Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Precauções Padrão, Contato, Gotículas e Aerossóis.

E o isolamento, quando é recomendado?

Você sabe quando usar e que tipo de EPI em cada um dos casos?

Essa pergunta tem surgido bastante com o surto de Ebola. A ANVISA tem um cartaz que resume as precauções ( Padrão, gotículas, contato e aerossol) e o que adotar em cada caso.

precaucoes_a3

Vale dizer que em algumas situações temos mais de um tipo de precaução a ser adotada. No caso do Ebola, por exemplo: precauções contato +gotículas.  Por causa de diversos fatores: alta infectividade, alta legalidade e grande volume de fluidos eliminados pelos doentes  (todos infecciosos -sangue, fezes e vômito) os EPI são especialmente impermeáveis para evitar a contaminação da roupa adjacente, quer seja nos cuidados aos pacientes ou manipulação dos corpos pós-óbito, aumento dos cuidados – como na foto abaixo.

CPT101209177_high

Foto Canadian Press

 

Mas e no dia a dia?

As Precauções Padrão  devem ser utilizadas de forma correta, não só para proteger profissionais mas também os pacientes e trocados a cada paciente. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual tem a sua utilização frequentemente equivocada, sem trocas (ou insuficientes), com máscaras penduradas no pescoço e as mãos enluvadas tocando áreas que não deveriam.

Equipamento de proteção para atendimento odontológico:

 

Captura de Tela 2014-09-04 às 9.52.09 AM

 

Captura de Tela 2014-09-04 às 9.52.27 AM

Os tamancos de borracha são uma ótima opção. Atenção! Devem ser fechados inclusive no calcanhar, e não devem ter furos! Confortáveis , anatômicos, unissex, há versões com anti-derrapantes (os que eu uso) e com palmilhas internas que absorvem o suor. Veja na primeira foto. Escolha os que tem registro no Ministério do Trabalho como EPI (CA): são laváveis e resistentes a punctura.

Prevenção é o melhor remédio!

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

3 Comentários

  1. Pingback: O que é de fato EPI em odontologia? - Blog Biossegurança | Cristófoli

    • Olá Eliana
      Você vai encontrar na internet mesmo.
      Verifique se tem CA.
      O meu é Sticky Shoe- anti-derrapante.
      Gosto muito dele e é bem confortável. Tem uma bandeirinha do Canadá ao lado.
      Se tiver dificuldade de achar me mande um e-mail
      Abraços
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.