Você conhece a história de Jenn Morrone? Há seis anos ela ficou cega de um dos olhos em decorrência da queda de um instrumento durante uma consulta odontológica. Ela deu a volta por cima e transformou a sua dor em ativismo. Propôs o 8 de julho Dia Mundial da Proteção Ocular.
Óculos de proteção – Você usa?
Na minha dissertação de mestrado estudei os acidentes ocupacionais envolvendo exposição a material biológico potencialmente infectante em profissionais de odontologia em Bauru. Uma das variáveis que estudei foi a presença de EPI. A defesa aconteceu em 2007 e os dados são de 2000 a 2004. Verifiquei como esse item de segurança era bastante negligenciado. E, infelizmente, pouca coisa mudou de lá pra cá.
As desculpas são as mais variadas. Porém, um motivo tem um certo fundamento que é encontrar óculos de proteção com possibilidade de colocar lentes corretivas. Afinal, mais cedo ou mais tarde, todos nós precisamos deles. Recentemente fui apresentada a uma marca que gostei bastante, Vênus tem muitas cores e acomoda bem no rosto. Ainda não experimentei as corretivas, mas fazem até multifocais. Tem várias cores que você pode padronizar por profissional.
Outra possibilidade é usar um escudo facial com os óculos com as lentes corretivas por baixo. Entretanto, você ainda vai ter que usar a máscara!
Todos esses equipamentos de proteção devem ter o CA (certificado de aprovação), era do Ministério do Trabalho. Só compre produtos certificados.
Você disponibiliza óculos de segurança para o seu paciente?
Quando eu escrevi o artigo sobre o acidente da Jenn, foi uma loucura! Pouca gente imagina que um acidente como esse pode acontecer. Foram muitos comentários e a maioria concordou comigo. Entendeu a importância dessa ação tão simples e passou a adotá-la. É fácil e de baixo custo. Lembre-se de higienizá-los entre um paciente e outro. Consulte o fabricante para saber qual o desinfetante mais indicado para o material dos óculos.
Comemore o dia lembrando-se de usar e de fornecer óculos de proteção todos seus pacientes e toda a sua equipe, em todos os procedimentos! E divulgue no Facebook e Instagram as suas fotos corretamente paramentado, assim como as fotos dos pacientes paramentados (só com com consentimento por escrito).
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Mais sobre Jenn Morrone no Blog Biossegurança
Mais sobre EPI no Blog Biossegurança: