Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Primeira Palestra na OSAPAC 2017 dia 1- John Molinari

O primeiro dia da conferência anual começou animado com John Molinari abordando microbiologia, com destaque para as bactérias nas linhas de água. Co-autor do um livro Cottone’s Practical Infection Control in Dentistry, Molinari é também autor de vários trabalhos científicos e artigos. Atualmente é diretor para Controle de Infecção do “The Dental Advisor”.

Os desafios em relação aos microrganismos que são transmitidos pela água e que podem levar a infecções

Com os recentes casos de surtos de infecção por micobacterias relacionadas às linhas de água em consultórios dentários na Geórgia e Califórnia, a preocupação com o microrganismos que a água pode abrigar cresceu.

Em sua palestra Molinari abordou diversos aspectos referentes as microrganismos que a água pode abrigar

  • Água é vida

    A água  deve ser segura para o uso pretendido, como lembra Molinari. Bilhões de pessoas ainda não tem acesso a água tratada.

  • O que mata mais que terrorismo, guerras e armas de destruição em massa combinadas?

    Infecções por microrganismos transmitidos pela água:

  • 4000 crianças morrem por dia  em decorrência de doenças associadas à água não tratada.
  • 4 em cada 10 pessoas não mundo não tem acesso a água tratada para beber ( especialmente na África e Ásia).
  • Cólera e febre tifóide estão entre formas de diarréia mais comuns.
  • Bactérias, Vírus, Protozoários e…Mosquitos

    Além dos microrganismos que a água pode carregar, a água também pode abrigar larvas de vetores envolvidos na transmissão de doenças infecciosas como malária, febre amarela, dengue, zika, chikungunya e febre do Nilo ocidental.

  • Reservatórios de Água Tratada que podem ser fontes de microrganismos que provocam infecções

    O biofilme é o maior vilão quando se trata de microrganismos que são capazes de se desenvolver em reservatórios de água potável até mesmo em serviços de saúde. O biofilme  protege os indivíduos e dificulta a penetração e a ação de desinfetantes. Veja alguns  exemplos de locais onde microrganismos podem estar presentes:

  • Água potável e encanamento do hospital
  • Chuveiros
  • Pias
  • Aeradores de torneiras
  • Nebulizadores
  • Gelo e máquinas de gel
  • Lava-olhos
  • Água de dialisadores
  • Banheiras de hidroterapia
  • Endoscópios
  • Bactérias nas linhas de água em consultórios odontológicos: Legionella & Mycobacterium não tuberculose

    São as bactérias que mais preocupam e estão relacionadas a evento e surtos  graves envolvendo odontologia e linhas de água

  • Idosa – óbito Itália – legionelose relacionada à consulta odontológica
  • Surtos na Georgia e Califórnia

Bactérias nas Linhas de água – E agora?

Em sua palestra Molinari aprofundou os ciclos de vida desses microrganismos.Também listou quais são os elementos que transportam ou armazenam água tratada mais susceptíveis de formar biofilme.

Ficamos com o grande desafio de garantir que a água tenha a qualidade  necessária para a finalidade onde será utilizada.

Bactérias nas Linhas de água em odontologia no Brasil

O que fazer?

O biofilme  forma-se rapida e progressivamente dentro da tubulação de água do equipo novo recém instalado. Uma das estratégias importantes é manter seca a tubulação durante a noite fazer um enxágue pela manhã.

Para desinfecção das linhas já existem várias produtos e sistemas aprovados nos Estados Unidos que mantém baixo o número de bactérias. Em todas as palestras ressaltou-se o papel do fabricante dos consultório odontológicos (equipos) que devem detalhar como realizar a desinfeção das linhas e quais são os produtos químicos compatíveis. Essas explicações devem constar nas instruções de uso do equipamento (consultório odontológico). Ainda não temos nenhum produto específico no Brasil e as fábricas e distribuidoras desses equipamentos não oferecem informações sobre o assunto.

Como saber se tem Bactérias nas Linhas de água do seu consultório?

Na verdade com certeza vai ter! O importante é saber quais e se o limite estabelecido ultrapassou ou não. A ADAe o CDC  estabeleceram o limite que é o mesmo tolerado no Brasil:

Limite para bactérias heterotróficas: 500UFC/ml.

Durante a exposição da OSAP foi apresentado um sistema para avaliar a qualidade da água e um sistema para desinfenção das linhas.

Aqui no Brasil ainda não temos sistemas de monitorização da qualidade de água que seja  possível realizar em consultórios.  Assim o único método de avaliação é enviar para um laboratório.

Durante os próximos dias trarei mais novidades sobre a conferência na OSAP.

Aguarde!

Liliana Junqueira de P. Donatelli 

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Eu uso diariamente o peresal aspirado com sugadores para limpar as canulas e ponho ao final do dia metade do reservatorio de agua do equipo com solucao de peresal e aciono as pontas do equipo e setinga triplice ate esvaziar todo o conteudo para evitar a formacao do biofolme. Estou fazendo correto ?

    • Olá Cristiane
      Você já está fazendo um ótimo trabalho, que certamente ajuda a controlar o biofilme. O uso do Peresal é bacana, pois é um ótimo desinfetante, somente cheque com o fabricante do seu equipamento odontológico se não é prejudicial para ele. Caso eles digam que é inadequado, solicite o que ele indicam.
      Para melhorar ainda precisamos de um tratamento para ser adicionado dentro das garrafas de água do equipo, que fornece água para a caneta e para a seringa tríplice. Tanto para manutenção quanto para choque. Perguntar para o fabricante, ainda que não solucione de imediato, alerta o fabricante que tem mais gente pensando nisso. Ea médio prazo pode estimular o mercado a trazer um produtos que resolva o problema.
      Abraços
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.