Com que frequência você checa o prazo de validade dos produtos de consumo odontológicos no seu consultório?
Aqui no Blog Biossegurança abordamos a importância de guardar adequadamente os suprimentos, mantendo-os na sua embalagem original. Um dos motivos é poder controlar o prazo de validade dos produtos de consumo odontológicos. Parece uma coisa tão simples…
Um segredo
Na verdade, não é tão simples quando pensamos na quantidade de materiais de consumo que são utilizados. E o que é mais complicado, nem todos os produtos têm o mesmo tempo de prateleira. Um dos segredos, que parece óbvio, é observar o prazo quando comprar o produto. Quando chega da dental, verificar se o prazo é razoável. Se o produto tiver sido fabricado há muito tempo e estão enviando para você com um prazo muito próximo ao vencimento —recuse! Se você vai pessoalmente à dental e o prazo está curto, peça um desconto! Lembre-se, só vale comprar se você for usar dentro do prazo, se não é jogar dinheiro fora. Entretanto, pode ser uma boa oportunidade para experimentar um produto novo.
Produto vencido = Multa
O motivo de não usar produto vencido vai muito além da multa. Para determinar o prazo de validade os fabricantes realizam testes para avaliar a eficácia do produto e o seu comportamento químico ao longo do tempo. Então, ao usar um produto com o prazo expirado, você pode não obter o resultado esperado ou trazer um malefício para o seu paciente. Além disso, é uma infração sanitária que resulta em multa. Infelizmente, se você não cuidar, isso poderá acontecer em virtude da grande quantidade de suprimentos.
Crie um método — fique de olho
Crie o hábito de olhar o prazo de validade todas as vezes que você for utilizar um produto. Isso já vai diminuir muito a chance do prazo expirar. Você pode acrescentar uma etiqueta vermelha tipo “bolinha” para sinalizar que o produto está próximo do vencimento. Você pode ser criativo e estabelecer situações para usar mais prontamente o produto. Digamos, você tem um lote de clareador para uso em consultório prestes a vencer, faça uma campanha interna, promovendo cada procedimento realizado. Fique atento caso vá fazer alguma promoção dirigida a pacientes para evitar problemas éticos.
Outra dica prática sobre validade
Alguns produtos tem um prazo de validade determinado depois de abertos e, outros o fabricante não informa. Uma boa dica é colocar uma etiqueta com a data da abertura do produto. Na minha casa faço isso com maionese, picles, shoyo, geleia e molho de pimenta. Algumas coisas você fica olhando na geladeira e já não lembra bem quando foi que abriu. Requeijão nem precisa, abriu acabou! Com todo o meu cuidado com biossegurança, antes das etiquetas jogava muita coisa fora! Agora ficou bem mais fácil.
Conhece a regra de Pareto? 20×80
É uma regra mágica que vale para muitas coisas:
20% dos seus clientes trazem 80% do seu lucro,
20% dos seus materiais são os que você usa 80% das vezes.
E por aí vai. O truque é investir nos 20%. E, nesse caso, checar muito bem os tais dos 80%, porque provavelmente esses são os que você vai demorar mais para usar. Assim sendo, são esses os produtos que devem estar com o prazo de validade mais próximo do vencimento.
Organização na hora da compra, SEMPRE!!!
Quem é o responsável pelas compras no seu consultório? Independente do tamanho do serviço odontológio é fundamental ter somente uma pessoa responsável pelas compras. É importante ter uma lista que deve ser checada todos os meses e lembrar de novo no pareto. Concentre seus esforços nos 20% dos materiais.
Você não resiste à uma promoção?
Não deixe faltar produtos mas também não exagere no estoque. Promoção, só se realmente for valer à pena, pergunte-se:
- Eu uso muito esse produto (faz parte dos 20%)?
- Eu tenho onde guardar?
- Não vai vencer antes de eu consumir todo o estoque?
- A diferença realmente vale à pena?
Gostou das dicas? Compartilhe esse post. 🙂
2 Comentários
Olá, comprei embalagens para esterilização e venceu. Posso utilizar?
Olá Julia
Não pode. Produtos para saúde vencido não podem ser utilizados.
Liliana