Fernanda, mais uma aluna do Dr. Fábio conquistou com esse poster o Terceiro lugar entre mais de 800 trabalhos aceitos no COPEO
Esse trabalho foi fruto da monitoria de Biossegurança e Ergonomia e foi desenvolvido junto a equipe da disciplina liderada pelo docente Dr. Fábio Barbosa de Souza.
Para acessar e ler com maior facilidade , clique na imagem ou no link que vem em seguida.
Poster Fernanda Pimentel COPEO 2014
O assunto é frequentemente tratado em congressos internacionais, mas ainda pouco se fala no Brasil, que ainda nem esteriliza as canetas de alta rotação de rotina.
Bactérias entre outros micro-organismos são encontrados com frequência na linha de água dos consultórios. Nos EUA a ADA ( American Dental Association sugere até 200 UFC/ml, enquanto o CDC ( Centers for Disease Control and Prevention), aceita água com qualidade potável até 500 UFC/ml.
O grande vilão é o biofilme que se foram rapidamente dentro das linhas de água que tem uma grande superfície comprada ao volume oferecendo um fluxo lento e propício à sua formação.
É bom lembrar que o biofilme é um ecossistema complexo, formado por diferentes micro-organismos que se organizam formando uma estrutura tridimensional simbiótica com características diversas em relação às formas originais. Por esse motivo é muito difícil removê-lo depois que se instalou.
O maior risco é no atendimento de pessoas imunocomprometidas.
Há um caso clínico de uma idosa que foi a óbito por pneumonia causada por Legionella , compatível com a cepa encontrada nas linhas de água do seu dentista. A idosa não saía de sua casa facilitando estabelecer um nexo causal.
Para saber mais sobre o assunto:
Pneumonia Associated With a Dental Unit Waterline : Ricci ML, Fontana S, Pinci F, et al Lancet. 2012;379:684
Veja também esse: Com sugestões interessantes sobre o assunto:
Um ótimo final de semana!
Liliana Junqueira de P.Donatelli