Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Chikungunya – O mesmo mosquito transmissor da dengue – Eliminar reservatórios é fundamental

Captura de Tela 2014-06-26 às 10.12.13 AM

Chikungunya hoje no Mundo (países com notificação de casos com transmissão local)

Captura de Tela 2014-06-26 às 11.43.37 AM

Distribuição geográfica da ocorrência de transmissão de Chikungunya (casos autóctones – atualizado em junho de 2014 Fonte: CDC – Centers for Disease Control and Prevention)

Clique no mapa ou no link acima para acessar o documento na página original, com detalhes em relação aos países.

Chikungunya

Chikungunya é uma doença viral transmitida ao homem somente através da picada de mosquitos (Aedes aegytpi principalmente). Até o momento no Brasil, os casos da doença são apenas de viajantes que voltaram de áreas endêmicas.

O motivo do alerta sanitário tem algumas razões importantes: durante este mês de junho houve a notificação de seis casos de viajantes (soldados brasileiros que foram ao Haiti) com a doença. Outra preocupação foi a chegada de milhares de turistas de todas as partes do mundo em virtude da realização da Copa do Mundo no Brasil.

Sintomas: Febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, rashes cutâneos, dor retro-orbital, mal estar, severas dores articulares que podem perdurar semanas ou meses. Sendo este último sintoma o mais característico e incômodo da doença.

Diferenças em relação à dengue: Não possui a forma hemorrágica, raramente é fatal e o mosquito torna-se infectante mais rapidamente após picar um doente.

Teste laboratorial disponível

Caso suspeito: Apresentar febre acima de 38,5 Cº, artralgia, ter viajado para região de risco nos últimos 15 dias.

Problemas:

  • Não há vacina disponível
  • Não há tratamento específico
  • Potencial epidêmico maior em relação à dengue, sendo que todas as áreas que possuem o mosquito da dengue estão sob risco.
  • Uma vez instalada a transmissão em áreas endêmicas para dengue, pode confundir o diagnóstico gerando uma sub-notificação ainda maior em relação à dengue com conseqüências para a saúde pública e para os indivíduos em termos de tratamento

Nos Estados Unidos foi realizado um estudo do potencial epidêmico da doença com a simulação da sua entrada através de três cidades, Nova Iorque, Atlanta e Miami. Veja que interessante: Artigo Potencial epidêmico Chikungunya EUA

É mais uma das doenças tropicais transmitidas por vetores que é  negligenciada.

O alerta sanitário tem por finalidade evitar que a doenças se instale no Brasil que tem todas as condições de temperatura e presença do agente transmissor para essa ocorrência. Monitorar os possíveis casos, realizar os exames laboratoriais, notificar (faz parte da nova lista de doenças de notificação compulsória), e fazer bloqueio ambiental dos vetores  para evitar a contaminação dos mosquitos locais. Como? Evitando que a pessoa doente seja picada por mosquitos.

Guerra aos reservatórios – basta 2 ml de água para o mosquito se reproduzir e ainda combate a dengue também.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.