O que preciso saber para ficar a salvo da Febre Amarela e proteger a minha família?
Viajar é uma das vantagens que o feriado pode proporcionar, mas com a epidemia de febre amarela em curso algumas medidas importantes devem ser tomadas como prevenção.
Vacina contra Febre amarela – é a medida mais efetiva O ideal é que todos sejam vacinados exceto se houver alguma contra-indicação. Atenção para as mudanças no esquema: Basta uma única dose da vacina durante a vida.
Para que a vacina tenha tempo para atuar, deve ser administrada com pelo menos 10 dias de antecedência. Portanto se você só tomar a vacina hoje, vai valer para o feriado de 01 de maio e não para Tiradentes.
As áreas mais afetadas pela onda de febre amarela estão localizadas em Minas Gerais (449) e Espírito Santo (155). Algumas cidades do interior de São Paulo e Rio de Janeiro também apresentam casos confirmados da doença (5 e 10 respectivamente). Muitos casos ainda estão em investigação 671 e outros 1128 foram descartados. Segundo o Boletim do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública-(COES) sobre Febre amarela INFORME 36/2017 a letalidade é de 33,5%, considerada alta.
Outras áreas próximas ao litoral já apresentam casos em animais, como no estado da Bahia, incluindo a área metropolitana de Salvador. Por isso deve-se ter atenção em todas as regiões onde a vacina é recomendada.
Se você já esta vacinado contra a febre amarela e planeja uma viagem que inclui áreas com mosquitos, lembre-se das outras doenças transmitidas por eles e previna-se com o uso de repelentes e roupas adequadas.
Xô dengue, Zika e Chikungunya!
Febre Amarela leva pontos turísticos à interdição- Saiba quais e onde
- Pontos turísticos interditados no interior de São Paulo (pela presença de macacos mortos com vírus):
- Em Campinas: Mata de Santa Genebra e o Tênis Clube
- Em João Egídio: Observatório Municipal Jean Nicollin
- Em Américo Brasiliense:Clube Atlético de Araraquara
- Em Bady Bassit :Trilhas da Mata dos Macacos
- Em Belo Horizonte alguns parques foram fechado preventivamente:
- Mangabeiras,
- Serra do Curral,
- Mirante do Mangabeiras e
- Jacques Cousteau
O Aedes esta transmitindo também a Febre Amarela?
Até onde se sabe não, mas tem o potencial para ser um vetor. A atual epidemia é silvestre, isto é , esta sendo transmitida em áreas rurais cujos principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.
As autoridades temem justamente é que a febre amarela chegue às cidades e contamine a população de Aedes, como já aconteceu em epidemias urbanas no passado. Isso torna a transmissão entre os homens mais provável e difícil de controlar.
O que fazer se encontrar um macaco morto?
Não toque no animal. Os macacos funcionam como alerta. É um fato importante e ajuda a entender melhor como o vírus esta circulando. Por esse motivo é importante alertar as autoridades locais.
Respeite a natureza não alimentando os macacos, ameaçando ou tirando a vida deles – nem que seja por egoísmo.
E o feriado?
Aproveite o feriado usando informação para a prevenção.
Para ter saúde e cuidar da sua família, com amor e sem terror.
Há muito o que fazer para se divertir!
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Mais sobre febre amarela no Blog Biossegurança:
3 Comentários
Pingback: Dia Mundial do Mosquito 20 de agosto - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Comparativo Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Febre Amarela - Vacina Fracionada funciona? - Blog Biossegurança | Cristófoli