Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Espelho, espelho meu, alguém tem uma tatuagem mais bonita do que eu?

Tatuar-se é um hábito bem antigo e cada vez mais popular – não só entre jovens. Você já se perguntou:

  • Como a tinta fica para sempre na nossa pele?
  • Por quê quando a tatuagem  acabou de ser feita as cores são mais fortes e vibrantes?
  • Por quê é mais difícil tirar a tatuagem do que fazer uma ?
  • Como são produzidas as tintas?
  • De onde surgiu a máquina de tatuar?

Os vídeos abaixo mostram as respostas com  imagens e mesmo que você não esteja familiarizado com o inglês, vai entender o processo. Depois dos vídeos veja o meu resumo traduzido.

Esse primeiro vídeo é da revista Galileu e lá você encontra uma reportagem sobre esse assunto que traz uma parte das respostas acima.

No vídeo abaixo a repórter Rachel Feldman, do Washington Post, mostra o que acontece a nível celular enquanto ela esta sendo tatuada ao vivo.

  • Como a tinta fica para sempre na nossa pele?

Impregnada na derme ( abaixo da epiderme que é a camada mais superficial da pele)

  • Por quê quando a tatuagem  acabou de ser feita as cores são mais fortes e vibrantes?

Porque a epiderme no ainda esta colorida com a tinta. Depois que nascem novas células na epiderme, a cor ficará somente na derme

  • Por quê é mais difícil tirar a tatuagem do que fazer uma ?

O processo mais amplamente utilizado é o laser que aquece a tinta, rompe a célula, ams ainda assim tem que ser retirada da derme por outras células o que nem sempre é tão simples. A cor preta é mais fácil de ser eliminada.

  • Como são feitas as tintas?

São vários pigmentos diferentes. Hoje em dia, pelo menos no Brasil, as tintas devem ter registro na ANVISA, o que ajuda a diminuir os problemas com componentes tóxicos (metais pesados), solventes e modo de produção inadequados .

  • De onde surgiu a máquina de tatuar?

Foi a partir de uma invenção de Thomas Edison (sim o inventor da lâmpada) a caneta ara copiar documentos que a máquina de tatuar foi concebida. As agulhas perfuram a pela com um frequência entre 50 a 3000 vezes por minuto!

E claro, lembre-se de cuidar do controle de infecção do estúdio de tatuagem se você resolver fazer uma. : (ou maquiagem definitiva) é realizada com uma técnica semelhante, mas as agulhas são mais delicadas e vai desaparecendo com o tempo, diferente do que acontece com a tatuagem.

Pergunte tudo sobre as tintas, peça para verificar as embalagens originais e se há um cuidado com controle de infecção cuidadoso no local, como é feita  a esterilização, como são montadas as agulhas. Se o tatuador estiver em dia com todos os cuidados em Biossegurança com certeza ele (a) terá o maior prazer e orgulho em mostrar tudo para você! Se ficar reticente, procure outro profissional. Se o seu filho resolver fazer uma – mais vale pagar pela tatuagem  e checar o local – fica a dica!

Sugestão de artigo para se aprofundar no assunto:

A medical-toxicological view of tattooing

 

Fontes:The Lancet , Mundo Estranho – (Editora Abril), www.health.howstuffworks.com,

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.