O papel kraft sumiu das salas de esterilização! Mas e a reutilização do papel grau cirúrgico, é possível?
Algumas escolhas inadequadas são realizadas sem respaldo legal ou científico. O papel kraft, muito comum há 10 anos atrás, praticamente não é mais encontrado como embalagem (incorreta) para esterilização. Hoje uma das não conformidades mais frequentes é a reutilização do papel grau cirúrgico. Por esse motivo escolhi a questão: ” papel grau cirúrgico posso reutilizar ? quantas vezes?” porque é uma pergunta recorrente em minhas aulas sobre Biossegurança em Odontologia. Significa que tem muita gente realizando o procedimento de forma incorreta.
Mas para mudar é necessário entender o motivo pelo qual não podemos fazer isso.
PROIBIDO PELA ANVISA REUTILIZAR PAPEL GRAU CIRÚRGICO
Embalagens de papel grau cirúrgico ou descartáveis de qualquer natureza constam da lista de produtos proibidos de reprocessar RE_n_2605_de_2006_.Isto se justifica de várias maneiras:
- Quando a embalagem é submetida ao calor e vapor há uma mudança física na sua estrutura que impede que ela seja utilizada novamente.
- Há mudança de cor do indicador químico de processo. Se a embalagem for reutilizada , o operador poderá se confundir e utilizar artigos que não passaram pelo processo de esterilização.
- A abertura asséptica inutiliza a embalagem.
A biossegurança ainda é considerada como sendo um gasto para muitos profissionais. Nem sempre é entendida como parte primordial da consulta odontológica. Entretanto, é um dever do gerente administrativo da clínica ou o próprio cirurgião dentista fazer uma seleção de produtos e insumos que além da boa relação custo benefício, contribua para o controle de infecção e a segurança do atendimento odontológico.
Um dos objetivos do nosso Blog Biossegurança é trazer informação com base científica para que as ações sejam realizadas de maneira correta e que façam razão para aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente no atendimento odontológico, médico ou de interesse à saúde como tatuagem piercing e salões de beleza.
Embalagens para esterilização em autoclave
Usar uma embalagem para esterilizar é importante por várias razões:
- manutenção da esterilização,
- organização dos instrumentais a serem utilizados em cada procedimento, e
- fornecer a evidência do processo de esterilização perante a vigilância sanitária e clientes/pacientes
A embalagem deve também permitir a entrada de vapor.
Veja em Video como embalar instrumentos para esterilização
Há várias possibilidades de embalagem para esterilização em autoclave:
- Papel Grau cirúrgico
- Papel Crepado
- Poliamida
- Tyvec
- SMS
- Tecidos
Papel Grau cirúrgico
O conjunto papel grau cirúrgico – filme plástico é chamado popularmente de papel grau cirúrgico – esse é o nosso tema de hoje.
A rigor o papel grau cirúrgico é somente a parte de papel, cujas qualidades (porosidade, resistência entre outras) são definidas em normas técnicas (ABNT NBR 14990-2:2010 Sistemas e materiais de embalagem para esterilização de produtos para saúde Parte 2: Papel grau cirúrgico para fabricação de embalagens para esterilização a vapor saturado sob pressão) para a confecção de embalagens para esterilização.
O papel grau cirúrgico é a embalagem mais utilizada no momento para esterilização em autoclaves. Há muitas opções de tamanho, no caso de envelopes e de largura, no caso de rolos (tubulares, bobinas).
Com o uso em larga escala, o produto tem se tornado cada vez mais fácil de ser encontrado e com preços mais convidativos. Especialmente os rolos são mais econômicos e permitem maior variedade composição.
Na hora da compra avalie:
- Registro no Ministério da Saúde para esta finalidade
- Data de validade do produto (é valido antes da esterilização)
- Presença do indicador químico de processo (vapor) em toda a extensão do rolo, ou em pelo menos uma área do envelope e se esta com a aparência correta (não processado)
- Embalagem com as informações do fabricante
- Produto em bom estado de conservação
Com relação às larguras das embalagens veja o quanto você usa de cada uma e escolha com bom senso. Assim você economiza na compra e facilita no armazenamento das embalagens antes e depois do preparo.
Como preparar os pacotes?
Se você optar por rolos /tubulares/ bobinas lacre as embalagens com o auxílio de uma seladora, deixando uma borda para tornar mais fácil a abertura asséptica. Usar a fita para autoclave não é adequado porque dificulta a abertura ou a embalagem não fica perfeitamente fechada. Elas foram concebidas para pacotes de tecido.
Nesta aba, você pode registrar a data da esterilização e a validade (sete dias, ou prazo que você obteve na validação realizada). Se tiver dúvidas veja o post do dia 19 de abril.
Para organizar os jogos você pode utilizar em conjunto, caixas, ou bandejas desde que perfuradas para permitir a passagem de vapor. Existem também porta-limas e broqueiros autoclaváveis. Nunca utilize caixas fechadas (para estufas), mesmo com a tampa aberta. Lembre-se que você deverá recobrir o conjunto com o papel grau cirúrgico ou outro tipo de embalagem que ofereça barreira microbiana.
Prepare os jogos a serem utilizados com base no procedimento
Exemplo jogo clínico de odontologia: pinça, explorador, espelho. A seringa carpule pode ser esterilizada separadamente, pois nem sempre será utilizada.
Ou no caso de manicures: alicate de cutícula, espátula e palito de aço inoxidável. O alicate de unhas pode ser esterilizado separado, porque será utilizado eventualmente.
Guarde os kits prontos em caixas plásticas ou gavetas de modo a ficar tudo identificado e organizado da maneira que ficar mais fácil para manusear.
Dica – Utilize o suporte para esterilização de pacotes dentro da autoclave- economiza espaço e agiliza a esterilização
Video – Como esterilizar os artigos na sua autoclave
Este é um POST TOP 10 (um dos 10 posts mais acessados do 2 trimestre 2017)
Dúvidas? Conte comigo!
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Este post foi atualizado em junho de 2017
214 Comentários
Boa Tarde!
Posso reembalar as gazes não utilizadas no prazo de 7 dias e esteriliza-las novamente em novo pacote de grau cirúrgico?
Olá Angélica
A melhor recomendação é já comprar as gazes estéreis.
Atenciosamente,
Liliana
Trabalho em CME e tenho uma dúvida quanto se pode colocar pacotes de materiais em grau cirurgico selar e colocar dentro de outro grau cirurgico e selar, Ou vários pacotinhos dentro de um pacote grande?
Nézia
Boa tarde
A nossa indicação é utilizar apenas o papel grau cirúrgico apenas em uma camada de barreira. Utilizar várias camadas pode comprometer a penetração do vapor. Existe a possibilidade de validar no seu serviço com a empresa que faz a validação anual. Precisa avaliar o custo/benefício dessa realização. Uma possibilidade é esterilizar tudo separado e depois utilizar uma embalagem de proteção para organizar todo o material. Já existem no mercado embalagens próprias para essa finalidade.
Espero ter ajudado você,
Liliana
Pingback: 4 milhões de Acessos - Blog Biossegurança - Blog Biossegurança | Cristófoli
Qual a vantagem de usar o papel grau cirúrgico?
Neiva
O papel grau cirúrgico é uma das opções para barreira estéril. Você esteriliza, mas precisa mante estéril. Isso é, não permitir a entrada de novos microrganismos. Essa é a tarefa ( e a vantagem) de utilizar o papel grau cirúrgico. Existem vantagens e desvantagens em relação a outra embalagens.
veja no post:
https://www.cristofoli.com/biosseguranca/outras-opcoes-de-embalagem-para-esterilizacao-em-autoclave/
Liliana
Olá, vocês poderiam me indicar artigos que falem sobre a questão da reutilização do papel grau e a mudança da estrutura do papel após a autoclavagem?
Amanda
Vou ver se encontro isso em artigo científico. O melhor argumento é que reutilizar o produto é proibido por lei e trata-se de infração sanitária.Sabemos que ela mudança acontece, mas não sei se tem algum artigo publicado comprovando a mudança. Existem testes realizados em empresas e nas organizações que aprovam produtos, mas não sei informar se estão disponíveis em publicações de artigos. Mas vou procurar. Se eu encontrar vou escrever aqui no blog. Obrigada pela sugestão.
Liliana
Boa noite gostaria de saber quando se coloca os alicates para esterelizacao se depois de esterelizados se os dois lados do papel muda de cor ou só um ?
Olá
Élica
Se você se refere à mudança de cor do indicador químico, quando tem mais de um e são de cores diferentes, um geralmente é de para vapor e ou outro é para óxido de etileno.Por esse motivo, só muda de cor o indicador químico para vapor que é a tecnologia utilizada nas autoclaves para esterilização de bancada. Os equipamentos de óxido de etileno não tem disponível de pequeno porte.
Assim a resposta é que muda a cor de um só.
Abraços
Liliana
Pingback: Biossegurança - Super Dicas em Podologia - Blog Biossegurança | Cristófoli
Olá, gostaria de saber quais penalidade cabem a reprocessamento de grau cirúrgico ?
Olá Poliana
Encaminhei sua pergunta a um fiscal sanitário do Estado de São Paulo, que me respondeu da seguinte maneira:
Varia de acordo com a análise do processo, se já teve outras autuações…esse valor é definido pela descrição da autuação e a valoração é da direção do órgão.
Tem uma classificação de leve, média e grave e valor em Ufesp mas não é definido, vai da interpretação da direção na análise. Em empresas é proporcional até pela receita da mesma.No caso de São Paulo, tem um mínimo e um máximo em Ufesp, reajustado anualmente.
Espero ter ajudo você.
Liliana
Boa noite, você saberia me dizer como funciona a questão dos furos nas caixinhas, se eles são padrão ou se depende do modelo ou do tamanho da caixa para ser realizado os furos?
Gabriela
Já me fiz essa pergunta também e procurei muito a resposta. Não tem um padrão definido nas recomendações. No meu entendimento o que é necessário é validar a caixa com o material que você usa dentro e com a embalagem que você usa por for para servir como barreira estéril. Isso significa monitorar internamente o pacote e certificar que o vapor está penetrando de maneira adequada. O melhor para isso é o indicador SteamPlus Classe 5.
Atenciosamente,
Liliana
Boa noite, gostaria de esclarecer algumas duvidas e saber como funciona o teste de mudança ?, a temperatura máxima de resistência ?, qual sua resistência a água (na parte do papel)?, o tempo necessário?, qual a importância do produto?,
Gabriela
Não entendi bem a sua pergunta. Você se refere à mudança de cor do indicador classe 1 aquele de processo que vem junto com o o próprio grau cirúrgico, impresso?
A mudança se dá quando a tinta atinge a temperatura de esterilização. Mas para haver esterilização além da temperatura, é encessário a peesença de vapor por um determinado intervalo de tempo.
A importância é você conseguir diferenciar o pacote que passou e o que nao passou pela esterilização. Se voc6e faz a monitorização completa (com indicadores biológicos e outros indicadores químicos de maior precisão como Classe 5 SteamPlus), é seguro dizer que o pacote que foi processado muito provavelmente estará esterilizado.
Esclareceu?
Liliana
Olá Liliana, tenho uma dúvida. Para preparo de materiais para qualificação térmica e gostaria de saber se é comum reutilizar o papel nestes casos.
Marina
O papel grau cirúrgico é de uso único. No meu entendimento não deve ser reutilizado também nesse caso.Pois na qualificação os parâmetros devem ser os mesmos da rotina.
Atenciosamente,
Liliana
Pingback: Podologia — Fórum de debates Proessence: Perguntas e respostas com Liliana Donatelli - Blog Biossegurança | Cristófoli
Eu amei tudo. E tenho uma dúvida. Tem algum problema se a parte azul que é a tipo um plástico do papel grau não estiver frente a frente com o a outra parte do plástico?
Pois eu estava estagiando e coloquei as embalagens perto uma da outra sem colocar de frente uma pra outra. Errei? Quais os riscos?
Olá Raquel
Que bom que vc gostou.
Vamos ver se entendi, você colocou em um suporte? Se sim, plástico tudo para o mesmo lado. Se for na bandeja, plástico para baixo papel para cima.
O risco é d a esterilização não acontecer ou secar mal o que pode rasgar e contaminar o pacote.
Liliana
boa tarde …gostaria de saber qual a explicação que se dá para que eu não possa usar plástico pp para esterelização.
Luisa
Bom dia. A embalagem precisa ser um sistema eficiente de barreira contra microrganismos , mas ao mesmo tempo permitir a passagem de vapor. Esse processo tem que ser comprovado e ter registro na ANVISA para essa finalidade.Alguns plásticos até possuem, mas não permitem a abertura asséptica do pacote que contra-indica o seu uso.
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente,
Liliana
Olá!!! gostaria de saber pq a cor do indicador só muda de um lado do envelope ???
Lucia
Só muda de cor do lado do vapor. Observe que do lado que não muda deve estar escrito ETO ou EO que quer dizer óxido de etileno que é uma outra forma de esterilização.Se ainda tiver dúbia me envie uma foto para liliana@cristofoli.com
Abraços
Boa noite Liliana! Gostaria de saber se posso identificar o que vai no papel grau cirúrgico, depois que selar ele a na parte superior, sem ser o contato com o gaze por exemplo
Olá Driele
Pela sua descrição é onde deve ser feita a identificação. Na aba fora da área onde estão os artigos. Se você dispuser de uma caneta tóxica ( eu uso a Sharpie para plástico), você pode escreverão plástico , nesse lugar antes de esterilizar. Já fica tudo identificado. Caso contrário ( não ter uma caneta adequada), escreva no papel na aba DEPOIS que sair da esterilização. Assim não esquenta a tinta e não faz com que ela migre.
Abraços
Liliana
Gostaria de saber se o papel SMS pode ser reciclado? Por que é uma preocupação ambiental o imenso descarte dos resíduos no Centro Cirúrgico?
Marilena
Não sei se alguém faz o processo. Talvez não seja tão simples, mas é um campo vasto para ser estudado – a reciclagem. Também concordo com você. Mas isso é no nosso dia a dia. No supermercado é ainda pior, as múltiplas embalagens que usamos todos os dias em todas as casas e em todo o mundo.
Liliana
Olá, faço todo o procedimento como descrito. Mas estou com um grande problema, toda vez que vou retirar o material da autoclave (material cirurgico e roupões cirurgicos) eles estão molhados. o que fazer ?
OLá Thays
Se o material esta saindo molhado é um problema! O mais comum é sobrecarga de material, ainda mais se há tecido.
Você esta fazendo a manutenção retentiva da sua autoclave de acordo com a recomendação do fabricante?
Esta fazendo a monitorização de cada pacote?
Abre a autoclave (se for coma secagem de porta entre-aberta) imediatamente depois de despressurizar?
Manter a porta somente entre-aberta?
Se sim:
Experimente fazer um ciclo separado para instrumentos e outro só para os tecidos.
Diminua a quantidade de pacotes dentro da autoclave e posicione de modo a proporcionar a melhor circulação.
Estou à sua disposição.
Atenciosamente,
Sim, coloquei apenas duas caixas cirúrgicas (sem a tampa) embalada em grau cirurgico, a autoclave é nova, usei agua destilada na quantidade exigida no manual da autoclave. A autoclave tem duas bandejas, a de baixo lisa e a de cima tem aberturas, o material que coloquei na lisa, ficou seco, e o da bandeja com aberturar ficou molhado. tem alguma relação ? e outra duvida, o lado do papel filme deve ser voltado para baixo ou para cima ?
grata !
Thays
A caixa cirúrgica tem que ser perfurada,e correto, embalado com papel grau cirúrgico (ou crepado) caso contrário não seca mesmo. As duas bandejas da autoclave devem ser perfuradas. Se você não tiver um suporte para as caixa, coloque o papel para cima que é mais fácil a circulação do vapor e a secagem.
Outra coisa, você esta fazendo a monitorização da esterilização e a manutenção preventiva regularmente?
Atenciosamente,
Liliana
Isso estava aconteceu comigo, e o motivo foi:o vasilhame de descarte estava totalmente cheio d’agua, ai o vapor não saia e ficava água acumulada na autoclave. Deixei o vasilhame só pela metade d’agua e o problema foi resolvido
Olá Naiara
Obrigada por compartilhar a sua experiência.
Abraços
Boa Noite!
Gostaria de saber porque a fita zebrada não pode ser utilizada em embalagens grau cirurgico como indicador. Existe um impedimento tecnico ou é simplesmente comercial?
Quando a autoclave aborta o ciclo, ainda que seja no pre vacuo, devera ser descartada a embalagem e a carga refeita?
Agradeço
Olá Vinicius
As razões não são comerciais.
É normativo.
Todo papel grau cirúrgico é obrigatório possuir impresso o indicador classe 1.
É muito importante determinar a razão da autoclave abortar o ciclo. Sim, pois pode haver alteração na qualidade de barreira.
Atenciosamente,
Liliana
boa tarde
por favor, saberia me informar o quanto aproximadamente, que o papel grau cirúrgico absorve de umidade dentro do ciclo de esterilização por oxido de etileno.
Marielle
Não sei dizer para você.
Vou ver se encontro alguma informação referente à sua pergunta e retornarei.
Atenciosamente
Liliana
Obrigada pelo retorno. Preciso fazer um estudo sobre umidade relativa e precisava de algo a respeito, mas não encontrei nada que possa me ajudar.
Obrigada!
E gaze precisa colocar em um saquinho de papel e depois no saquinho de esterilização. Ou ñ duvidas obrigado boa noite.
Olá Gisele
Todos os artigos devem ser esterilizados embalados. Inclusive gaze. Individualmente por procedimento, em embalagens registradas para essa finalidade.
Atenciosamente,
Liliana
Olá minha autoclave emperrou o botao que quando fecho a porta começa o ciclo.ela começou a apitar aí abri ela é o botao dela empurrou.ai desligue e liguei de novo por que não parava de apitar aí parou.Mas o botao emperrou ela aqueceu e queimou o papel é o plástico grudou nas tesouras ,pinça tudo que tava na bandeja de baixo.e escureceu o que posso fazer para deixar os materiais como ante alguém sabe????
Ana Carolina
Enviei seus dados para a Central de Relacionamento com o cliente para entrar em contato com você para verificar se você foi atendida e sua autoclave consertada. Em relação aos instrumentos, possivelmente houve sobreaquecimento do metal. Se for o caso, não há o que fazer pois perde a têmpera e os instrumentos ficam escurecidos.
Atenciosamente,
Liliana
Boa tarde!
Por favor, quero saber qual a principal vantagem do papel Kraft sobre o Grau Cirúrgico? Se realmente existe essa vantagem.
Desde já eu agradeço por sua atenção.
Olá Jessica
Será que você confundiu como crepado?
O kraft não é mais permitido.
O papel crepado é mais indicado para caixas pesadas e grandes. O pacote fica menos frágil do que o de papel grau-cirúrgico. O mais resistente de todos é o SMS que tem uma camada mais resistente, mas não é muito indicado para autoclaves gravitacionais, como a maioria das autoclaves de mesa do Brasil.
Atenciosamente,
Liliana
Bom dia!
Primeiramente muito obrigada por sua atenção.
Na verdade faço um curso no qual tenho um trabalho a fazer e o tema é está pergunta que lhe mandei. Preciso saber se o papel “Kraft” (dito pelo meu professor rs) tem alguma vantagem sobre o papel grau cirúrgico. É só para questões de obter conhecimentos mesmo.
Mais uma vez, muito e muito obrigada por sua atenção.
Att,
Jéssica.
Jéssica
O papel Kraft já foi muito usado para esterilização de materiais, mas hoje esta em desuso por vários motivos. O primeiro é que é uma embalagem sem registro no Ministério da Saúde para essa finalidade.Significa que não é permitido utilizá-lo para essa finalidade.
O que sabemos desse papel é que contém alquiltiofeno uma substância que evapora durante a esterilização e trazia problemas de saúde para quem trabalhava nas centrais de esterilização que o utilizavam como embalagem: dor de cabeça e náuseas principalmente.
Foram feitas fotografias com o papel ampliado muitas vezes mostrando os enormes poros, maiores que os microrganismos, isso é, não oferece uma barreira adequada para manter a esterilidade.
A embalagem adequada deve:
Ter registro no Minstério da Saúde para essa finalidade ( por isso não serve embalagem para alimentos, mesmo que tenha registro no ministério da saúde para alimentos) E
Ser atóxica E
Permitir a entrada do agente esterilizante
Permitir uma abertura asséptica
Ser uma barreira efetiva para a entrada de microrganismos depois da esterilização
Sendo assim Jéssica, não consigo ver vantagens do papel kraft em relação ao papel grau cirúrgico.
Abraços
Liliana
Obrigada. É muito difícil pra quem se inicia na área já com tantas modificações.
Eu lhe agradeço demais.
Quero sua página no facebook e no instagram para lhe seguir. Se tiver, por favor….
Obrigada e excelenre semana.
Olá Jessica
Temos a página oficial da Cristófoli no facebook.
Abraços e obrigada
Liliana
Passado o prazo de validade do fabricante do papel grau cirurgico, ainda assim posso ultilizar?
Elisângela
Não pode…
Por esse motivo temos que ficar de olho quando compramos os insumos, para não vencer. OK?
Abraços
Liliana
Papel grau cirúrgico pode jogar em lixo comum ?
Olá Carmen
Sim pode. Não entrou em contato com material contaminado.
Liliana
Sou cirurgia dentista e trabalho e um posto 24h da minha cidade. Gostaria de tirar uma dúvida. A vigilância sanitaria falou que para datar os materiais embalados esterilizados deveria ser realizado em uma etiqueta e não diretamente na embalagem. Isso é baseado em alguma lei? Tem algum artigo que justifique o fato? Se puder me ajudar gradeço desde já.
Bom dia Michelle
A fiscal sanitária enquadrou o posto na RDC 15. A RDC 15 esta postada na íntegra em nosso Biblioteca na aba legislação.
http://www.cristofoli.com/biosseguranca/wp-content/uploads/2015/07/Legis_RDC-15-ANVISA_Processamento-Artigos-15Mar2012.pdf
(abaixo o recorte que trata especificamente do assunto)
A justificativa é padronizar o processo e dar rastreabilidade ao pacote.
Espero ter ajudado você.
Que diz:
Art. 83 É obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.
Art. 84 O rótulo dos produtos para saúde processados deve ser capaz de se manter legível e afixado nas embalagens durante a esterilização, transporte, armazenamento, distribuição e até o momento do uso.
Art. 85 O rótulo de identificação da embalagem deve conter: I – nome do produto;
II – número do lote;
III – data da esterilização;
IV – data limite de uso;
V – método de esterilização;
VI – nome do responsável pelo preparo.
Muito obrigada!
Olá Liliana!
Gostaria de saber se existe alguma recomendação ou proibição quanto ao uso de pacote duplo sendo envólucros em materiais diferentes onde eu coloco a caixa com instrumentais embalado em tecido de algodão e depois, o externo (principal), em SMS. Se houver recomendação, qual seria a validação da esterilidade neste tipo de pacote? Se proibido qual legislação posso me respaldar?
Certa da atenção, desde já agradeço!
Olá Ilena
Você trabalha em hospital? A lei que rege as centrais de materiais em hospitais é a RDC 15. Não uma uma referência específica na resolução sobre esse assunto.Tem certas coisas que não são especificadas exatamente na legislação. Mas a indicação normal é usar duas camadas do mesmo material no caso de tecido (campo duplo), ou papel crepado, também duplo. Veja, que você deve seguir sempre as instruções do fabricante para garantir a qualidade dos insumos que você usa. Essa possibilidade, de compor com diferentes embalagens, não estará contemplada certamente nessas instruções, o que deixa voc6e desprotegida.
O grande complicador em relação ao tecido é conseguir rastrear a quantidade de reprocessamento e garantir que seja adequado. O custo do reprocessamento correto do tecido e a sua substituição no devido tempo, usualmente não são considerados na composição de custo, o que faz com que o pareça menor do que realmente é. Outro problema, é a aquisição do tecido acordo com normas da ABNT. Considere isso como argumentos para adequar a sua central às embalagens consideradas mais adequadas. O tecido, mesmo quando novo oferece uma barreira de qualidade inferior ao papel crepado, ao papel grau cirúrgico e outros SMS.
Espero ter ajudado voc6e.
Atenciosamente,
Liliana
Boa noite. Eu gostaria de saber se tem que esterilizar gaze. E se tiver eu queria uma justificativa. Se possível me mandar a resposta por e-mail. Obrigada.
Olá Thais
Para procedimentos cirúrgicos você deve esterilizar a gaze. Faça as contas, pois geralmente compensa você já comprá-las estéreis. Verifique a integridade dos pacotes com atenção, se estiverem perfurados ou danificados a esterilização estará comprometida.
Atenciosamente,
Liliana
Olá Liliane
Me tire uma dúvida
Aonde eu posso colocar a data de validade no grau cirúrgico? No papel ou no filme transparente?
Posso colocar um grau cirúrgico dentro do outro?
Oi Bruna,
No papel filme na aba externa.
Colocar um papel grau-cirúrgico dentro do o outro pode ser problemático.
Liliana
Sobre esterilização em caixas não fenestradas ,pode realizar a esterilização com as caixas abertas envolvidas com o tecido de algodão ???
As caixas devem ser sempre perfuradas, não se pode usar as caixas não perfuradas/fenestradas mesmo que abertas e cobertas com campos/papel grau cirúrgico ou outra embalagem pois dificulta a passagem de vapor e a secagem o qu epode comprometer a esterilização e a sua manutenção.
Atenciosamente
Liliana
Gostaria de saber sobre a ELABORAÇÃO IMPLANTAÇÃO E VALIDAÇAO DO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE SEGUNDO A RE 2606 DE 11 AGOSTO 2006 . COMO PREPARAR ESSE DOCUMENTO
Boa tarde Liliana. Eu prefiro comprar os rolos de grau cirúrgico. E faço as embalagens, e tem partes que nao ficam com o traçado que indica a esterilização, e como uso todos os materiais toda a semana, não vejo nenhum furo, nenhum desses pacotes ficam molhados, abertos ou queimados quando termina a esterilização, mesmo assim
teria algum problema com isso?
Obrigada!
Olá Ingrid
O correto é que cada pacote tenha um indicador de processo. Isso se justifica para que caos ocorra alguma confusão (e acredite-elas acontecem), você não utilize por engano um pacote que não foi processado.
Por isso, cada pacote um indicador de processo.
Abraços
Liliana
Uso o grau e os instrumentais estão ficando com pontos de ferrugem mesmo bem secos com papel toalha e devidamente lavrada a embalagem por que isso acontece?
Mayri
São vários os motivos para isso acontecer.
Incluo aqui para você um link par a Planitrade que trata desse assunto
http://www.planitrade.com.br/trabalhos-tecnicos/Manchas_instrumentais.pdf
Atenciosamente,
Liliana
Olá Liliana. Lendo as perguntas e respostas neste post, em determinado questionamento vc sugere a colocação da bandeja com o instrumental de modo que os instrumentos fiquem em contato com o plástico. Hoje faço o inverso porque eventualmente os instrumentais saiam grudados no plástico e até saindo o plástico no instrumento. Pode ser um problema no equipamento ou da qualidade do material? Concluindo, a utilização de bandeja não perfurada não compromete a esterilização? Abraços.
Airton
O melhor é realmente usar bandeja perfuradas. Independente do pacote que você usar, é sempre interessante monitorar o seu interior , somente assim você tem certeza que o vapor esta penetrando adequadamente.
Você já viu os novos videos sobre esse assunto?
http://www.cristofoli.com/biosseguranca/monitorizacao-quimica-na-sua-autoclave-novo-video/
http://www.cristofoli.com/biosseguranca/monitorizacao-da-esterilizacao-em-autoclaves-m-video-novo/
Estou à sua disposição.
Atenciosamente,
Liliana
Boa tarde,
O grau cirúrgico também e usado em hospital e tem valide de três meses, porque no consultório odontológico sua validade e de 7 dias
Olá Kelly
Essas recomendações estão sendo discutidas. Mas para dar um prazo de validade mais longo que os 7 dias o serviço deve comprovar que o material se mantém estéril. Usualmente para os consultórios odontológicos não vale à pena realizar essa comprovação por questões de custo. Você já leu esse post?
http://www.cristofoli.com/biosseguranca/prazo-de-validade-dos-artigos-esterilizados-por-autoclave/
Lá abordamos com maiores detalhes esse assunto.
Atenciosamente,
Liliana
pode lacrar os envelopes com gram piador ?
Bom dia Flávio
Não pode não. Fura o pacote e aí não mantém esterilizado…
Use uma seladora para essa finalidade.
Abraços
Liliana
olá, bom dia liliana. gostaria de saber se posso utilizar sacos plasticos descartáveis, como de suquinhos (não sacolinhas de supermercados) para embalar o material. obrigado.
Olá Nielsen
Não pode…
As embalagens tem que ser mesmo para esterilização com registro na ANVISA.Isso porque quando usamos saquinhos comuns (ainda que sejam aqueles para alimentos não tóxicos) eles não foram produzidos para sofrer esterilização, aquecimento e servir como barreira para os microrganismos.
Entendido?
Abraços e conte comigo!
Liliana
Bom dia. Descartamos muitas embalagens grau cirúrgico por dia pois trabalho numa empresa com muitos dentistas. Todas são jogadas no lixo comum pois a cooperativa que faz nossa coleta seletiva não as recolhe, parece que o problema esta na cola do material. Estamos buscando algum descarte mais adequado e mais útil para essas embalagens. Você sabe se podem ser recicladas e quem se interessa por elas?
Adriana
Realmente a cola é um problema, mas imagino que afete somente a parte plástica.
A questão é separar no momento da geração do resíduo. Infelizmente ainda não temos organizações muito engajadas nessa questão para minimizar esse grande impacto.
Parabéns pela iniciativa.Em que cidade você está?
Liliana
Estou em São Paulo, capital. A empresa está com um programa grande de redução e ou descarte mais apropriado do lixo. O maior volume de lixo gerado na clínica vem desses papéis , dai a preocupação do que fazer com eles. Obrigada.
Liliane trabalho como consultor, e estou realizando uma implementação de um sistema de gestão da qualidade em uma indústria que produz produtos médicos, já obtive uma vistoria para liberação da autorização de funcionamento da vigilância sanitária, porém obtive uma paralização da mesma, foi exigido da vigilancia sanitaria que o meu papel grau cirurgico obtenha um indicaro de processo de esterilização. Junto ao auto calve já é inserido um produto químico que valida a esterilização do meu processo. Gostaria de saber dessa cobrança é baseada em qual norma? E se de fato tenho que utilizar este papel mesmo, produzimos gazes estéril?
Aguardo o seu retorno o mais breve possível
Fábio
Enviei um e-mail para você para conversamos melhor sobre a sua dúvida.
Liliana
Meu papel grau cirúrgico está rompendo no local da selagem após o processo de esterilização. Pode ser pela remoção do ar da autoclave pré-vácuo? Ou esse processo é falha do papel mesmo?
Thyago
Vários fatores podes ser responsáveis por essa ruptura:
– pacote muito apertado
– excesso de peso no pacote
– excesso de ar no pacote
– falha na selagem (muito fria)
Não creio que seja falha no papel e sim na esladroa se for o caso.
Espero ter ajudado você.
Conte comigo,
Liliana
Olá gostaria de saber se os materiais cirúrgicos devem ser envolvidos em embalagem simples e ou duplas no grau cirúrgico?
Olá!
O mais usual é usar a embalagem simples Kelly. Para usar dupla precisa validar para ver se esta Ok.
Abraços
Liliana
Boa tarde Sra. Lilian,
Por gentileza, poderia me informar qual norma encontro sobre o prazo de validade do papel grau cirúrgico antes do uso (fabricante).
Obrigada.
Olá Rafaela
O fabricante tem que informar na caixa do produto.A norma 14990-2 estabelece os parâmetros de teste para o produto:http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=57552
Atenciosamente,
Liliana
Estou com dúvida, após o tempo da autoclave o material saiu molhado, está certo?
Bom dia Jacqueline
Não…O material tem que sair seco da autoclave. O motivo mais comum para isso acontecer é excesso de material dentro do equipamento ou se estiver com papel grau cirúrgico, o papel estar voltado para baixo. Experimente alterar essas variáveis. Você esta fazendo o controle químico e biológico da sua autoclave?
É um bom indicativo e pode ajudar você a resolver o problema.
Liliana
Sim, estou realizando o controle químico e biológico! O fato da autoclave ser somente a vapor e não realiza a secagem, contribui? Ela é um modelo antigo! Usavam estufas (erradas, de cultura) para secar o material após esterilizado, devo adquirir uma estufa de secagem visto que a autoclave não tem essa função!
Obrigada!
Jacqueline
Olá Jacqueline
Realmente p material tem que sair seco, mas não pode mudar para uma estufa em nenhum dos casos. Tem que secar dentro da autoclave.
Existem algumas técnicas parra você conseguir isso, como forçando a despressurização e entre-abrindo a autoclave. Não compre uma estufa para essa finalidade. O melhor é você programar a compra de uma autoclave mais moderna com secagem
Espero ter ajudado você.
Atenciosamente,
Liliana
Bom dia Liliana! Obrigada pela ajuda, mas só mais uma pergunta! Seria melhor usar papel crepado do que o papel grau cirúrgico?
Jacqueline
Olá Jacqueline
Duas boas opções. Depende do pacote. O grau cirúrgico é mais fácil de encontrar,mais barato e tem mais opções de tamanho. Tem também um dos lados transparente que possibilita ver o interior, mas é mais frágil que o crepado, que você pode usar para pacotes maiores e mais pesados.
Espero ter ajudado.
abraços
Liliana
Bom dia!
Conforme tema exposto, observei a orientação que o papel grau cirúrgico possui indicador químico de processamento. Esse indicador é o mesmo que à fita zebrada, ou seja, indicador classe 1?
Grato
Leonel
Exatamente.Indicador classe 1 ou de processo.
Lembro porém que você não deve colocar as fitas no papel grau cirúrgico. Você deve utilizá-las nos pacotes de tecido ou SMS.
Atenciosamente,
Liliana
Eu trabalho em órgão publico eles querem que a gente reutiliza o papel grau mas não reutilizados..a gente guarda o material por trinta dias no papel grau cirúrgico ..esta certo ou corre algum risco de contaminação pr os pacientes
Entendo a sua preocupação. É complicado, pois o reuso pode comprometer o processo.
Gostaria de saber se pode deixar o material em papel grau cirúrgico por 30dias …em conservação seca certa
Jaysa
Em princípio para estipular um prazo , o serviço deve validar todo o sistema, fazendo testes. Teoricamente esse prazo é compatível. Muito importante é realizar a monitorização da esterilização.
Durante a esterelizacão, qual valor da pressão deve estar aparecendo no indicador?
Não há uma forma da esterelizacao durar mais tempo?
No posto de saúde q trabalho a vigilância indicou seis meses de validade da esterelizacao
Estranho né?
Olá Margareth
Os ciclos das autoclaves podem variar de acordo com a pressão que alcançam e com o tipo de ciclo, que deve ter sido validado pelo fabricante. Por esse motivo, é tao importante seguir as instruções contidas no manual. Sim podem existir tempos mais longos, desde que indicados pelo fabricante.
A validade de tempo que dura a esterilização é controversa e tem sido assunto para muitos debates. Cada país adota uma estratégia diferente para definir esse parâmetro.
Por ser definida por:
-tempo determinado
-evento relacionado
– o primeiro que entra é o primeiro que sai
– validação no serviço
No Brasil há duas correntes: tempo- 7 dias ( MS- 1994) e validação no serviço (ANVISA 2006 e RDC15) .
A vigilância pode ter dado esse prazo baseada em alguma validação realizada aí na sua cidade, lembrando que o pacote tem que ter saído íntegro e seco, a monitorização constante e no momneot do uso continuar íntegro e seco, com as condições adequadas para armazenamento.
Sim é possível ampliar o prazo, desde que validado no serviço, a’te o prazo máximo de vencimento da embalagem usualmente dois anos da data da fabricação)
Liliana
Bom dia desejo saber se é possível e onde posso colocar, no papel grau cirúrgico, os rótulos recomendados pela RDC 15 com data de esterilização e validade, lote e responsável? Na aba como recomenda não cabe, pode ser em uma das faces do pacote?
Bom dia Talita
Tem que ser na aba. Não pode ser de jeito nenhum em uma das faces, pois pode comprometer a esterilização e / ou a secagem.
Talvez você tenha que mudar o seu sistema de etiqueta para uma que consiga armazenar as informações de modo mais compacto.
Existem métodos que imprimem códigos de barra, por exemplo. Mas você precisa ver o que compensa para você, ou simplesmente deixar uma borda maior…
Espero ter ajudado você.
Liliana
Olá, gostaria de saber se o papel grau cirurgico é obrigado a estar com a validade ? Existe uma norma que fale sobre isso ? e se eu esterilizar o material quando a embalagem já estiver para vencer ?
Olá!
Todo produto que tem prazo de validade, só pode ser utilizado dentro do prazo.
A validade da esterilização é de 7 dias, se o papel estiver para vencer e você usar ainda dentro do prazo, não há problema.
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente,
Liliana
Bom dia, gostaria de saber se posso usar fita adesiva comum para fechamento de pacotes com manta SMS e usar apenas um pedaço pequeno de fita para autoclave como monitorização.
Obg
Ana
Todas as vezes que você for usar um produto,mas tiver um que foi produzido para a finalidade do uso em saúde, esse deve ser a escolha. No caso, você tem uma fita para fechar pacotes SMS que foi fabricada para isso, então essa deve ser a sua escolha. Não sabemos o que acontece com a fita adesiva comum ao passar pelo processo de esterilização, pode desprender algum substância tóxica. Pode nem acontecer nada, mas não sabemos.Já a fita da autoclave foi fabricada com esse uso pretendido e você tem o respaldo do fabricante.
Fique atenta também para o uso do SMS ele deve ter registro na ANVISA como embalagem para esterilização, ser de uso único, e monitorado, pois e autoclaves gravitacionias não funciona muito bem…
Espero ter ajudado vc.
Abraços
Liliana
Posso utilizar papel grau cirurgico, se o mesmo estiver com data de validade expirada?
Olá Berenice.
Não pode…
Por esse motivo é que existe o prazo de validade. Expirou, não pode usar!Lembre-se que se trata de uma infração sanitária.É muito importante fazer uma boa previsão da quantidade a ser gasta antes de realizar a compra. Sei que é duro, que às vezes tem tanto material, e parece um desperdício enorme. É verdade, mas temos que avaliar bem antes de comprar.
Espero ter ajudado você.
oi boa noite, tenho uma duvida. O vapor entra por poros do papel ou pela parte plastica?
Bom dia. Possuo duas autoclaves Cristofoli e em uma delas as embalagens maiores (grau em rolo selado) sempre se abrem durante o ciclo. Existe uma justificativa? Obrigado.
Olá Lucas.
Uma das possibilidades é o pacote estar muito apertado e com muito peso. Isso é, com pouco espaço.Outra é a selagem inadequada, ou uma combinação das duas coisas. Experimente dar mais espaço internamente do pacote e não deixar muito ar, e ao invés de selar uma vez, sele duas vezes (consecutivas).
Por gentileza retorne com o resultado.
Atenciosamente,
Liliana
Olá, Estou com o mesmo problema, várias embalagens se abrindo, de início pensamos em ser um lote do papel, só que está acontecendo com vários lotes e vários tamanhos… Existe alguma recomendação de quanto de espaço tenho que deixar? ou vai no “olhômetro” mesmo? Obrigado
Olá Carlos
O problema pode nao ser somente o espaço. a qualidade do papel e da seladora também conta. Precisa analisar como e onde esta abrindo.
Você pode me enviar um e-mail com o seu telefone para conversamos? Quem sabe eu posso ajudar você melhor.
Mande para liliana@cristofoli.com com o horário melhor para eu ligar.
Abraços
Liliana
boa tarde, gostaria de saber se é verdade que não devemos anotar com caneta comum no papel grau cirurgico antes de ir para a autoclave, é verdade? onde encontro artigos sobre isso?
Olá Miriam
O ideal é que você use uma caneta atóxica (existem permanentes atóxicas para você escrever no plástico). O grande problema é escrever na área com instrumentos porque pode perfurar e prejudicar a integridade da embalagem.
Liliana
Boa noite!! Quando acaba o ciclo da autoclave e você abre a porta da mesma, em média quanto tempo leva para secar totalmente o instrumental que é embalado com a bandeja? Pois estou tendo problemas com a minha. E se quando tiramos da autoclave, os kits tem que estar TOTALMENTE SECOS, sem nenhuma umidade? Se ficar algumas gotas, ele estará esterelizados??
Dayana
O ciclo normal (de secagem) é de 30 minutos para a Vitale e Vitale Plus. Você relata bandejas, elas são perfuradas? Caso contrário você terá mesmo problemas para a secagem, mas também para a circulação de vapor. Atenção! Isso pode comprometer a sua esterilização. Você tem realizado a monitorização dos pacotes com indicadores químicos (de preferência classe 5) e biológicos?
Espero ter ajudado você.
Liliana
As bandejas não são perfuradas. E não temos esses indicadores, pois é um posto de saúde. Mas agradeço pela atenção!
Dayana
Entendi.
Pode ser por isso então…
Na verdade, hoje muitos postos já contam com indicadores químicos e biológicos, sei que não é a realidade de todos.A bandeja sem perfuração realmente pode comprometer a esterilização e também a secagem. Para verificar isso é necessário avaliar.
Veja que a presença de umidade no pacote esterilizado (mesmo que você tenha conseguido obtê-la), pode prejudicar a sua manutenção. Quando o pacote úmido é manipulado, ocorre a contaminação do pacote e pode também, ocasionar a sua ruptura (nem sempre visível a olho nu).
Compreendo também Dayana, que talvez essa compra não dependa de você, mas você sempre pode expor essa situação, até porque hoje temos leis que ajudam os postos a comprar os insumos.
Atenciosamente,
Liliana
boa noite,mais uma pergunta trabalho no posto de saúde, como auxiliar de dentista e lá só usa papel madeira em todos os setores , como no curativo para esterilizar os gazes e outros materiais,e no odonto da mesma forma então o que acontece com os materiais que nós esterilizamos.eu pensa que pode usar papel madeira pois,foi uma técnica de enfermagem que me aconselhou a usar
ola por favor tire uma duvida minha, pode usar papel madeira para empacotar um exame clinico para esterelizar
Olá Reigiane
Não pode…
Uma dica importante para identificar a embalagem que pode ser usada:
1)- Esta definido no pacote onde é vendida que é para esta finalidade?
2) Tem registro na ANVISA para essa finalidade?
3) Tem todos os dados do fabricante na embalagem que o identificam?
Se não tem, não pode!
Abraços
Boa tarde… Gostaria de saber se posso usar alicates e espátulas que não são de inox na auto clave. Obrigada.Rosangela Fragoso
Olá Rosangela
De um modo geral somente os de aço inoxidável. Mas existem outros produtos que podem ser autoclavados, inclusive plásticos. Siga as instruções do fabricante do próprio artigo, na dúvida você deve consultá-lo.
A tentativa nao é uma boa escolha, pois poderá danificar o seu produto ou a sua autoclave.
Atenciosamente,
Liliana
Olá ,gostaria de obter uma informação ,quando eu usar a lata perfurada , eu devo colocar o grau cirúrgico com o papel voltado para cima sempre .
Sim, Mara é a melhor recomendação.
Abraços
Liliana
Tenho uma auto clave baby,usava os envelope para fazer a esterilização.Só que resolvi diminuir gastos comprei seladora e rolos, faço todos os procedimentos corretamente, (percebo uma diferença entre envelope e rolo na sustentação dos kits quando coloco na grade),com os rolos no final do processo eles estão todos caídos, enquanto que quando usava os envelopes isso não acontecia. fizemos todos os testes possíveis.E continuamos com a certeza ….quando tiro os envelopes da auto clave eles estão perfeitos,o mesmo não acontece com os de rolos….. ninguém me da uma explicação,na critofolli ninguém nunca escutou na da parecido.podem me dar uma luz.pensei em devolver a seladora.obrigada
Olá Rita. Nunca ouvi mesmo essa queixa. Mas os envelopes são mais firmes mesmo, porque tem a parte de papel que segura a fita autocolante o que dá mais estrutura ao pacote. É um questão de como você se adapta melhor, como você gosta mais. Mas os dois são adequados. Quanto `esladroa, é complicada a devolução, pois como ela não apresenta defeito não sei se quem vendeu para você vai querer aceitá-la de volta. Abraços
Ola Liliana,
Gostaria de saber… seu utilizar a fita para autoclave para Lacrar o grau cirurgico em rolo… ira fornecer a esterilizaçao dos instrumentais?
Desde ja, obrigada!
Ola Ana Laura
A fita para autoclave é feita para fechar pacotes embrulhados, como papel cremado e antigamente os pacotes de tecido.
O ideal para rolos é fechar o pacote com seladora.
Sim os instrumentais esterilizam ,mas corre o risco de abrir depois ou durante a esterilização. E pode também não manter a esterilização, o principal é que dificulta a abertura além de não permitir que ela seja asséptica.
Espero ter esclarecido!
Liliana
Bom dia meu nome è marlene, sou manicure e gostaria de saber se o aparelho de esteriliização HOT KLI_ HK06 é suficiente para uma boa esterilização confiavel, e quantos alicates posso esterilizar de uma só vez e quanto tempo posso deixar esse aparelho ligado . agradeço a atenção.Marlene
Olá Marlene
Não encontrei o aparelho que você cita.
Lembre-se que para usá-lo no Brasil ele precisa de registro no Ministério da Saúde.
Atenciosamente,
Liliana
quero saber se e necessário secar o instrumental a ser esterilizado em autoclave
Olá Luis Miguel
Faz parte do processo.
Sim é necessário.Se for possível faça o último enxágue com água purificada, assim você aumenta a vida útil do seu instrumental. Secar com papel toalha que não solta fiapos é uma boa opção. Se for enxugar com tecido, troque todos os dias ou quando ficar molhado. Lembre-se que apesar de ter sido lavado o instrumental e consequentemente o tecido estará contaminado.
Espero ter ajudado você.
Abraço
Liliana
Bom dia!!!1
Não sei se minha pergunta ficou clara.Pelo que conheço de esterilização eu autolave, é indicado embalar instrumentos pontiagudos que ficariam soltos dentro de uma bandeja para se evitar a perfuração do papel quando da esterilização,ao menos em autoclaves de grande porte.Ocorre que surgiu na unidade de saúde em que trabalho como cirurgião dentista,uma dúvida sobre essa prática.Solicito,se possivel,cara Liliana,sua posição sobre essa questão..Agradeço desde já.
OLá Zelio
Se a circulação esta acontecendo e os materiais saem secos, por exemplo utilizando o suporte para envelopes e você esta fazendo a monitorização tudo OK. O melhor é usar bandejas perfuradas, organizam ,mas facilitam a passagem de vapor e a secagem. Você pode usar cassetes que são a melhor opção, tanto os de plástico (mais baratos) como os desço (mais caros, porém mais duráveis)
atenciosamente
Liliana
Olá!!
Existe algu problema em embalar um kit clinico(espelho,,pinça e sonda),colocar em em uma bandeja e em seguida embalar a bandeja? O kit embalado dentro da bandeja pode não ser bem esterilizado??
Respondi?
Sou auxiliar odontologico e tenho muitas duvidas a respeito de embalagem manuseio e tempo de esterelizaçao dos instrumentais nossas altoclaves sao da cristifoli pode me esclarecer obrigada
Olá Nalva.
Você já assistiu ao video Dicas Práticas de Biossegurança em Odontologia?
Gostaria de saber se posso usar água para injetáveis na autoclave. Haveria algum problema? Acontece que ganhei alguns litros de água para injetáveis. Por favor, me respondam.
Muito obrigado.
Anderson
Olá Liliana, gostaria de saber se no mesmo ambiente (sala) posso ter material esteril em autoclave armazenado com material oriundo do almoxarifado.
Telma
gostaria de saber se ao esterelizar uma cuba rim por exemplo em um grau cirurgico se ha diferença em colocar a parte inferior da cuba encostada no papel ou no plastico, e se interfere na esterelização assim sendo a parte encostada no plastico não seria esterelizada.
gostaria de saber tambem se posso esterelizar um instrumental em dois graus cirúrgico, um dentro do outro.
obrigado
Olá Denilson.
Em autoclaves gravitacionais a sugestão é que o papel fique para cima, e estruturas côncavas como a cuba rim devem ficar com a concavidade para baixo, assim facilita a secagem. Cuidado ao montar a carga para não dificultar a circulação de vapor.
Você pode utilizar dois envelopes de papel grau cirúrgico, mas verifique a necessidade e controle com indicador químico classe 5 ou 6 no interior do pacote mais interno para certificar-se que o vapor esta penetrando.
Espero ter ajudado você
Liliana
gostaria de saber se posso embalar pinças em tnt e fechar com a fita de esterilização???
Oie..gostaria de saber se pode colocar um material em duas embalagem..se garante a esterilização .tipo uma pinca em uma embalagem e essa pinca embalada colocado com outros materiais embalados separados em uma embalgem maior se fica todo estéril obg bjs
Dayane. Qual é a idéia…? Não entendi.
Porque você quer embalar a pinça e colocoá-la dentro da outra embalagem?
Liliana
Gostaria de saber como embalo bandejas odontológicas com instrumentais com papel grau cirúrgico? Sempre embalei a bandeja em contato com o palel e instrumentos com o plástico, mas me disseram que é ao contrário para circulação do vapor. Procede essa informaçaão?
Olá Sandra
De fato é a melhor opção, e a bandeja deve ser perfurada para circular melhor o vapor e secar melhor.
oi, descupe, fugindo do assunto. gostaria de saber se na cme devido a barreira comportamental onde o funcionario do expurgo nao pode ir p area limpa, como fica a situação do enfermeiro? ele nao pode circular por todas as areas?
Olá Maria de Nazaré
Você mesma já respondeu. A barreira é técnica.
O enfermeiro que supervisiona deverá tomar as medidas cabíveis para não contaminar o material, como por exemplo troca de EPI se for o caso.
Espero ter ajudado você.
abraços
Liliana
Olá, na bobina de grau cirúrgico tem a validade do papel,gostaria de saber se posso usar o papel vencido ,pq o importante não é a esterilização,se não posso usar gostaria de saber o porque?? Att.
Olá Priscilla,
Todas as etapas e todos os insumos são importantes para garantir o sucesso da esterilização. Assim o uso de papel vencido não é indicado, e além disso é infração sanitária.
Atenciosamente,
Liliana
Bom dia
Gostaria de saber se posso usar papel craft na autoclave e para identificação posso escrever com esferográfica no papel!!!!?
gostaria de saber o prazo de validade do material ,esteriçizado em grau cirugico
Olá Mércia. Veja o post: http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=274
Se tiver alguma dúvida, fique à vontade. Entre em contato.
Abraços
Liliana
Olá Liliana. Parabéns pela atenção com todos e pelo lindo trabalho educacional com os profissionais!
Vou montar um salão em Belo Horizonte e gostaria de saber se a autoclave baby me atende? Quais os pontos de vendas do papel cirúrgico e ainda ter acesso ao catálogo e preços dos itens necessários.
Atenciosamente.
Obrigada Camila. Vou encaminhar seu e-mail para o nosso comercial atendê-la. Um grande abraço e Saúde e Sucesso!
gostaria de saber respeito da data de validade ,vencimento ,etc existe alguma caneta que não seja tóxica para escrever no proprio pacote evitando assim desperdicio de papel
Olá Silvania
Tudo bem?
Validade é controversa.Na própria legislação é citado o prazo de 7 dias e também para validar no serviço. Os trabalhos científicos apontam a validade como evento relacionada , esto é, se as condições de armazenamento forem adequadas, e se o pacote estiver íntegro e seco, é considerado estéril.
Quanto à caneta existe sim, uma caneta atóxica para marcar pacotes (no lado plástico, na aba). Mas não é muito fácil de encontrar.
A marca da que eu comprei é sharpie, amscertifique-se que é a atóxica.
Abraços
Liliana
Gostaria de saber o valor,e o que eu preciso para esterilizar alicates de unha,pois vou tabalhar em um salão e preciso comprar.obrigada
Olá Elaine.
Vou mandar seu e-mail para o comercial.
Abraços, Sucesso!
Qual a diferença entre a autoclave inox e alumínio ?
Somente o acabamento interno. O inox é um material considerado mais nobre, mas quanto a esterilização e a durabilidade não vai fazer diferença.
Abraços
Liliana
Dra. Liliana, fiquei em dúvida em relação ao posicionamento das embalagem com papel cirúrgico, pois para a Sra Luciene Magalhães foi sugerido que, “O lado do papel deve ficar voltado para baixo. Isso facilita a penetração de vapor e a posterior secagem” e para Sra. Isis Rosario Ventura Silva foi informado que, “A nosso sugestão de colocar o pacote de papel grau-cirurgico com o plástico para baixo é para facilitar a passagem de vapor e a secagem”, portanto, qual seria a recomendação ideal?
Ótima observação Flávio. Erro meu PAPEL PARA CIMA
Já modifiquei.
Abraços e muito obrigada.
Oi, Liliana. Primeiro, parabéns e obrigada pelo canal de dúvidas! Adorei! Tenho uma pergunta:
Posso colocar um kit no mesmo pacote do rolo de papel cirúrgico sem soprepor? Uma pinça Kelly, uma Adson, um cabo de bisturi e um porta agulhas.
Obrigada!
Bom dia Paula. Que ótimo.
Vamos ver se eu entendi…Você quer fazer um kit contendo: uma pinça Kelly, uma Adson e um porta agulha no mesmo pacote, usando papel grau cirúrgico em rolo? Nenhum problema. o cuidado você já observou, sem sobrepor. Preste atenção quando for fazer o pacote para deixar uma margem depois dos instrumentos (por dentro do pacote), para não forçar a linha de selagem. Deixe uma aba para facilitar a abertura e retire o excesso de ar de dentro do pacote.
olá gostaria de saber qual a principal diferença entre o indicador classe 5 e o classe 6. Obrigado
Olá Mileide
Você já leu o artigo Monitorização da esterilização aqui no Blog?
Creio que vai esclarecer.
http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=15Caso contrário entre em contato.
Abraços
Não entendi…
A de dentro deve ser maior que a de fora??? ou a de dentro tem que ser menor que a fora?
Obrigada Fátima. Corrigido.
Boa tarde!
Gostaria de saber se é correto utilizar duas embalagens de papel grau em pinças de vídeo? um por dentro da outra… e se dobrármos a embalagem de dentro dificulta a circulçao do vapor???
Fátima
Boa tarde. Você pode usar uma embalagem dentro da outra se:
1) não dobrar nenhuma parte da embalagem interna para acomodar. Assim a de dentro deve ser menor que a de fora.
2)- Tem que ficar plástico com plástico e papel com papel.
3) Para a pinça de vídeo entre em contato com o fabricante da pinça.
Dificulta, ams passa. Para monitorar, use um emulador( indicador classe 6- adequado para o ciclo da sua autoclave) junto à pinça, para saber que o vapor chegou até lá dentro.
Abraços
Gostaria de saber qual a validade do papel de grau cirurgico para instrumentos odontológicos
Desde ja obrigado!!!
Jeferson.
Para validade do papel grau cirúrgico propriamente dito, antes da esterilização, vale a data impressa pelo fabricante na caixa do papel grau cirúrgico.
Para a validade do pacote esterilizado, o assunto é controverso.
Veja o post http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=274
abraços
Liliana
Boa noite. Gostaria de saber se existe legislação que determine a umidade e temperatura do arzenal para guarda de produtos esterilizados, e se não, qual a recomendação sugerida. Grata.
Olá Mileide.
A recomendação para armazenamento é com temperatura entre 18 e 22 graus com umidade relativa entre 35 e 70%.
AORN 2004 e AAMI 2002.
Olá, gostaria de saber se e proibido a utilização do grau cirurgico em rolo quando vedado com fita especifica para autoclave? E se os envelopes são melhores.. Obrigada!
Olá Laiss
Não ha uma proibição específica em legislação, mas impede a abertura asséptica. Outro é o fechamento adequado. Se você não quiser ter seladora, a melhor opção são os envelopes auto-selantes. Simplifica um pouco a operação. Você tem que considerar o custo benefício, uma vez que os envelopes em geral são mais caros.
Agradeço o seu contato.
iiOlá gostaria de saber qual o posicionamento correto dos pactes dentro da autovclave a vapor. Sempre organizamos d emode que fique o papel em contato com o papel e o plástico em contado com o plastico. Está correto?
A nossa sugestão é o plástico para baixo Ao usar suporte para embalagens Cristófoli, um pacote em cada cavidade.
Olá!
Gostaria de saber se é necessario o uso da fita para autoclave como indicador de ciclo quando utilizo a ambalagem de papel grau cirurgico.
quanto tempo posso esperar para processar o material limpo que embalei?
O ciclo de esterelização para vidraria é o mesmo para instrumental cirurgico.
Ecomo proceder com esterelização, uso e validade da água?
Saberia me informar a respeito de cursos especificos sobre Preparo,Esterelização e Acondicionamento de Materiais?
Olá Alexandra
A fita não é necessária porque no papel grau cirúrgico já existe o indicador de processo, e como lacre é ineficiente, sendo necessário o uso de seladora no caso de tubulares (rolos). Quando forem envelopes, a fita é especial e já vem incorporada na própria embalagem.
Não encotrei literatura que especifique e justifique o tempo de espera entre a embalagem e esterilização, mas deve ser feita na sequência, ou o mais breve possível.
Sim, o ciclo é o mesmo.
Para qual o uso da água? Compre água destilada estéril embalada individualmente se for para injetáveis.
Há diversos cursos de esterilização, mas específicos, depende do seu foco. Há um MBA em esterilização com o Dr Antonio Tadeu Fernandes: http://www.ccih.med.br
Espero ter ajudado você.
Liliana
Quanto tempo depois de empacotar em grau cirúrgico o material pode ficar embalado para esterelização?? Tipo quatas hrs ou dias??
Oi,Liliana
Eu de novo,rsrs
Nem mesmo deixando a caixinha aberta?
Querida- não pooode!!! Dificulta muito a passagem de vapor e a secagem também. Se for bandeja baixa é possível se ela estive na vertical.
Oi,Liliana
Posso esterilizar um conjuntinho de instrumentais odontológicos em caixinhas metálicas não-perfuradas(em papel grau cirúrgico),colocando-as na vertical?
Olá Jana. Muito obrigada pela sua participação.
Não, não pode.O vapor não consegue penetrar na caixa. Assim, caso você queira utilizar caixas, elas devem sempre ser perfuradas, e recobertas com embalagens adequadas para vapor. Pode ser o papel grau cirúrgico. Abraços
Olá BOA NOITE!
GOSTARIA DE SABER SE SAIU ALGUMA LEI QUE AS BANDDEJAS CIRURGICAS ENVOLTA EM CAMPO DEVEM SER COLOCADAS A PARTE POSTERIOR EM CONTATO COM O FILME DO GRAU CIRURGICO.
SE SAIU A LEI, QUAL É A FINALIDADE?
Desculpe Isis veja se eu entendi…
Não há nenhuma legislação, que eu saiba, que fale sobre a posição da bandeja na embalagem. A nosso sugestão de colocar o pacote de papel grau-cirurgico com o plástico para baixo é para facilitar a passagem de vapor e a secagem. Mas não é lei.Se você usar uma bandeja não perfurada ela deve ser colocada na vertical, com o auxilio dos suporte para envelopes. Pode acontecer de não dar certo em função do tamanho.
Será que eu respondi?
Gostaria de saber se existem bobinas de papel grau cirúrgico com 80 cm de largura. Caso não, qual é a indicação de material para autoclavar caixas de plástico usadas para animais de laboratório.
obrigada
Ana Claudia
BOA NOITE,
PRECISO SABER ONDE CONSIGO INFORMAÇÕES SOBRE A TEMPERATURA EXATA OU APROXIMADA EM QUE AS FIBRAS DO GRAU CIRURGICO SE ABREM DURANTE O PRÉVACUO DAS AUTOCLAVES HOSPITALARES PARA SAÍDA DE AR DOS PACOTES.
OBRIGADO.
Olá Evaldo Vou procurar a informação OK?
Abraços
Liliana
Gostaria de saber se um instrumental de saúde embalado em papel grau cirúrgico , e a utilização de vapor como método de esterilização, o prazo de validade dessa embalagem.
Olá Alice. A sua dúvida é bastante frequente e resolvemos fazer uma matéria sobre este assunto. Veja se esclarece para você: http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=274
CAso tenha mais alguma dúvida , por favor entre em contato.
Abraços e uma ótima semana!
Vou abrir um salão de manicure e por isso comprar um autoclave cristofoli.
Gostaria de saber qual a diferença entre a camara de alumínio e inox.
Para lacrar a embalagem de esterilização eu preciso necessariamente comprar uma seladora? Ou existe esse tipo de embalagem de esterilização com adesiva autocolante? Obrigada.
Ursula
Você pode comprar embalagens com adesivos integrados. Só não pode usar fita nas embalagens tubulares. Caso você opte pela embalagens em rolos ( sai bem mais barato), você deve comprar a seladora, pois qualidade da selagem é mais adequada e facilita a abertura do pacote depois. Em relação à autoclave, pode comprara sossegada a de alumínio. Embora o inox seja um material mais , as nossas autoclaves com acabamento em alumínio, hoje tema as câmaras anodizadas, o que facilita a limpeza , que era a desvantagem em relação ao inox. Não há diferença em relação à manutenção e à vida útil. Um outro item que você deve adquirir é o suporte para envelopes, para colcoar dentro da autoclave, vai otimizar o seu interior permitindo que você esterilize até 13 pacotes na de 12 litros. Já esta disponível para compra (entregas em outubro) a Baby, autoclave com 4 litros voltada para a área de Beauty, mas ainda não tem em todas as revendas. Caso você se interesse entre em contato comigo que eu posso indicar para você alguma revenda que já tenha a compra programada. Sucesso!
Posso utilizar apenas as caixas de inox perfuradas, tampadas para esterilização em auto clave ou devo embala-las com papel?
Olá Bia!
Você deve embalar com papel grau cirúrgico ou com papel crepado. É necessário para manter a esterilidade dos produtos.
Se você gostar mesmo de usar as caixas, o papel crepado acomoda melhor. Fica mais fácil de colocar depois na autocalve. Sugiro que você reserve as caixas somente para os jogos cirúrgicos mais pesados e/ou com instrumentos delicados, em caixas que você tenha as divisões como as caixas de implantes odontológicos. Nos outros kits, fica mais econômico usar somente o papel grau-cirúrgico. Muitos profissionais tem usado também bandeja perfuradas,protegem e não ocupam tanto espaço.
Prezada Liliana, gostaria de um esclarecimento quanto ao lado do papel grau cirúrgico que deve ficar voltado para baixo (o papel ou o plástico?)
Caso os pacotes sejam colocados um sobre o outro, o contato tem que ser papel/papel?
Olá Luciene Que bom ver você por aqui!
O lado do papel deve ficar voltado para cima. Isso facilita a penetração de vapor e a posterior secagem. Os pacotes não devem ser sobrepostos, ou se acontecer essa sobreposição deve ser pequena ( cerca de 1 cm), e como todos os pacotes ficam com o papel para cima, as áreas de contato entre um pacote e outro será papel/plástico.
Espero ter ajudado você. Saudades! Abraços.
Boa tarde.
Sou fabricante do filme de esterilização,gostaria de saber como devo proceder,neste mercado para fornecimento.
Fico no aguardo.
Att,
Marcel Alexandre
Marcel
Não sei se entendi o seu questionamento. Você fabrica o filme plástico para ser usado em papel grau-cirurgico? Entre em contato com a nossa fabrica, através do comercial.
Quando coloco uma bandeja com kit clínico, por exemplo, para esterilizar, base da bandeja deve ficar voltada para o papel ou para o plastico?
Anne
A base da bandeja deve ficar em contato com o papel com os instrumentos voltados para o plástico. O ideal é que a bandeja seja perfurada para permitir melhor circulação de vapor. Com a bandeja nesta posição você protege melhor o pacote (do contato da parte ativa do instrumento com o papel), com a vantagem que o plástico vai permitir você a visualizar o interior do pacote.
OLÁ!! GOSTARIA DE SABER O VALOR DO ROLO, E ONDE ENCONTRO A MAQUINA DE LACRE ! OBRIGADA
A Cristófoli conta com pontos de vendas localizados em todo Brasil, para
indicarmos o mais próximo de você envie um e-mail para
cristofoli@cristofoli.com incluindo o nome da sua cidade e tão logo o nosso
comercial retornará com a indicação.
Bom dia. Tenho algumas dúvidas
1) Para instrumentais não invasivos (como espéculo nasal, cânulas de aspiração de cerume de ouvido), posso esterilizar vários materiais juntos no mesmo envelope grau cirúrgico e ir usando estes materiais no decorrer do dia em pacientes diferentes?
2) Qual é o tempo de validade da esterilização de instrumentais no grau cirúrgico?
3) Posso deixar, de um dia para o outro, os instrumentais imersos no detergente enzimático?