Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

9 profissionais de odontologia diagnosticados com FPI

Em recente estudo do CDC, são descritos 9 casos de Fibrose Pulmonar Idiopática  em profissionais de odontologia (8 cirurgiões dentistas e um técnico). Todos foram captados por uma clínica especializada no estado da Virgínia (EUA). Logo após o anúncio desse grupo afetado e a possível relação com o risco ocupacional em odontologia, o assunto tomou conta dos noticiários nos Estados Unidos.

O que é Fibrose Pulmonar Idiopática?

A  Fibrose Pulmonar Idiopática FPI é uma doença crônica progressiva  de fibrose intersticial  pulmonar com causa desconhecida.  Por algum motivo, o pulmão perde sua elasticidade e há um aumento descontrolado das células que causam cicatrização (fibrose). É uma doença grave, sendo que 50% dos pacientes vão a óbito num período de dois anos após o diagnóstico.

Sintomas

  • Tosse, normalmente seca;
  • Falta de ar e
  • Fadiga ao realizar pequenos esforços.

Os sintomas são comuns a várias doenças e nem sempre é fácil realizar o diagnóstico.

O que foi observado nesse estudo?

Embora o número de casos pareça pequeno (8) o grupo de dentistas é  proporcionalmente 23 maior  que a população em geral. Essa relação foi obtida comparando o grupo com outros casos de FPI na mesma clínica e a proporção desses profissionais na população. É uma diferença importante que merece maior investigação. Esse estudo é o primeiro a apontar essa possibilidade de risco para FPI para profissionais da odontologia. Outros estudos já mostraram risco de desenvolver doenças pulmonares  relacionadas a exposições por inalação relacionadas com a atividade. Foram observados técnicos de laboratório de prótese e cirurgiões-dentistas com comprometimento pulmonar  por exposição à sílica, a amianto  e outras poeiras.

Tratamento

A ANVISA liberou recentemente uma droga que promete desacelerar o progresso do doença, o que foi evidenciado em estudo clínicos. Entrentanto não há cura e o medicamento ainda está indisponível pelo SUS, sendo de alto custo (cerca de 13mil mês para sempre!).

Você toma medidas de precaução para sua proteção respiratória?

É muito comum entre os profissionais que tem riscos ocupacionais negar o risco e continuar a trabalhar como se fosse intriga. Ouvimos com frequência:

“Trabalho há 20 anos na profissão e nunca me aconteceu nada disso”

Até que acontece…

Por isso verifique as medidas de proteção respiratória que você e sua equipe estão utilizando e receba isso como uma oportunidade de melhoria.

A OSHA sugere algumas

Veja também a Cartilha da ANVISA para proteção respiratória contra agentes microbianos

E agora? Quais as perspectivas?

Os grupos dedicados à segurança ocupacional, assim como as associações de Odontologia estão em alerta com a possibilidade. Mais estudos serão necessários para corroborar ou não essa relação. Se confirmada, ainda resta saber o que exatamente está aumentado esse risco com a finalidade de propor medidas para eliminar o fator ou minimizar a exposição.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Fonte: Nett RJ, Cummings KJ, Cannon B, Cox-Ganser J, Nathan SD. Dental Personnel Treated for Idiopathic Pulmonary Fibrosis at a Tertiary Care Center — Virginia, 2000–2015. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2018;67:270–273. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.mm6709a2.

Encontrei uma   Dissertação de Mestrado excelente que aborda risco ocupacional em técnicos de laboratório de prótese  (clique para acessar)

Mais sobre FPI em – Drauzio Varella

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.