Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Santa Catarina é mais um estado onde as autoclaves são obrigatórias para esterilização de artigos em salões de Beleza.

Veja a legislação na íntegra: legislação salão de beleza SC

Essa semana a TV Globo do estado veiculou a seguinte reportagem:

Com essa legislação mais um estado proíbe o uso de estufas obrigando a utilização de autoclaves para esterilização. Boas novas!

Não há dúvida que hoje, a autoclave é o equipamento mais indicado para esterilização de artigos nos serviços de saúde. Mais seguro, rápido e econômico.

Cada dia vemos novas legislações voltadas para o setor da beleza com a exigência, porém na maioria dos estados brasileiros ainda é permitido o uso de estufas na legislação específica para odontologia. Esta proibido oficialmente em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, embora na prática muitas vigilâncias não permitam mais  o uso de estufas nesses estabelecimentos de saúde. Outros estados como o Paraná ( link para legislação do Paraná) e Rio de Janeiro estão com legislações contemplando o uso exclusivo de autoclaves para esterilização prontas ou em consulta pública.

Fiquei com a pergunta me atormentando…

Porque existe um movimento mais forte da vigilância sanitária em direção aos Salões de Beleza, proibindo a estufa em cabeleireiros e ainda não na odontologia, uma vez que são realizados procedimentos tão mais complexos?

Teci algumas considerações:

1) Existe uma expectativa que a Biossegurança em Odontologia seja ministrada nas Universidades, que os profissionais sejam formados em relação ao controle de infecções e que os mais antigos estejam se capacitando através de educação continuada;

2) A monitorização da esterilização com indicadores biológicos é obrigatória em consultórios odontológicos e não é possivel realizá-la em estufas com os indicadores presentes no mercado – logo fica inviável o uso de estufas,

3) Na prática, a maioria dos dentistas hoje possui autoclave para esterilização,

4) Planejamento estratégico: para atacar o maior mal (ou o maior risco em termos de saúde pública), uma vez que a maioria dos salões de beleza e seus profissionais não possuem formação específica no controle de infecções e hoje o que vemos é que a grande maioria não possui equipamentos apropriados para esterilização, ou protocolos adequados para processamento de instrumentos.

Infelizmente, algumas dessas afirmações são teóricas.

Vamos torcer para que estas publicações no setor da beleza tenham um efeito em cascata e que estimulem todos os profissionais a se empenharem mais no controle de infecções, não só na compra de equipamentos, mas no cumprimento de protocolos que visam a segurança dos pacientes e profissionais.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

 

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Pingback: Nova portaria exige capacitação em Biossegurança para Salões de Beleza

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.