Desafios Globais para a Segurança do Paciente

A ANVISA lançou uma série de documentos para promover a Segurança do Paciente e orientar os profissionais e estabelecimentos de saúde alinhando-se com a proposta da OMS ( Organização Mundial da Saúde) na Aliança Mundial pela Segurança do Paciente.

Inicialmente a Campanha Mundial foi “Mãos Limpas Salvam Vidas”, onde no Brasil a ANVISA lançou o Manual de Higiene da Mãos, já publicado em nossa biblioteca na aba documentos nacionais.

É importante lembrar que qualquer que seja o nível de organização de um serviço de saúde a Segurança do Paciente deve ser um objetivo central, e todas essas ações pertinentes e de acordo com a estrutura física devem ser realizadas, quer seja em um hospital terciário com cirúrgicas de alta complexidade, quer seja em um consultório dentário ou médico com apenas uma sala  de procedimentos.

Hoje incluí em nossa biblioteca a série da ANVISA dedicada à Segurança do Paciente:

Assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática

Critérios Diagnósticos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Critérios Diagnósticos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – Neonatologia

Medidas de prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde

Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde

Alguma idéia para a biblioteca?

Envie a sua sugestão : liliana@cristofoli.com

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta