Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Nesse vídeo, o tema abordado é Biossegurança, Super Dicas em Podologia. Em entrevista respondo a dúvidas frequentes recebidas dos clientes Cristófoli.

Como você recomenda fazer a esterilização dos instrumentos para Podologia?

Antes de mais nada, realizar a limpeza o mais prontamente possível. Use detergente enzimático em imersão e, se disponível em uma Cuba de Ultrassom. Somente depois realizar a lavagem manual sob imersão no detergente enzimático. Enxaguar, enxugar, embalar e autoclavar. Além disso, é muito importante fazer a monitorização da esterilização.

Veja o passo a passo do procedimento PPM – Passo a Passo  goo.gl/vXSxy8

Qual é o detergente recomendado para lavar os instrumentos de podologia?

O ideal é o detergente enzimático que pode ser utilizado até 6 horas depois de diluído. Sendo assim, durante este período pode ser reutilizado. Mas se a solução estiver turva ou com precipitado é sinal que está saturada e deve ser substituída.

Como evitar que os alicates enferrujem?

Em primeiro lugar você precisa utilizar alicates autoclaváveis. Para prevenir a oxidação use lubrificante próprio para instrumental cirúrgico e autoclave como, por exemplo, o Premix-slip. Atenção! Não use vaselina. Esse é um erro muito comum. Sobretudo porque lubrificantes a base de óleo protege os microrganismos do contato com o vapor e isso impede  esterilização.

Qual a maneira correta para lubrificar o alicate?

Para um melhor resultado aplique um lubrificante hidrossolúvel na área de corte, articulações e na mola do alicate. Com a finalidade de facilitar a penetração do vapor, embale o alicate aberto protegendo as pontas com uma gaze, isso facilita também protege a integridade do pacote.

Como saber se a autoclave está realmente esterilizando?

Para avaliar a esterilização é necessário realizar a monitorização da esterilização usando os parâmetros físicos, indicadores químicos e biológicos. A fim de detalhar todo o procedimento, temos dois vídeos disponíveis no canal do Youtube.

Monitorização Física e Química

Monitorização Biológica

Como acomodar corretamente as embalagens de papel grau cirúrgico na  autoclave?

O melhor mesmo é usar um suporte para Embalagens Cristófoli. Assim o envelope fica na vertical o que permite melhor circulação de vapor. Se o Suporte não estiver disponível, coloque o papel para cima. Contribui para uma boa circulação do vapor bem como para a  secagem do pacote  que é fundamental para a manutenção da esterilização.

O papel grau cirúrgico pode ser reutilizado?

Não pode! Principalmente por motivos técnicos, mas também é uma infração sanitária  sujeita a multa. Ainda há muita gente cometendo esse erro. Por isso também escrevi sobre esse assunto aqui no Blog Biossegurança. 

Como devo limpar a minha autoclave? 

Siga as instruções do fabricante da sua autoclave. A Cristófoli recomenda usar pano úmido. O segredo é limpar sempre e não deixar umidade dentro da câmara.

Qual o prazo de validade para guardar o material esterilizado?  

 Há controvérsias. Tem várias indicações para isso. A Vigilância Sanitária geralmente recomenda o prazo de 7 dias para serviços de pequeno porte desde que o pacote esteja íntegro e seco. Já para hospitais o prazo de validade é avaliado pelo próprio serviço de acordo com as condições de armazenamento e manuseio. 

Qual a frequência indicada para realizar os testes biológicos na podologia?

A Podologia não tem uma legislação específica que esclareça essa frequência. A minha sugestão é que a Monitorização da Esterilização Biológica seja realizada semanalmente. Utilizar o Indicador Químico Steam Plus Classe 5 no primeiro ciclo do dia. E um Indicador Sil classe 4 dentro de cada pacote. Sempre registrar o procedimento. Veja as opções de registro no Blog Biossegurança e só você imprimir para usar.

Qual a frequência recomendada para realizar a manutenção de minha autoclave? 

Você deve seguir a recomendação do fabricante da sua autoclave. A Cristófoli recomenda manutenção preventiva uma vez por ano. se houver necessidade realizar a manutenção corretiva.

Qual a vantagem de utilizar a Cuba de ultrassom na Podologia?

A limpeza com a cuba de ultrassom ajuda bastante se for  utilizada corretamente. A grande vantagem é reduzir o risco ocupacional e facilitar a limpeza. É uma excelente opção para otimizar o tempo também!

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato comigo!

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Temos vídeos sobre a cuba de ultrassom disponíveis em nosso canal do Youtube Cristofoli Biossegurança e Blog Biossegurança. Veja os links:

Dicas e Vantagens no uso da Cuba de ultrassom 

Como fazer a desgaseificação na cuba de ultrassom 

Como preparar a solução de detergente enzimático 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.