Como atrair as a colaboração das Crianças contra Zika?
O sucesso de campanhas de Saúde Pública, de defesa ao meio ambiente e tantas outras tem as crianças como aliadas. O grande desafio é levar a linguagem adequada para que eles entendam do assunto e possam efetivamente colaborar. Vídeos com animações coloridas e música, games foram as escolhas para atingir esse público.
Os pequenos têm ao seu lado a honestidade de propósito e a fé de que podemos mudar o panorama com ações. E realmente podemos!
Ministério da Saúde lança série educativa : Crianças Contra Zika – MS
O projeto conta com seis videoclipes que utilizam diferentes técnicas de animação e músicas de artistas consagrados, sendo o grande objetivo estimular desde cedo as crianças nas ações de prevenção e tê-las como aliadas influenciando o comportamento da família. Os vídeos serão veiculados durante o horário de programação infantil do SBT e nas redes sociais.
De acordo com o Ministério da Saúde os artistas convidados são : André Abujamra, Zeca Baleiro, Hélio Ziskind, Arnaldo Antunes, Xis, Marisa Orth e Palavra Cantada compuseram e interpretaram as canções, sob a curadoria musical de André Abujamra. Também participa do projeto a cineasta Baboo Matsusaki, que assina a abertura e o encerramento do filme “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar 2016, como melhor longa de animação.
Games, ferramenta para conquistar as crianças contra Zika:
O jogo foi elaborado para o combate à dengue, mas como o mosquito transmissor da dengue e da Zika ( ale’m de Chikungunya e Febre amarela) é o mesmo, esse jogo também irá contribuir para a sua prevenção.
A gamificação tem sido uma aliada para levar conhecimento de maneira lúdica não só para as crianças, mas para adolescentes e adultos jovens que cresceram com o joystick nas mãos. Os educadores devem estar atentos ao público que querem atingir para utilizarem recursos adequados para cumprirem o seu objetivo: ensinar!
Experimente o jogo- Contra -Dengue
Aproveite o fim de semana para dar uma checada nos lugares preferidos do mosquito. Eles não tiram férias!
Liliana Junqueira de P.Donatelli
2 Comentários
Pingback: Comparativo Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Zika: Ministério da Saúde declara fim do estado de emergência sanitária - Blog Biossegurança | Cristófoli