Nesse post “ABENO divulga: Diretrizes para o ensino da Biossegurança em Odontologia no Brasil” celebramos a conquista.
Por que produzir o documento?
Professores de universidades e cursos de pós-graduação com a consciência das lacunas de Biossegurança no ensino da Odontologia sentiram a necessidade de se reunir e estabelecer as bases para serem desenvolvidas na formação do cirurgião-dentista.
Sendo assim, a primeira reunião paralela aconteceu em Recife em 2019, na qual as primeiras ideias surgiram.
ABENO como palco
O apoio da ABENO para sediar as reuniões deu um impulso à construção do documento e ampliação do Grupo de Professores de Biossegurança que hoje conta com mais de 40 participantes representando todas as regiões brasileiras. Essa diversidade certamente contribuiu para enriquecer e dar dimensão dos desafios a serem enfrentados.
Objetivo
Propiciar uma orientação aos cursos de graduação em Odontologia brasileiros e respectivos Núcleos Docentes Estruturantes, sobre os caminhos necessários ao ensino da Biossegurança em Odontologia, baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DNC) vigentes.
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
De acordo com asa recomendações do documento publicado em junho de 2021:
Aplicar os princípios de Biossegurança na prática odontológica, de acordo com as normas legais e regulamentares pertinentes, promovendo o autocuidado e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas à prática odontológica
(Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) Brasil, 2021, p.5)
Celebre conosco e compartilhe esse importante documento:
Diretrizes_Biossegurança_ABENO
Liliana Donatelli
Imagem gentilmente cedida pelo coordenador do Grupo de Professores de Biossegurança: Prof. Fábio Barbosa de Souza.