Conferência anual da OSAP 2018- Uma viagem transformadora

É sempre um prazer participar das conferências anuais da OSAP que esse ano teve como tema: Dental Safety: Innovate, Motivate, Integrate – *Biossegurança em Odontologia inovar, motivar e integrar.  Nesse post vou contar como é a estrutura dessa Conferência OSAP 2018 que participo desde 2010 e mostrar o que me faz querer voltar todos os anos.

*Aqui fiz uma tradução mais livre trazendo o termo Biossegurança ao invés   de  traduzir como segurança porque reflete muito melhor a temática. Aliás, 
essa é uma vantagem muito grande de usar o conceito Biossegurança, que 
na língua inglesa não é utilizado. Nos países de língua latina aparecem os termos biossegurança, bioseguridad e biosicurezza.

Como é a estrutura da conferência anual da OSAP?

São sempre quatro dias de conferência:

Quinta-feira

De manhã é geralmente oferecido um passeio (opcional). Esse ano teve uma atividade mais educativa que aconteceu na Universidade do Texas – vou fazer um post especial dedicado a ela.  No ano passado, tivemos uma visita ao CDC (Centers for Disease Control and Prevention) em Atlanta.

OSAP 2018 - Universidade Texas
OSAP 2018 – Universidade Texas
OSAP 2018 - Universidade Texas
OSAP 2018 – Universidade Texas

A

 

 

 

 

A atividade foi organizada pelo Raghu Puttaiah, BDS,MPH.

É também o dia das pré-conferências  que acontecem no período da tarde. Há opção para os educadores, os consultores e também para os representantes  das empresas que apoiam a organização como membros corporativos.

Eu sempre escolho a pré-conferência para os consultores que traz ideias muito diferentes e práticas. A área de educação é mais para os professores de universidades e a  corporativa é exclusiva para as empresas que são membros da OSAP.

Lean Keefer and Karen Gregory OSAP 2018
Lean Keefer and Karen Gregory

As sessões prévias trazem ótimas oportunidade para conversar, conhecer gente nova e fazer networking. Adorei o tema da primeira palestra: “But.. We Have Always Done It That Way”( “mas …nós sempre fizemos assim”). E daí você já sabe a sequência não é? “nunca ninguém contraiu uma doença no meu consultório… ” Com Karen Gregory e Lean Keefer.

Uma segunda sessão conjunta abordou Safety Protocols for Crisis Situation. Os principais cenários foram violência e incêndios. Uma incrível coincidência: o palestrante programado da área militar foi enfrentar uma crise – A presença do Trump na cidade – Dallas! Mas valeu mesmo assim. Hudson Garret, Jessica Wilson e Eve Cuny deram conta do recado.

Os Expositores

Desempenham um papel fundamental durante o evento e realmente fazem parte da organização. Muitos deles estão bastante envolvidos e exercem funções na administração da organização. São muito éticos e comprometidos com propósito. Muitas atividades são patrocinadas por eles como, por exemplo, o coquetel de recepção os coffee breaks e o lanche servido na hora do almoço da sexta-feira. Durante a quinta, sexta e sábado nos intervalos você pdoe conhecer o que há de mais novo no mercado, desde descartáveis, equipamentos sistemas de controle da qualidade da água. Para mim, foi o que mais encantou (já vejo o sistema há vários anos na OSAP e pelo jeito não há muito interesse no Brasil ainda). Tem máquinas de lavar instrumentos maravilhosas que só faltam falar. Mas tem várias coisas que a  já poderíamos ter aqui. Dá para ter ideias…

Com Karen Daw ao centro mostrando os protetores oculares descartáveis. Mas ainda tem que limpar e desinfetar a haste…

Lencinhos para desinfecção são bem populares nos EUA. Aqui fotografei um que já vem com o suporte. Achei muito prático.

Sexta-feira – 

É o início oficial da Conferência com as apresentações, o reconhecimento das várias áreas da organização e pessoas e entrega de prêmios. Esse ano, receberam os prêmios: Shannon Mills, DDS; Helene Bednarsh, RDH, MPH e J. Hudson Garret JR, PHD, MSN, MPH, MBA, FNP-BC, CSRN, VA-BC, GDCN, PLNC, AS-BCC, IP-BC, CDONA, FACDONA, FAAPM, NREMT.

Na sequência a palestra  de grande impacto que recebe o nome em homenagem a um dos principais membros fundadores John Zapp, que foi ministrada por Michael Bell, um dos diretores do CDC:  A Global Perspective on Infection Control: Infections Have No Boundaries.  Esse ano ele  estava absolutamente inspirado!

Michael Bell OSAP 2018

Ainda pela manhã, a OSHA e o FDA foram representados e abordaram questões regulatórias. Embora sejam diferentes das nossas é bem importante entender como é o processo, sempre aprendemos.

O período da tarde  começou com uma sessão plenária revisitando o guia do CDC que em 2016 recebeu um sumário e um check-list. Depois começou o sofrimento de ter que escolher qual palestra assistir. Sempre tem duas ou três simultâneas. Escolha de Sofia!Esse ano eu assisti :”Shedding Light on Potencial New Risk: High Intensity Curing Light”. A plenária  com Michele Junger que coordena a Odontologia no CDC e Adrew Steen fechou as atividades acadêmicas do dia.

Margherita Sunrise

Fun’ d-Raising Auctions

O divertido leilão ao vivo tem por finalidade arrecadar fundos para a OSAP que é uma entidade sem fins lucrativos, mas que precisa de recursos para realizar as suas ações. É sempre uma festa muito animada e com muitas chances de comprar coisas legais  e ainda ajudar o propósito. A variedade de itens para comprar é grande e vai de bolsas e cachecóis tricotados a mão a viagens em ressorts e passeios de helicóptero. Tudo doado por membros individuais ou corporativos. Durante o evento são servidos snacks e você tem direito a uma bebida alcóolica ou não. Eu escolhi a Margherita Sunrise. Mais uma ótima oportunidade  de conversar com pessoas bacanas em uma situação bem informal.

Há ainda a opção do leilão silencioso no qual você faz lances com o seu número em um papel, que fica  junto com as peças estão expostas em um salão. No final, se ganhar paga e leva. Simples e prático e tem outras opções. Bijuteriais, bonecas, jogos, etc.

Sábado

Early-bird section: Usualmente tem uma sessão madrugada. Esse ano foi sobre a posição da OSAP diante das recomendações sobre a qualidade da água dos equipos odontológicos. O assunto vem trazendo muitas discussões, uma vez que aconteceram casos de infecções, relacionadas ao atendimento odontológico, conectadas à contaminação da água dos equipamentos.

A manhã de sábado começou oficialmente com uma plenária com duas palestras, uma abordando a importância da acreditação na Odontologia: Accreditation in an Increased Environment of Scrutiny – implacations for Dentistry. A outra sobre a implementação da educação no controle de infecção em Odontologia: Introducing a New Famework for Dental Infection Control Education. Na verdade, a acreditação busca excelência dos estabelecimentos.  Já a certificação busca a excelência dos profissionais com vistas a uma implementação na qualidade do atendimento.

Depois no intervalo, mais tortura para escolher entre as opções. Eu escolhi o tema : Vaccination Compliance and the Anti-Vaccination Movement. Podem deixar que eu vou falar mais um pouco de cada uma das atividades que eu escolhi em novos posts. Quando estiverem publicados eu vou colocar os links aqui.

O almoço desse dia é servido em mesas redondas que você senta com quem quiser. Os membros mais antigos são bem empenhados em deixar os mais novos à vontade e se  integrar no grupo e na organização. Tem até um momento especial para isso. Nesse dia é almoço mesmo, com entrada, prato principal e sobremesa. Muito gostoso e acolhedor. Creio que essa cultura de integração que a OSAP promove dá um sabor todo especial ao evento e à própria organização.

Escolhi com menos conflito a sessão da tarde: Viral Informaton and Digital Pandemics: Spread of Misinformation conduzida por Brittany Seymour.

 Pecha Kucha

Essa é uma plenária diferente. Traz 5 assuntos apresentados em ritmo de aventura por 5 palestrantes, em 20 slides com 20 segundos cada. É muito difícil de preparar essa apresentação, porque cada slide tem o mesmo tempo que o outro e passa automaticamente, sem você poder controlar !!! Um desafio bacana. Depois o participante tem a oportunidade de se aprofundar mais sentando-se à mesa com o próprio palestrante ou com facilitadores. Em 2016  eu apresentei o Biossegurômetro que fez bastante sucesso. Nós fizemos uma versão em inglês e levou o nome de DICE- Dental Infection Control Evaluator. Já no ano passado, fiquei como facilitadora em uma das mesas que abordou o controle de infecção no atedimento odontológico em locais não convencionais (como serviços voluntários em clínicas montadas somente para essa finalidade).

Os assuntos desse ano:

Eu escolhi o primeiro e o quarto. Na foto é a mesa do Dr Ernesto Lara ( que etava tirando a foto). Incluí a oficial dele aqui embaixo.

Highlights: Innovate Integrate and Motivate for The dental Safest Visit

Voltamos para uma plenária com Hudson Garret que apresentou uma sinopse do evento apontando os pontos principais. Esse é o dia que a maioria das pessoas vai embora. Como eu já falei antes, vale muito à pena ficar.

Domingo

Cindy Durley, MEd, MBA é diretora da DANB (Dental Assisting National Board, Inc) e responsável pelo programa de certificação que esta sendo cosntruído em conjunto com a OSAP. Teve por finaldiade explicar como serão os passos para que as pessoas obternham a certificação.

Avaliação do Evento

Momento de despedida e de lançamento da Conferência de 2019 que acontecerá no Arizona em Tucson (que eles pronunciam algo parecido com Tiuusan) e a data será novamente no final de maio.

Dicas de Como Você Pode Economizar Durante o Evento:

  • Torne-se um membro da OSAP – vale cada centavo (faça a inscrição para webmember é mais barata e quase não tem diferença)
  • Sendo  membro, você já tem desconto na inscrição para a Conferência que é quase o valor de se tornar associado
  • Registre-se com antecedência – o desconto é ótimo
  • Divida o quarto com alguém – bom você tem que arrumar um amigo para ir com você. Os quartos são bem grandes e há bastante espaço.
  • Aproveite todas as oportunidades para comer de graça – muitos coffee breaks e lanchinhos de repcepção. Além de economizar dinheiro você economiza tempo – que como sempre é muito precioso.

Espero que esse mergulho tenha inspirado você a querer saber mais sobre o assunto e  se programar para o ano que vem. Se quiser saber mais,  estou sempre à disposição. Vamos lotar o mapa do Brasil de bolinhas no ano que vem.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta