Você sabe quantos materiais de consumo diferentes você usa na sua prática diária?
O cirurgião-dentista utiliza centenas, se não milhares de produtos de consumo odontológicos para a sua prática. Será? Pense na variedade de brocas, já são dezenas, na variedade de resinas, material de moldagem. Olhe suas gavetas e comece a contar os itens. Se você já tem uma lista de compras da dental sabe que o que eu digo tem fundamento.
Você guarda os produtos de consumo odontológicos fora da embalagem original?
Um dos grandes inconvenientes de ter tantos materiais é armazená-los de modo correto. Para complicar, as caixas que tornam os produtos vistosos e atraentes para o consumidor (e fazê-lo comprar …) ocupam um enorme espaço, que é precioso dentro dos armários do consultório.
Cuidado! Com esse hábito você pode perder informações preciosas a respeito do produto. Certas indicações (em alguns materiais) só estão presentes na caixa, como por exemplo:
- modo de usar,
- prazo de validade
- prazo de validade depois de aberto
- riscos à saúde
- providências em caso de acidente
Será que eu preciso de todos?
Cada vez surgem novas opções de materiais, técnicas diferentes que convidam você a comprar outros produtos. É claro que é preciso inovar e buscar conhecimentos avançados para ficar sempre por dentro da odontologia de ponta. Mas a organização é fundamental. É preciso planejamento e obviamente conhecer bem a técnica para ter um resultado excelente. De nada adianta comprar materiais e não conseguir tirar o mehor proveito que o novo produto traz para você.
Elimine o que você não usa
Fácil de falar, difícil de por em prática. Assim como no guarda-roupa, o produto que já faz um ano que você não usa, dificilmente você vai usar depois. Coragem e dê um novo destino. Minha mãe tinha uma amiga, que foi engordando como tempo e perdendo as roupas – que ela não se desfazia pois afinal ela ia emagrecer! Até o ponto que ela teve que mandar fazer um armário para guardar as roupas que ela não cabia. Um belo dia, ela fez uma redução de estômago e foi pegar as roupas que ela tinha guardado com tanto carinho. Estavam fora de moda e completamente inadequadas com a nova idade e estilo de vida.
Por isso, elimine todas aquelas caixinhas de alumínio para esterilizar em estufa do tempo da faculdade!
Domine bem uma técnica e um protocolo antes de uma nova aventura
Formiga em confeitaria, mulher em liquidaçao, Liliana na papelaria, dentista no CIOSP…Tem tanta novidade que a gente fica tonto e querendo comprar tudo! Só que nem sempre a gente sabe bem o que fazer com uma canetinha com dez cores. Aqui é obviamente um exagero que serve como um alerta para que a gente sempre se pergunte se deve mesmo investir em um novo produto. Então vale à pena perguntar-se:
- Eu vou usar esse produto no próximo mês?
- Eu domino a técnica para usar esse produto?
- Eu tenho muito estoque de um produto similar?
- Qual a vantagem de trocar de produto? O meu resultado será melhor? Vou ganhar mais tempo? É mais fácil de trabalhar? Existem estudos científicos que comprovam o benefício?
“Tenho sempre tanta coisa para fazer que não me sobra tempo para planejar…”
Já ouviu isso?
Que tal inverter a situação? Reserve um tempo para planejar, de preferência de manhã quando a cabeça ainda está fresquinha e os problemas do dia a dia não começaram a aparecer.
- Olhe sua agenda da semana e repasse quais são os procedimentos que você vai realizar;
- Separe em blocos e verifique se você tem os materiais de consumo para atender todos os pacientes da semana;
- Cheque os kist esterilizados. Quantos tipos de kits você tem?
Organização e Padronização – variações do pretinho básico
Procure padronizar e escolher o que você realmente precisa. Assim você otimiza o estoque de material e ganha tempo- seu e da sua auxiliar. Você vai ver que vai ficar tudo mais fácil e ainda você vai economizar e poder investir nos equipamentos e produtos que realmente vão fazer a diferença.
Espero que este post tão informal de hoje faça você pensar nesse problema tão sério na vida de todos nós. Organização é fundamental!
Coragem e mãos à obra!
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Assuntos relacionados
Produtos Químicos Perigosos em consultórios odontológicos: você sabe identificá-los?
1 Comentário
Pingback: Fique de olho no prazo de validade dos produtos de consumo odontológicos! - Blog Biossegurança | Cristófoli