Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Beijo – Como vai a sua higiene oral? E a do parceiro…

Beijo de amor romântico é cultuado em prosa e verso. Hoje o beijo não é só entre os apaixonados, é quase um cartão de visita nas baladas onde todo mundo se conhece beijando. A conversa vem depois. Outros tempos! Nada contra a modificação dos costumes, mas como tudo – tem os seus prós e contras.

O beijo é tão ou mais íntimo do que uma relação sexual, se pensarmos na quantidade de microrganismos trocados num desses beijos caprichados  (ou French Kiss  ou mais conhecido no Brasil como beijo de língua). Perde um pouco o encanto falar dessa maneira, mas é a realidade.

Um estudo  demonstrou  que em um único beijo de  10 segundos são trocados 80 milhões de bactérias. O homem é o único animal que beija dessa forma, embora outros animais tenham contato bucais, seja para transferência de alimento ou simples toques boca a boca.

A cavidade oral abriga cerca de 700 espécies de microrganismos , a maioria anaeróbica.  Os dentes e as mucosas (língua, palato, bochechas, gengivas, lábios, etc) são as principais superfícies para colonização dessas  bactérias. Numerosos estudos demonstraram que cada uma dessas superfícies abrigam diferentes tipos de habitats e consequentemente possuem microbiota diversa.

Qual é o risco de transmissão de doenças infecciosas durante um contato boca a boca?

Similarmente ao que pode acontecer nas respiração boca a boca com vistas ao socorro, o beijo é um modo potencial para transmissão de doenças. Um pesquisa  analisou  os trabalhos publicitados entre 1990 a 1999 relativos a aquisição de doenças por socorristas após manobras de respirar boca a boca.  A manobra vem sendo realizada desde 1744 , e foram documentados uns poucos casos de transmissão de tuberculosis, Neisseria meningitidis, Herpes simplex, Helicobacter pylori, Shigella sonnei and Salmonella infantis . Nenhum caso de  transmissão  de hepatite ou HIV foi descrito nesses 254 anos.

 

9 doenças que podem ser transmitidas durante o beijo

  • Mononucleose- Ou doença do beijo- Vírus Epstein Barr (EBV)
    • Febre, cansaço dor de garganta e inflamação de gânglios são alguns dos sintomas da doença. Não tem tratamento específico somente sintomático. As pessoas que beijam diferentes parceiros em um período curto de tempo estão sob maior risco de contrair a doença. Usualmente não tem maiores consequências mas pode afetar os bebês, quando a mulher grávida se infecta.
  • Citomegalovírus (CMV) – 
    • Vírus da família do herpes, pode ficar dormente por longos períodos de tempo. Assim como outros vírus pode se manifestar quando o sistema imunológico é comprometido. Também pode  causar problema congênitos em crianças nascidas se mães que apresentaram a doença  durante a gravidez (cerca de 20%).
  • Doenças Periodontais
    • Embora a doença em si não seja transmita durante o beijo, as bactérias que causam a gengivite e a periodontite sim. Mas você pode se proteger fazendo a higiene bucal adequadas.
  • Herpes
    • Mais de 50 % da população adulta dos EUA é portadora do vírus oral  Herpes simples tipo 1, que nem sempre se manifesta. Esse mesmo vírus pode ter manifestação genitais. Da mesma forma o herpes genital pode ser transmitido durante o sexo oral.
  • HPV
    • Tem sido uma nova preocupação pois além do câncer de colo de útero e anal, o HPV tem sido uma importante causa de câncer oral. Leia o importante artigo da Dra Jennifer Cleveland sobre esse assunto.
  • Meningite 
    • Vários tipos de virus podem causar meningite viral que é uma doença séria, porém menos severa que a bacteriana. A meningite pode ser  transmitida por secreções respiratórias de uma pessoa a outra.
  • Cachumba 
    • É uma infecção vial que afeta as glândulas salivares. Usualmente pouco comum por conta da vacinação obrigatória.
  • Rubéola
    • Mais uma doença viral e pouco comum devido à vacinação obrigatória contra a doença. Fz parte da tríplice via ju to com a de rubéola e sarampo.
  • Gripe – Influenza
    • Passa de pessoa a pessoa por gotículas, durante tosse, espirro ou fala. ainda que a vacina tenha se tornado comum, as cepas  do vírus variam de ano para ano e a vacina não é 100% eficaz.

Mas não deixe de beijar por causa disso!

Saúde é fundamental. Portanto, desenvolva hábitos saudáveis:

  • Boa alimentação
  • Boas noites de sono
  • Esportes
  • Amigos
  • Hobby

E um bom relacionamento com beijo também ajuda!

Um feliz dia do beijo para você!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.