Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Bomba de Vácuo e Biossegurança

O vídeo “Se a saliva fosse vermelha...” foi um divisor de águas na minha vida como professora de Biossegurança em Odontologia. E tenho certeza que na vida de muitos cirurgiões dentistas também. Foi elaborado em conjunto com o CDC* e a OSAP**  tingindo a saliva de vermelho para evidenciar a contaminação no consultório odontológico,  subestimada pelo fato da saliva ser transparente.

O vídeo não deixa dúvidas sobre a importância das medidas de biossegurança para tornar os procedimentos odontológicos mais seguros para pacientes e profissionais.
O uso da bomba de vácuo reduz a formação da névoa contaminante e o seu raio de alcance, e porque a sua potência é muitas vezes maior que a do sugador convencional.  Assim podem ser utilizadas em todos os procedimentos odontológicos onde há necessidade de sucção.

Bomba de Vácuo na Segurança do Paciente

Dr Murilo, em entrevista ao Blog da Biossegurança, relata que adquiriu a sua primeira bomba de vácuo para usar em cirurgias. Gostou tanto que nem cogita dispensar o recurso mesmo em outros procedimentos.
Segundo ele, existe uma economia de tempo muito grande, fato que em cirurgias é extremamente benéfico ao paciente. Dr Murilo acrescenta: “Quando reduzimos o tempo operatório, a recuperação é muito melhor. Além disso, diminui a possibilidade de ficar algum pequeno resíduo do próprio organismo na área cirúrgica o que também afasta o risco de uma infecção.”
Ele comenta: “Antes de possuir minha primeira bomba de vácuo, por vezes a peneira do sugador entupia  com o sangue que ia se coagulando. Com isso havia muita perda de tempo no procedimento da limpeza afastando a auxiliar para resolver o problema. Minha vida mudou…”
Dr Murilo Koch Borges

A Super Gap 4 

 
Dr Murilo possui uma Super Gap 4 e está muito satisfeito com a troca, entre os motivos que da sua satisfação ele cita:ok
  • mais silenciosa
  • o engate é muito prático
  • mais potente que a anterior
  • melhora a visibilidade do campo operatório
  • economiza o uso do compressor
  • biossegurança
Ele completa que, como  todos os equipamentos,  a limpeza  e manutenção são essenciais para garantir a funcionalidade do equipamento
Dr Murilo Koch Borges é cirurgião-dentista, periodontista e implantodontista.
CRO-14864-PR
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Saber  mais sobre as Bomba de vácuo Cristófoli
*Centers for Disease Control and Prevention   ** Organization for Safety Asepsis and Prevention
Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

5 Comentários

  1. Luiz Otavio Dal Pra Reponder

    Ola!
    Gostaria de tirar uma duvida!
    Estou montando uma clinica com 3 consultórios e o encanamento vai ser externo, como devo proceder com os canos do vacuo de um consultório até o outro? posso colocar uma curva pra baixo ou pra cima para desviar o de esgoto? devo contornar o cano de esgoto da cadeira com o de vácuo deixando um T no meio? Desde ja grato pela atenção!

    • OLá Luiz Otavio.
      Vou perguntar para uma pessoas na fábrica que entende bem desse assunto. Retorno para você assim que eu tiver a resposta.
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Luiza Otávio
        Segue as respostas aos seus questionamentos:
        – Estou montando uma clinica com 3 consultórios e o encanamento vai ser externo, como devo proceder com os canos do vácuo de um consultório até o outro?
        A tubulação entre os consultórios e a bomba de vácuo pode ser externa.
        A tubulação de drenagem (esgoto) deve estar abaixo do nível dos consultórios, e a de sucção com um nível de inclinação entre 0 e 10%.
        A bomba e a cuspideira podem ser ligadas na mesma saída de esgoto desde que exista um sifão exclusivo para o funcionamento da cuspideira para evitar ruído excessivo.
        Comprimento ideal para a sucção entre os consultórios e a bomba é de 10 metros com uma tubulação de PVC de 32 mm de diâmetro.

        Posso colocar uma curva pra baixo ou pra cima para desviar o de esgoto?
        As tubulação de drenagem e de vácuo não devem possuir curvas para cima.

        Devo contornar o cano de esgoto da cadeira com o de vácuo deixando um T no meio?
        Recomendamos evitar conexões com ângulos retos ou “T” nas tubulações, dê preferência a conexões com ângulos de 45° e/ou curvas suaves para otimizar o vácuo e evitar acumulo de resíduos na tubulação de drenagem, se não for possivel utilize “Y”.

        A Bomba de vácuo Supergap 4 é indicada para até 4 consultórios.
        Flyer e manual disponíveis no site.

  2. Dr Jair Cesar Miranda Coelho Reponder

    Bom equipamento. Util a clinica e pequena cirurgia.Interessante saber valor do equipamento.
    Abraços. Dr Jair Cesar Miranda Coelho. Cirurgião Dentista.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.