Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

 

 

Um grupo de pesquisa liderado por  holandeses e americanos, coordenados por Ron Fouchier e Yoshihiro Kawaoka, criaram uma mutação no vírus Influenza  H5N1  que tornou capaz a transmissão por via aérea em mamíferos (furões). A grande  polêmica causada pela pesquisa foi ter aumentado a possibilidade de transmissão ente humanos, tornando-o uma potencial arma biológica.

A gripe aviária causada pelo vírus H5N1, é muito temida devida a alta letalidade que apresenta em humanos. Desde que foi relatado o primeiro caso em 1997, 50% dos pacientes foram a óbito. Os números nem sempre mostram todas  a verdade, pois é possível que outros casos não tenham sido identificados, ou pela menor gravidade ou pela distância de centros com maior capacidade de identificação do vírus.

A Organização Mundial da Saúde tem poucos casos notificados – cerca de 600.  Isso se explica, possivelmente, pela baixa capacidade de transmissão de pessoa para pessoa em especial por via área.

O debate que se abre é enorme.

1- Fazer ou não a pesquisa?

2-Publicar ou não os resultados?

3- É censura?

4- Haverá alguma benefício para a humanidade?

5- Será possível utilizar os dados para bioterrorismo?Em que escala?

As respostas nem sempre são cristalinas. A ciência  e o conhecimento vão avançando e nem sempre os cientistas conhecem ou controlam  o rumo dos acontecimentos.

O conhecimento  esta disponível esta  disponível num toque de teclado – para o  o bem e para o  mal. Depende de quem usa. Bioética…

Manipulação genética é alta tecnologia, que não é feita em fundo de quintal. Não basta a publicação de um artigo para que um cientista comum resolva fabricar em casa seu exército de vírus.  Infelizmente há governos com excelentes laboratórios e péssimas intenções.

Por outro lado a pesquisa pode proporcionar que se encontrem  drogas para combater estes mesmos vírus que na natureza ficam à vontade para mutar.

Historicamente é o que tem acontecido.Os micro-organismos se modificam e podem ocorrer formar mais letais para o ser o humano.

Será que esse tipo de pesquisa contribuirá para prevenir uma possível epidemia ou estimular a ação de bioterrorismo.

Neste momento, os cientistas decidiram publicar apenas parte dos resultados sem contudo revelar totalmente como conseguiram alterar o vírus para torná-lo mais transmissível.

Leia mais sobre o assunto em  Veja Virtual:

Cientistas deixam vírus da gripe aviária mais letal. Devem revelar ao mundo a receita?

E em inglês:

ttp://www.sciencemediacentre.co.nz/2011/12/21/bioterrorism-concerns-over-virus-research-experts-respond/

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.