Mais saúde com atividade fisica – Em foco

Geovani Silva que é Profissional de Educação Física e Personal Trainer. Sócio Fundador da Movimente Personal Club, esteve envolvido com o esporte, saúde e bem estar. Iniciou sua carreira no esporte aos 15 anos de idade ministrando aulas de karatê em projetos sociais. Durante e após a faculdade de Educação Física atuouem academias como instrutor de musculação e modalidades coletivas.  No momento é  treinador pessoal e administrador da Movimente Personal Club. Hoje no Blog Biossegurança ele aborda como a atividade física é saúde. Em entrevista para o Blog Biossegurança:

Geovani Silva - Atividade Física é saúde

Geovani você como Profissional de educação Física, como coloca a importância da atividade física especificamente para a saúde masculina?

Geovani: Atividade física é importante para todas as pessoas na manutenção da saúde geral. Independente se é criança, jovem, adulto, Idoso, homem ou mulher, todos deveriam buscar os benefícios que a prática regular de exercícios físicos proporciona. Percebemos que entre os homens parece ocorrer um fenômeno o qual eles tendem a cuidar menos da saúde como um todo. Os exercícios físicos também são deixados de lado por cerca de 57,3% da População masculina. ( dados do IBGE)

Que tipos de exercícios são mais adequados para a manutenção da saúde? Quais aspectos?

Geovani: Ao pensarmos na saúde geral do ser humano, acreditamos que este deva buscar um equilíbrio entre capacidades físicas, controle emocional e espiritual. No que tange as capacidades físicas acreditamos que os homens devem adquirir e manter níveis satisfatórios de Força muscular, Resistência aeróbia, flexibilidade e agilidade podendo assim buscar atividades como exercícios resistidos (musculação), corridas, natação, bike, alongamentos e exercícios funcionais. Quanto ao controle emocional observamos que o homem moderno sofre com a agitação e estresse do “dia dia”, assim atividades como meditação e yoga podem favorecer um alívio da tensão. E quando falamos da variável espiritual não nos referimos necessariamente a questões religiosas, mas sim ao estado de espírito do ser humano onde este encontre motivação para ser uma pessoa melhor a cada dia buscando a paz interior.

Qual a importância de um acompanhamento profissional durante a atividade física?

Geovani: A boa orientação faz toda diferença, na busca por segurança e bons resultados com a prática dos exercícios os homens podem dispor de um Profissional responsável que irá atuar de forma a garantir a integridade, motivação e superação dos resultados .

A pessoa deve consultar um médico antes de começar um programa de atividades físicas?

Geovani:Sim, recomendamos a procura por um médico sempre antes de iniciar qualquer prática de exercícios físicos.

Quais os exercícios que a pessoa pode fazer sozinha e correr menos riscos de se machucar e ainda assim contribuir para a saúde em geral?

Geovani:Atividades que não necessitam de manuseio de equipamentos ou acessórios livres são sempre mais seguras para serem realizadas sem orientação profissional, caminhada, corrida leve e bike são boas práticas para quem quer deixar o sedentarismo de lado.

Ainda quanto à saúde masculina, quais os exercícios adequados para as diferentes faixas etárias?

Geovani:De modo geral todos os exercícios serão sempre bem vindos em qualquer fase da vida. Porém recomenda-se que crianças sejam estimuladas com o maior numero de práticas possíveis com objetivo de proporcionar um repertório motor diversificado, já na adolescência e fase adulta atividades esportivas e também academias podem favorecer um bom convívio social além dos resultados fisiológicos. Quanto a terceira idade atividades que desenvolva a força muscular são sempre uma boa pedida uma vez que esta promove a manutenção da massa muscular.

Qual o segredo para tornar a atividade física um hábito?

Geovani: Boa pergunta KKKK, acredito que a tomada de decisão tenha um fator motivacional intrínseco onde talvez fatores externos podem ser o ponto de partida para uma mudança de hábitos. Particularmente acredito que a vontade de viver e ser uma pessoa melhor pode fazer com que as pessoas busquem os exercícios e os bons hábitos.

Atividade física é saúde!

Agradecemos a entrevista de Geovani e incluímos um vídeo com Ater Cristófoli, nosso diretor, – um praticante da atividade física para uma vida melhor, saúde do corpo e da mente! É mais um cliente satisfeito do Geovani. No vídeo ele comenta sobre a importância de ter um profissional que acompanha o seu exercício. E o desafio de persistir. Fazer disso um hábito!

Nesse Novembro Azul vá além do PSA e da consulta ao urologista, faça atividades físicas, tenha um hobbie, medite, saia com seus amigos, namore, divirta-se. Cuide-se bem!Tudo isso faz bem à saúde.

Liliana Junqueira de P.Donatelli 

Saiba mais sobre a campanha Novembro Azul:

Novembro Azul – Câncer de Próstata – histórico

Câncer de Próstata – Mitos e Verdades com Dr. Aguinaldo Nardi

Novembro Azul – Novidades sobre Câncer de Próstata

Novembro Azul 2016

Novembro Azul – Rapazes, Tempo de se cuidar!

 

 

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta