Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.


7dicasluvasjpg

1 – Luvas certas para  cada tarefa:

Video_Dicas_Diferentes Tipos de_Luvas

2 – Tamanho adequado para as suas mãos

  • Se as luvas forem grandes demais, você perde o tato e pode se atrapalhar no procedimento, se forem pequenas demais, rasgarão com maior facilidade;
  • As luvas não são padronizadas quanto ao tamanho, isso significa que você pode usar P de uma marca e M de outra. Faça os testes e anote o que cada profissional no seu consultório utiliza. Se forem de materiais diferentes (latex/ nitrile) pode variar no tamanho mesmo que sejam da mesma marca.

3 – Latex, Nitrile, Vinil, Neoprene ?

Cada uma tem vantagens e desvantagens:

  • Latex – Confortáveis,  menor custo,  fáceis de serem encontradas,  tem boa elasticidade e proporcionam boa habilidade durante o procedimento. Porém cerca de 5 a 10 % dos  profissionais (podendo chegar a 35%) e cerca de 2% dos pacientes  (lembre-se de perguntar)  são alérgicos ao latex. Se for a sua escolha, prefira as isentas de pó. Embora sejam mais difíceis de calçar, também tem menor chance de causar/desenvolver alergia.
  • Sintéticas – Atenção para verificar se a luva possui CA para uso na área da saúde. Este regsitro é importante para certificar que o produto é adequado para uso odonto/médico/hospitalar. As luvas sintéticas proporcionam maior proteção a substâncias químicas – pode ser uma boa escolha em consultórios odontológicos. A indústria desenvolveu novos produtos com maior elasticidade, melhor preços e qualidade. Se for essa a sua escolha, teste as opções, selecione  e padronize as situações/profissionais.

4 – Como higienizar corretamente as luvas de utilidade?

  • Lave as mãos enluvadas com água e sabão
  • Enxugue com papel toalha
  • Higienize com álcool gel  antisséptico para mãos (isso vai diminuir a sua vida útil mas confere maior segurança na utilização)
  • Deixe secar naturalmente
  • Retire pelo punho
  • Lembre-se que o uso é individual. Marque no punho o nome do profissional que a utiliza.

Video_como_usar_luvas_de_utilidade

  • Se sentir a sua mão molhada ao retirar as luvas, é hora de descartar esse par.

Vídeo_como_Higienizar_luvas_de_utilidade

5- Evite danos às luvas

  • Tire alianças, anéis, relógios e pulseiras,antes de vestí-las além do dano às luvas é proibido pela NR32
  • Se utilizar álcool para higienizar as maos, lembre-se de deixar secar muito bem , pois o álcool danifica o latex.

6- Retire as luvas sem se contaminar

Esse é mais fácil de ver do que explicar – veja o video:

Vídeo_Como_tirar _luvas_sem_se_contaminar

 

7- As luvas de Procedimento e as estéreis e SÃO DE USO único. Você já sabe, mas não custa nada reforçar!

Saúde! E cuidado onde coloca a mão enluvada!!!!

Para que já assistiu minhas palestras, lembre-se do vídeo “Se a saliva fosse vermelha” (produzido pela OSAP em conjunto com o CDC)*.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

OBS-* não postei aqui pois o vídeo possui direitos autorais. Em minhas palestras tenho autorização para reproduzí-lo por ter comprado um exemplar  original.
Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

7 Comentários

  1. Ao retirar minha luva percebi que minha mao estava úmida, como se estivesse molhada, porém nao estava furada e estava presa no punho. Pode ser suor? Ou molhei minha mao na boca do paciente?

    • Olá Laura
      Já aconteceu comigo várias vezes e ser suor. Isso tenho certeza porque não coloquei a minha mão em lugar úmido como água ou uma boca de paciente. Então sim, pode ser suor. Mas atenção porque pode ter rompido. Se as duas mãos estiverem úmidas possivelmente é suor mesmo.
      Por isso é importante selecionar bem as luvas para que estejam bem adaptadas e que tenham boa qualidade. Tem luva que rasga só de colocar na mão.
      Espero que tenha ajudado você.
      Liliana

  2. Maria Magdalena Arbache Lang Reponder

    Quero saber como higienizar a luva de borracha POR DENTRO e nao encontrei nada sobre o assunto.. Gostaria de saber se posso contrair algum fungo nas unhas pois faco uso diario das luvas para lavar louca . Por favor, poderia escrever algum comentario sobre isso? Estou , curiosa pois minhas unhas comecaram a ficar quebradicas.. Gostei muito dos seus conselhos acima. Parabens e obrigada. Maria Lang. Sacramento, California – USA

    • Olá Paulo
      Não é possível. As luvas são consideradas de uso único. Isso é porque perdem a qualidade, inclusive durante o próprio uso. O objetivo do uso de luvas é dar mais segurança para os profissionais e evitar o contato com agentes (nesse caso os microrganismos).O processamento das luvas danifica a sua integridade e portanto coloca o usuário em risco.Quando os serviços de saúde começaram a utilizar as luvas de rotina o processamento era comum, mas as evidências científicas mostraram que é inadequado e hoje é proibido por legislação. Entendo que muitas vezes precisamos repensar o uso de EPI, especialmente quando temos dificuldade para encontrá-los. Sexta-feira assisti a um interessante webinar abordando esse assunto (www.osap.org). A recomendação dada pelos palestrantes é estudar os atendimentos também em função da disponibilidade de EPI. Se tiver oportunidade de assistir recomendo, é gratuito e está gravado, o único inconveniente é ser em inglês.
      Atenciosamente,
      Liliana

  3. Pingback: Novo Guia SES - SP Uso de Luvas em Serviços de Saúde - Blog Biossegurança | Cristófoli

  4. Pingback: Luvas de procedimento em exodontia - Por que não? - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.