2019n-COV – O novo Coronavírus, que foi inicialmente detectado na cidade chinesa de Wuhan, está se espalhando pelo mundo. O Ministério da Saúde publicou no dia 23 orientações de manejo para casos suspeitos.
No dia 24 de janeiro: 26 mortos, 800 infectados em nove países: Estados Unidos, Japão, Tailândia, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura e Arábia Saudita e, com os dois casos recém confirmados na França, o vírus chega à Europa.
Caso Suspeito de 2019n-COV em Belo Horizonte é descartado
Embora o caso suspeito tenha sido descartado e ainda não haja casos no Brasil é bem possível que eles ocorram. Outros 4 casos também foram descartados. Ainda é muito cedo para prever como o vírus vai se espalhar pelo mundo. Aparentemente a transmissão de pessoa a pessoa é limitada.O Ministério da Saúde já esta se preparando e tem uma página dedicada ao assunto.
Conheça o documento completo publicado pelo Ministério da Saúde sobre o vírus e o que fazer em caso de caso suspeito.
2019n-COV – Parente do Vírus da SARS – e da MERS
O novo vírus é bastante semelhante ao vírus da Síndrome Respiratória Aguda – SARS que também surgiu na China em 2002 e foi responsável por cerca de 800 mortes em todo o mundo.
A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) é outra doenças causada por arenavírus.
Os coronavírus são zoonótico, isto é, são transmitidos entre homens e animais. A SARS tem origens em um tipo de mamífero silvestre, enquanto a MERS o dromedário. O local onde foi detectada a transmissão inicial foi um mercado livre na cidade de Wuhan no qual se vende animais vivos, incluindo espécies silvestres. O maior suspeito até o momento é uma cobra, mas não está esclarecida a cadeia de infecção.
China Constrói hospital em tempo relâmpago
A China se prepara para receber pacientes da doença, o hospital deve ficar pronto em cerca de dez dias e ter capacidade para receber 1000 pacientes. O objetivo é restringir em um só local facilitando as medidas de contenção e ter profissionais mais especializados para evitar a transmissão da doença.
Organização Mundial da Saúde
A OMS, ainda não decretou Alerta Global. A China toma medidas preventivas inclusive cancelando comemorações do feriado mais importante no país o Ano Novo Chinês. Aeroportos de várias cidades que são porta de entrada estão monitorando temperatura dos viajante, em especial aqueles provenientes de zonas com o vírus.
Entretanto, o alerta por acontecer a qualquer momento com o aumento do número de casos.
Arenavírus no Brasil – Primo do Vírus Sabiá- Febre hemorrágica
Ainda essa semana também foi detectado u vírus muito semelhante ao vírus Sabiá, que provou a morte de um homem do interior paulista. Foi identificado no laboratório do Hospital Alber Einstein em São Paulo.
Esse vírus, apesar de muito letal, tem a transmissão bem limitada e o caso é considerado isolado e de baixo risco para a população em geral. Todos as pessoas que entraram em contato com o paciente estão sendo monitorados.
Similarmente ao vírus Sabiá (último caso registrada no Brasil foi há mais de 20 anos), estima-se que ocorra pela aerosolização de urina e fezes de ratos silvestres por inalação. Ainda não se sabe se é possível a transmissão entre humanos.
Quanto ao vírus da febre hemorrágica brasileira o risco parece bem baixo. Quanto ao 2019n-COV, vamos torcer para que as medidas de contenção sejam eficazes e que as pesquisas nos ajudem a entender rapidamente toda a cadeia de infecção para implementar as medidas de prevenção.
Devemos permanecer sempre atentos.
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Fontes: Ministério da Saúde
OMS
Folha de São Paulo
1 Comentário
Pingback: 1# Coronavírus Infográfico medidas preventivas - Blog Biossegurança | Cristófoli