Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Evolução da Odontologia como Ciência

A profissão evoluiu e em 1756, Philip Pfaff publicou o primeiro livro da Odontologia alemã, ensinando o preparo de modelos de gesso, após a moldagem, para confecção da prótese dentária.

Outra inovação foi a introdução da Porcelana, em 1788 com Nicolas Dubois De Chémant. Ele teve a idéia de confeccionar uma prótese com material inalterável, embora encontrasse dificuldade devido à contração da porcelana durante o cozimento.

Em 1794, John Greenwood começou a usar a primeira coroa de porcelana. Em 1840 apareceram as primeiras coroas de porcelana com pinos, para montar sobre a raiz.

Primeiros equipamentos

A definição do consultório coincidiu com as primeiras cadeiras expressamente fabricadas para esta finalidade. A mais antiga, talvez em todo o mundo, foi a utilizada nos Estados Unidos por Josiah Flagg, de 1790 a 1812. A iluminação na maioria das vezes vinha da janela, em cuja direção estava colocada a cadeira.

Primeira Escola

No século 19, a Odontologia afirma-se como ciência

  • 1839- Fundação da Society of Dental Surgeons em Nova York;
  • 1839 – Publicação da primeira revista especializada: The American Journal of Dental Science.
  • 1840- Criação da primeira faculdade de Odontologia em Baltimore 1840

Eletricidade e Anestesia

Em 1872 a S. S. White Company colocou no mercado o primeiro motor elétrico, que havia sido inventado por George Green, abrindo caminho para um grande desenvolvimento.

Apenas no final de 1800 C. Edmund Kells introduziu a eletricidade em seu consultório. Até esta época a extração dos dentes era feita sem anestesia e com as mãos.

Após a descoberta de Koller em 1884, da anestesia tópica aos poucos, deu-se início à anestesia local contemporânea, utilizando a procaína.

O consultório Odontológico

Em 1892, surgiu uma cadeira odontológica completamente inovadora, a de Wilkerson, cujos movimentos antes realizados por manivelas passaram a ser feitos por alavancas.

Foi também de Wilkerson, formado em Baltimore em 1968, a invenção de uma das primeiras peças de mão movidas a ar.

Outras conquistas:

Surge o Sugador

Devido à necessidade de manter o paciente com a boca aberta por longos períodos de tempo, especialmente nas restaurações com ouro e nos tratamentos endodônticos, e ao emprego do dique de borracha, idealizou-se um aparelho para sucção de saliva, acionado pela passagem de corrente de água, o que tornou possível o moderno sugador de saliva, que foi finalmente introduzido em 1882.

Alta Rotação

Em 1956, o sueco Ivor Norlén patenteou nos Estados Unidos a turbina a ar, que atingia velocidade de 70.000 RPM. Desde então, as peças de mão sofreram modificações, com todos os novos modelos utilizando uma pequena turbina dirigida diretamente por ar comprimido. Um pequeno, mas, significante avanço ocorreu na década de 1970 quando, através da utilização dos componentes de fibra ótica construídos no interior da peça de mão, a luz poderia ser colocada na boca do paciente.

Ergonomia e Design

Em 1970 surgiram os novos conceitos de “design” dos consultórios odontológicos americanos; em função do tipo de trabalho do profissional, do tipo de equipamento que pretende e necessita utilizar, como também da característica da construção. É também a partir da década de 70 que se populariza o atendimento a quatro mãos com auxiliares odontológicas.

A Biossegurança em Odontologia

Desde o tempo de Pasteur, no século XIX, sabia-se da origem microbiana de muitas doenças e a necessidade de controlar o ambiente e instrumentos cirúrgicos como introduzido por Lister no mesmo ano. Entretanto, o controle de infecção e a biossegurança em odontologia sofreram uma revolução depois da descoberta do vírus HIV , nos anos 80, que colocou em cheque as antigas práticas de prevenção. Foi o fim da odontologia com as mãos nuas. No ano de 1993 o CDC (Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos) publicava o primeiro Guia de Recomendações para prevenir e controlar infecções nos consultórios dentários. Em 2003 foi atualizado e recebeu em 2016 um novo anexo com um check-list para auto-avaliação em relação às suas recomendações.

Odontologia Contemporânea

As técnicas e métodos de higienização sofreram modificações ao longo do tempo, sendo que podemos encontrar atualmente uma infinidade de escovas, dentifrícios, fios e fitas dentais, além de outros meios auxiliares de higiene bucal, com característica e indicações próprias.

A Odontologia sempre teve a orientação predominantemente curativa e reparadora. Aos poucos, as idéias e princípios básicos da Odontologia Preventiva foram incorporados e recebem  ênfase nos cursos de formação profissional. A saúde tem cada vez mais uma visão ampliada e holística.

Uma homenagem do Blog Biossegurança ao dia do cirurgião-dentista.

Liliana Junqueira de P.Donatelli com reportagem de Regina V8

Convidamos você agora a fazer uma visita ao consultório contemporâneo:

https://www.youtube.com/watch?v=JoVpA79b8K0 

Para equipar sua sala de esterilização com o que há de moderno, conheça os produtos Cristófoli :

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoclave Class                                            Class_CD_

 
  Destilador Cristófoli                                    Suporte para envelopes
SporTest                                                          SIL-250 Indicador  Químico 
          

Mini-Incubadora                                            Indicador_QuímicoClasse 5

Para Saber Mais


The practice of dentistry in ancient Egypt – British Dental Journal 206, 481 – 486 (2009)

ADA- History Of Dentistry Timeline

www.fauchard.org

Dental Museum – Baltimore

http://reabilitaoral.blogspot.com.br/2011/04/o-dentista-pratico.html

http://www.dentalassistant.net/blog/a-pictorial-history-of-dentistry/

http://www.ict.unesp.br/#!/instituicao/memorias/a-evolucao-da-odontologia—frederico-eyer/

http://www.lucianodib.com.br/historia.php

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.