Dia Nacional da Doação de Órgãos – dia de celebrar a vida e a generosidade 27 de Setembro
Doação de Órgãos
Essa é uma decisão que tomamos e deixamos registrada a nossa vontade em documentos e é um ato de amor, voluntário e sem nenhum interesse, que vai beneficiar a pessoas que nem conhecemos. É um gesto de solidariedade que salva vidas e oferece uma nova chance a quem enfrenta doenças graves.
Conscientização
As filas de espera são grandes e organizadas pelo SUS o que garante que o órgão vai chegar a quem mais precisa obedecendo critérios de gravidade, idade e viabilidade de sucesso para diminuir a perda dos órgãos doados. Aumentar a consciência das pessoas sobre a importância de de ser um doador é primordial para reduzir esse tempo para o paciente receber o órgão, isso pode ser a diferença entre e vida e a morte.
Quando perdemos um ente querido
A doação pode ser feita em vida, mas também pode ser a decisão dos familiares após a perda de um parente. Muitas vezes a solicitação por parte dos bancos de órgãos e hospitais é realizada em um momento muito delicado. Por esse motivo, é bem melhor que nós mesmos sejamos responsáveis por essa decisão.
Cadastre-se como doador e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo.
Doe órgão, doe vida!
Liliana Donatelli