 150 milhões de infectados no mundo;
  • 700 mil é a estimativa de mortes por ano em todo o mundo em decorrência da doença
  • Transmissão sanguínea, cujas formas mais frequentes: injeções  inseguras, esterilização inadequada de material odonto-médico hospitalar, e transfusão de sangue e sub-produtos não controlados;
  • Cirros hepática e câncer acomete um número significativos dos pacientes ironicamente infectados
  • Tratamento com drogas anti-virais é capaz de curar cerca de 90% das pessoas infectadas por hepatite C; reduzindo o risco de morte por cirrose e câncer, entretanto o acesso ao tratamento e ao diagnóstico é reduzido;
  • Não há vacina disponível contra a Hepatite C até o momento;
  • No Brasil, o Ministério da Saúde estima que sejam 3 milhões de infectados por Hepatite C* – e maioria não sabe. (*estimativa em 2014)

Como são produzidas as vacinas?

Há basicamente três gerações de vacinas:

  • 1a Geração : As vacinas de primeira geração representam aquelas que empregam na sua composição o agente patogênico na sua constituição completa, mas submetido a tratamentos que levam à inativação ou à atenuação dos micro-organismos. Exemplos:vacinas voltadas para a prevenção da coqueluche ou pertússis (vacinal celular), as vacinas contra varíola, poliomielite, sarampo, rubéola, adenovírus, entre outras.
  • 2a Geraçãovacinas acelulares que empregam toxoides (toxinas purificadas e inativadas por tratamento químico), proteínas e polissacarídeos purificados, como as antitetânica, antidiftérica, hepatite B e as vacinas voltadas para o controle da meningite meningocócica e da pneumonia.
  • 3a Geração:  vacinas que empregam a informação genética do patógeno responsável pela codificação de proteínas que representem antígenos relevantes para a proteção. Em geral chamadas de vacinas de DNA ou fênicas.

Os pesquisadores do TSRI (The Scripps Research Institute) ficaram instigados com o fracasso no desenvolvimento  para a vacina contra Hepatite C, e investigaram a sua causa. Eles analisaram então a versão sintetizada em laboratório de uma proteína viral chave. Essa proteína tem sido usada com a finalidade de induzir a produção de anticorpos contra o vírus da Hepatite C.

O que surpreendeu os cientistas é que essa proteína em particular  era extremamente  flexível. Com isso ela se apresenta de diferentes formas induzindo uma grande variedade de anticorpos,  tornando todo o  esforço inútil.

Agora o problema é encontrar outra versão menos flexível da proteína viral que induza a uma produção de anti-corpos adequada.

Vamos torcer!

Liliana Junqueira de P. Donatelli 

Evite Hepatite C :

Conheça os produtos Cristófoli para esterilizar adequadamente seus artigos e instrumentos

Class_Produtos para blog_1

Class_CD_

AutoclaveClass                                            Class_CD_

 Destilador_Produtos para blog_10Suporte para envelopes
  Destilador Cristófoli                                    Suporte para envelopes
SporTest_Produtos para blog_14SIL_Produtos para blog_16
SporTest                                                          SIL-250 Indicador  Químico 
SteamPlus_Produtos para blog_20          Mini-Incubadora_Produtos para blog_17

Mini-Incubadora                                            Indicador_QuímicoClasse 5

Para saber mais:

Science Daily

Organização Mundial da Saúde- Hepatite C

Ministério da Saúde

Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de vacinas

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.