Aqui a gente celebra as datas comemorativas. Hoje é o dia do cardiologista! Você está em dia com o seu checkup?
Quem é o cardiologista?
Todo mundo sabe que é uma especialidade médica e para chegar lá, são pelo menos dez anos, seis na graduação, dois de clínica médica e mais dois de cardiologia. Se o profissional desejar tornar-se intervencionista, ou seja utilizar técnicas minimamente invasivas, como cateterismo ou angioplastia, são necessários mais dois anos para a sub-especialidade, 12 anos.
Quando procurar um cardiologista?
Quando a pessoa não apresentar fatores de risco pessoais e familiares, nem apresentar sinais e sintomas, deve procurar um cardiologista para um exame aos 40 anos de idade.
Conheça os fatores de risco:
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Dabetes;
- Hipertensão;
- Colesterol e Triglicérides acima do normal;
- Antecedentes familiares de morte súbita, ou doença cardíaca em familiar jovem.
Sinais e sintomas:
- Falta de ar e muito cansaço ao realizar esforço ou exercício físico;
- Dores no peito;
- Inchaço (pés e tornozelos);
- Batimento cardíaco acelerado, lento ou irregular;
- Desmaios.
Exercício Físico – Um verdadeiro Milagre
É a melhor recomendação, mas só deve ser realizada depois de um checkup se pessoa estiver acima dos 40 ou antes de apresentar algum fator de risco, sinal ou sintoma descrito acima. Sair do sedentarismo contribui para diminuir o risco para várias doenças, entre elas as cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividade moderada ao longo da semana, ou seja, 50 minutos três vezes por semana. Você também pode dividir mais se preferir, mas não queria fazer tudo em um único dia.
Dê o primeiro passo!
Não é fácil! Eu mesmo sempre detestei academia, mas resolvi que era necessário. Recebi um bom estímulo da minha filha e comecei a ir sem gostar mesmo. Hoje ainda não sou apaixonada por exercícios, mas já fico na maior alegria de cumprir a meta e já comecei a ver os resultados. Já se tornou um hábito. A saúde agradece e a minha futura eu também.
Vamos lá!
Liliana Donatelli