Chikungunya – O mesmo mosquito transmissor da dengue – Eliminar reservatórios é fundamental
Chikungunya hoje no Mundo (países com notificação de casos com transmissão local)
Distribuição geográfica da ocorrência de transmissão de Chikungunya (casos autóctones – atualizado em junho de 2014 Fonte: CDC – Centers for Disease Control and Prevention)
Clique no mapa ou no link acima para acessar o documento na página original, com detalhes em relação aos países.
Chikungunya
Chikungunya é uma doença viral transmitida ao homem somente através da picada de mosquitos (Aedes aegytpi principalmente). Até o momento no Brasil, os casos da doença são apenas de viajantes que voltaram de áreas endêmicas.
O motivo do alerta sanitário tem algumas razões importantes: durante este mês de junho houve a notificação de seis casos de viajantes (soldados brasileiros que foram ao Haiti) com a doença. Outra preocupação foi a chegada de milhares de turistas de todas as partes do mundo em virtude da realização da Copa do Mundo no Brasil.
Sintomas: Febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, rashes cutâneos, dor retro-orbital, mal estar, severas dores articulares que podem perdurar semanas ou meses. Sendo este último sintoma o mais característico e incômodo da doença.
Diferenças em relação à dengue: Não possui a forma hemorrágica, raramente é fatal e o mosquito torna-se infectante mais rapidamente após picar um doente.
Teste laboratorial disponível
Caso suspeito: Apresentar febre acima de 38,5 Cº, artralgia, ter viajado para região de risco nos últimos 15 dias.
Problemas:
- Não há vacina disponível
- Não há tratamento específico
- Potencial epidêmico maior em relação à dengue, sendo que todas as áreas que possuem o mosquito da dengue estão sob risco.
- Uma vez instalada a transmissão em áreas endêmicas para dengue, pode confundir o diagnóstico gerando uma sub-notificação ainda maior em relação à dengue com conseqüências para a saúde pública e para os indivíduos em termos de tratamento
Nos Estados Unidos foi realizado um estudo do potencial epidêmico da doença com a simulação da sua entrada através de três cidades, Nova Iorque, Atlanta e Miami. Veja que interessante: Artigo Potencial epidêmico Chikungunya EUA
É mais uma das doenças tropicais transmitidas por vetores que é negligenciada.
O alerta sanitário tem por finalidade evitar que a doenças se instale no Brasil que tem todas as condições de temperatura e presença do agente transmissor para essa ocorrência. Monitorar os possíveis casos, realizar os exames laboratoriais, notificar (faz parte da nova lista de doenças de notificação compulsória), e fazer bloqueio ambiental dos vetores para evitar a contaminação dos mosquitos locais. Como? Evitando que a pessoa doente seja picada por mosquitos.
Guerra aos reservatórios – basta 2 ml de água para o mosquito se reproduzir e ainda combate a dengue também.
Liliana Junqueira de P. Donatelli