Durante a Beauty Fair o Ministério da Saúde esteve presente com o Programa “Fique Sabendo”, que proporciona aos interessados testes para Hepites B, C, HIV e Sífilis
Entrevistei a psicóloga, técnica do programa de DST AIDS do Estado de São Paulo Tânia Regina Correia, que relata a importância da realização desses testes:
Tânia: A detecção precoce dessas doenças melhora a condição de vida desses portadores e reduz a transmissão a outras pessoas.
Essas doenças são infectam por via sexual e contato com sangue. O motivo dessa ação na feira é o grande de fluxo de manicures, podólogos que trabalham com instrumentos pérfuro-cortantes. Assim é importante que eles saibam realizar corretamente a esterilização desses materiais. O HIV morre mais rapidamente fora do organismo, mas os virus das hepatites resistem mais. Desta forma pode acontecer a transmissão dessas doenças através de alicates e outros instrumentos contaminados. Sendo assim, é fundamental saber como limpar e esterilizar adequadamente. Não basta passar o álcool ou colocar nessas estufas.
Liliana: E qual seria o método recomendado?
Tânia: O correto é a autoclave. A autoclave – os objetos todos devem ser limpos adequadamente e colocados na autoclave. É a autoclave é que proporciona a esterilização correta desses instrumentos. E aí então vamos romper a cadeia de transmissão dessas doenças.
Liliana: Quantos testes vocês estão fazendo por dia?Quais eventos que vocês participaram esse ano?
Tânia: Estamos entrando no quarto dia de feira e até ontem tínhamos realizado mais de 2000 testes entre os quatro testes.
Estivemos presentes na Hair Brasil, Feira do Caminhoneiro, Tattoo Week, aqui na Beauty Fair e fazemos eventos menores em praças, mas é necessário ter a estrutura adequada não somente para a realização dos testes mas também para a entrega dos resultados, para preservar a confidencialidade que é um direito do cidadão.
O programa também ofereceu na feira a vacina contra a hepatite B e a oportunidade de colocar em da todas as vacinas do calendário adulto.
Houve distribuição de preservativos femininos, masculinos e lubrificantes.
Os femininos fizeram sucesso e despertaram a curiosidade do público que ficou estimulado a testar o método.
A Cristófoli e o Blog da Biossegurança apoiam as ações do FIQUE SABENDO, e durante a feira ajudamos a distruibuir os preservativos e informar sobre a existência dos teste na feira.
Na foto, estou com parte da equipe de comunicação do departamento de AIDS e HEPATITES VIRAIS do Ministério da Saúde: Nilton, Luana e Leonardo.