Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais – 28 de julho, dia em homenagem a Barry Blumberg que descobriu o vírus da Hepatite B e o teste para diagnóstico da doença.
O que é Hepatite?
A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ter várias causas. Uma delas é por infecção por vírus.Atualmente conhecemos mais de cinco vírus responsáveis por hepatites, A, B, C, D e E. Existem alguns outros mas são menos comuns.
As hepatites A e E tem transmissão orofecal e são mais comuns na infância e com incidência maior em determinadas regiões com problemas de saneamento básico. A hepatite A já possui vacina e está disponível no SUS para crianças a partir de 15 meses até 5 anos incompletos, aplicada em uma única dose. Na rede privada a vacina está disponível também.
Hepatites B, C e D
São doenças de transmissão sanguínea principalmente, sendo que a B e D também tem importante transmissão sexual e vertical. A hepatite B tem vacina bastante eficaz (95% dos vacinados) e faz parte do PNI (Plano Nacional de Imunizações). A hepatite D depende do vírus da hepatite B, isto é, somente acomete pessoas com hepatite B crônica ou é transmitida junto com o vírus B. Dessa forma, prevenir contra hepatite B também previne contra a D. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. Para profissionais da saúde ( e outras profissões de risco de aquisição do vírus) é importante realizar o teste de Anti-HBs para verificar imunidade. O teste nem sempre é solicitado, mas é uma informação fundamental em caso de acidentes envolvendo material biológico potencialmente infectante. A maioria dos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho hoje, já tomaram a vacina na infância o que certamente contribuirá para diminuir a incidência da doença no Brasil.
Hepatite C tem vacina?
Não! Mas tem tratamento. Por esse motivo, nos Estados Unidos há uma recomendação para que os adultos realizem pelo menos um teste para Hepatite C na vida. A hepatite C é uma doença que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Dessa forma, realizar o teste e detectar precocemente a doença contribui para um tratamento com melhores possibilidade de êxito. No Brasil o tratamento é oferecido pelo SUS.
Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais – O quê podemos fazer?
Prevenção e informação são sempre os melhores remédios! Cheque a sua carteirinha de vacinação, faça um Anti-HBS se for profissional de saúde e um Anti-HCV.
Liliana Donatelli