Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Novembro Azul

Dr. Aguinaldo Nardi, Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, para falar sobre o Câncer de Próstata. Mitos e Verdades

1- Dr. Aguinaldo, por que os homens ainda resistem tanto a se submeter aos exames preventivos? Na sua avaliação, o toque retal é o que mais afugenta os homens dos consultórios dos urologistas?

 Vivemos um problema cultural enraizado no homem latino, que acredita ser indestrutível e que nada poderá lhe acontecer. Ao contrário das mulheres, nós, homens, não sabemos reconhecer nossas fragilidades nem tampouco aceitá-las. Este fenômeno faz com que os homens não se politizem; com isto, não criam mecanismos de defesa contra os males que os atingem.

Infelizmente, ainda é o preconceito que afasta os homens dos consultórios urológicos, pois o exame da próstata é feito através do reto. Vale salientar que este exame dura aproximadamente 10 segundos, não fere a masculinidade nem traz consequências para o homem.

2- A partir de que idade é indicada a realização de exames preventivos?

Segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia, que acabamos de publicar, todo homem acima dos 50 anos deve procurar anualmente o urologista para avaliação da próstata. Aqueles que têm antecedentes familiares, os afrodescendentes e os obesos devem iniciar os exames a partir dos 45 anos.

3- O Câncer de próstata atinge somente homens em idade mais madura?

O câncer da próstata é raro antes dos 40 anos de idade e sua maior incidência é a partir dos 50 anos, atingindo seu pico ao redor dos 60 anos.

4- Quais são os sintomas de câncer de próstata?

Infelizmente, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas nem sinais. Por este motivo, o exame passa a ser fundamental, pois o diagnóstico só poderá ser feito nos pacientes que foram até o médico. Quando os sintomas aparecem, o câncer já está numa fase avançada e não existe mais possibilidade de cura, restando tratamentos paliativos para melhorar a qualidade de vida.

Os principais sintomas do câncer avançado estão relacionados ao esqueleto: dores ósseas – em qualquer parte do corpo, podendo atingir até o crânio – e sintomas urinários, como dificuldade para urinar e sangramento pela uretra, por vezes difícil de ser controlado.

5-  Existem outras doenças, não só câncer, que afetam o sistema genito-urinário. Quais os sinais que indicam que o homem deve procurar um urologista?

É importante lembrar que não só o câncer de próstata afeta os homens, mas o próprio crescimento benigno da próstata atinge a maioria dos homens e também leva a problemas, como a dificuldade miccional, o que afeta a qualidade de vida.

A disfunção erétil, por sua vez, afeta 50% dos homens brasileiros a partir dos 40 anos de idade e também pode ser tratada.

A diminuição do hormônio masculino, a testosterona, também diminui a qualidade de vida do homem – e hoje existem tratamentos específicos e muito bons para este tipo de situação.

Também não podemos esquecer dos cálculos urinários e da infecção urinária.

6- Existem alternativas mais conservadoras para o tratamento do câncer de próstata?

O tratamento depende de uma série de dados do paciente, assim como dos resultados dos exames complementares, como a biopsia da próstata e os valores do PSA. Alguns casos são considerados tumores indolentes e podem simplesmente ser acompanhados, sem necessidade de tratamento específico. Em geral, quando o tumor está numa fase inicial, o tratamento é baseado na cirurgia radical (por via aberta, por via laparoscópica, ou por cirurgia robótica) ou radioterapia. Ambas as técnicas têm altos índices de sucesso e sua indicação depende de análise criteriosa do médico que está acompanhando o paciente. Na fase avançada, temos o bloqueio hormonal, quimioterapia e mais recentemente duas novas drogas muito promissoras que são a abiraterona e a enzalutamida.

7- Acredito que um dos maiores dos maiores medos associados à doença é ficar impotente após a cirurgia. Mito ou verdade? Em que proporção isso acontece? É reversível?

Infelizmente, temos um preço a pagar para ficar livres da doença. A cirurgia radical e a radioterapia podem levar à disfunção erétil ou impotência em quase metade dos pacientes. Mas existe tratamento, caso isto ocorra. Os medicamentos por via oral (sildenafil, vardenafil e tadalafil) têm bons resultados, além de uma injeção que aplica-se no pênis ou, finalmente, a prótese peniana que tem tido grande avanço e constitui importante arsenal para o retorno à atividade sexual.

Outro grave problema está relacionado com o controle urinário. Felizmente, isto é bem raro, chegando a índices de 2%. Para estes casos, existe tratamento fisioterápico ou esfíncter artificial. Portanto, não há motivos para temer as complicações, pois existe tratamento caso algo venha a  ocorrer.

Agradecemos Dr Aguinaldo pela entrevista muito esclarecedora, e convidamos a todos a conhecerem o site da Sociedade Brasileira de Urologia que possui  informações sobre assunto relacionados. desejamos a todos os nossos queridos companheiros que tomem coragem e se cuidem!

 Liliana Junqueira de P. Donatelli

Mais sobre Novembro Azul e câncer de próstata no Blog Biossegurança

Novembro Azul – Câncer de Próstata – histórico

Novembro Azul – Novidades sobre Câncer de Próstata

Novembro Azul – Rapazes, Tempo de se cuidar!

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.