A Organização Mundial da Saúde relata que atualmente 12,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença e cerca de 7,6 milhões morrem em decorrência da doença.
2030 é o ano previsto para que o número de mortes por câncer ultrapasse as doenças cardiovasculares.
Embora possa ocorrer em todas as faixas etárias o envelhecimento é um fator aumentado de risco para alguns tipos de câncer. Sabe-se que a influência do ambiente e hábitos alimentares, e estilo de vida podem contribuir para o seu aparecimento, e o aumento da expectativa de vida esta relacionado ao incremento.
Veja algumas recomendações do INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer) para prevenção de Câncer:
O câncer com maior incidência é de próstata, na população masculina (62/100mil novos casos previsão pra 2012), seguido do de mama entre as mulheres (52/100mil novos casos estimativas para 2012). O câncer de colo de útero também é bastante frequente e esta muito associado ao HPV. Alguns exames simples podem detectálos precocemente:
Exame clínico das mamas anual- Mamografia- (recomendação do MS-anual acima de 35 anos para pacientes com histórico familiar e a cada dois anos para mulheres acima de 50 sem fatores de risco).
Papanicolau
Exame clínico da próstata
Consulte seu médico e seu dentista, que poderão orientá-lo melhor. Há famílias com predisposição genética para alguns tipos de de câncer, e alguns exames devem ser realizados para detecção precoce.
Cada vez mais há mais medicamentos, menos agressivos e com maiores chances de remissão.
Quando o diagnóstico é inicial o prognóstico para muitos tipos de câncer é bastante satisfatório. Por isso – não feche seus olhos e faça a sua parte!